Curso - Gestão de Processos
O evento é organizado pela InterNews e acontece no dia 17/6, em SP. Conheça a programação completa e participe.
quinta-feira, 20 de maio de 2004
Atualizado em 24 de maio de 2004 15:38
-
Data: 17 de junho de 2004
-
Horário: 9h às 18h30
-
Local: Meliá Jardim Europa, rua João Cachoeira, 107, Itaim, São Paulo/SP
Grandes empresas, dentre elas a Petrobras, viraram em 90º o eixo de suas estruturas para implantar a gestão por processos. Por que? Porque este modelo de gestão é o mais adequado para responder com agilidade às demandas de mercado e clientes, mantendo sua competitividade e rentabilidade.
A partir do redesenho da estrutura organizacional, a gestão por processos pressupõe a produção ou prestação de serviços de forma melhor, mais rápida e, principalmente, com o menor custo possível. Permite ainda uma visão abrangente e transparente do negócio facilitando e agilizando decisões estratégicas.
Objetivo
Este treinamento pretende transmitir a experiência prática desenvolvida na Área de Gás e Energia da Petrobras, na construção de um modelo capaz de integrar a gestão estratégica tradicional (BSC) à gestão da rotina, representada nos processos, chegando até a monitoração do desempenho de cada empregado. Vale observar que este projeto tem sido apresentado em diversos eventos, tanto no Brasil quanto no exterior (Finlândia e U.S.A.) e tem despertado grande interesse de diversas grandes empresas, que realizaram visitas à Petrobras, em busca de informações mais detalhadas; neste caso, podem ser citadas Caixa Econômica Federal, FUNCEF, Copesul, T-Systems, Sul America, Politeno, Petrobras Distribuidora e TBG.
Metodologia
Desenvolvimento durante o curso de um modelo prático
Programa
9h - 10h
1. Introdução
-
Histórico
-
Apresentação da estrutura do modelo a ser construído
-
A importância da integração em todos os níveis: estratégias, processos e dados
2. Plano Estratégico
-
Objetivos
-
Processos usuais de elaboração (centralização)
-
Dificuldades usuais de comunicação, implementação e acompanhamento
10h - 10h20
Coffee Break
10h20 - 12h30
3. BALANCED SCORECARD
-
Principais Conceitos
-
Comunicação do Plano Estratégico: Mapa Estratégico
-
Lógica de causa-e-efeito dos Objetivos do Mapa Estratégico
-
Mensuração: Estabelecimento dos Indicadores
-
Estabelecimento do nível de desempenho desejado: metas
4. Viabilização dos Objetivos
-
Identificação dos Fatores Críticos de Sucesso
-
Identificação dos projetos críticos
-
Identificação dos processos críticos
-
Alocação de responsabilidades / Tarefas Individuais
-
Acompanhamento do Plano: Indicadores e planos de ação
-
Processo de elaboração e consistência com o Plano Estratégico
12h30 - 14h
Almoço
14h - 16h30
5. Mapeamento e Modelagem de Processos
-
Principais Conceitos
-
Experiência prática para o Modelo: metodologia, conceitos e teorias
-
Metodologia do mapeamento: a busca da verdade
-
O conceito de valor agregado
-
Mapa de Relacionamentos Externos
-
Identificação dos processos
-
O conceito de camadas de detalhamento
-
Tipos de fluxos identificados e casos de utilização
-
Padronização de representação gráfica
-
Exemplo de área de negócio mapeada
-
modelo estático e modelo dinâmico (com indicadores de desempenho)
-
o modelo como gestor do conhecimento da organização
-
documentação
16h30 - 16h50
Coffee Break
16h50 - 18h30
6. Utilizando o Modelo para a Gestão de Desempenho
-
Identificação de indicadores de processos
-
Desdobramento em indicadores individuais
-
Negociação de metas
-
Acompanhamento
7. O enriquecimento do Modelo
-
Gestão de documentos
-
Acompanhamento orçamentário
18h30
Encerramento do curso
Instrutores
Hugo Coelho de Alvarenga Peixoto
Engenheiro Mecânico e Analista de sistemas. Atua na Petrobras desde de 1992 atualmente ocupa a posição de Gerência Estratégica de Informações da Área de Gás e Energia. Foi responsável pela implementação do sistema de Gestão de Processos com sucesso em sua área, servindo como base para a implementação em outras áreas da empresa.
Mário J. D. Tavares
Engenheiro Eletrônico e Mestre em Gerenciamento de Produção de Petróleo pelo Imperial College - Universidade de Londres.
Gerente Avaliação Empresarial de Gás e Energia da Petrobras desde 2001. Especialista em planejamento estratégico e Balanced Scorecard.
Nivaldo Machado
Diretor Gerente da NL Machado Consultores, é consultor na área de Desempenho Empresarial, através de Planejamento Estratégico e Modelagem de processos de negócios. MBA pelo ITA e ESPM, pós-graduado em administração financeira e logística pela FGV-SP. Desenvolveu projetos em empresas como Alcan do Brasil, Ford do Brasil, Nedlloyd Lines, Grupo Lachmann, MRS Logística, Grupo Accor e Petrobras.
Atenção!
-
Consulte sobre desconto especial para grupos.
-
Os pagamentos podem ser feitos por meio de depósito bancário ou cartão de crédito.
-
Estão inclusos custos de material, almoço, coffee break e estacionamento.
______
INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES
TELEFONE
0800-177 707/ (11) 4612-0535