AGENDA

  1. Home >
  2. Agenda >
  3. Curso de Gestão Estratégica em Administração de Escritórios de Advocacia

Curso de Gestão Estratégica em Administração de Escritórios de Advocacia

terça-feira, 10 de julho de 2007

Atualizado às 09:48


Curso

Gestão Estratégica em Administração de Escritórios de Advocacia

  • Data: 10/8 a 1/12
  • Horários: 19h às 22h30 (sexta-feira) 8h30 às 12h30 (sábado)
  • Local: Centro de Extensão Universitária - Rua Maestro Cardim, 370 - SP

Apresentação

A forte demanda da sociedade por serviços jurídicos de qualidade tem forçado, além da capacitação técnica dos profissionais, os escritórios de advocacia a profissionalizarem a gestão de suas atividades.

Em razão disto, o Centro de Extensão Universitária - CEU, visando manter-se como um dos mais altos centros de excelência no estudo e na prática jurídica, firmou parceria com Centro de Estudos de Administração de Escritórios de Advocacia - CEAE para a realização do curso de Gestão Estratégica em Administração de Escritórios de Advocacia.

O Curso de Gestão Estratégica em Administração de Escritórios de Advocacia visa fornecer instrumentos de gestão que melhorem a prática diária das atividades dos escritórios de advocacia e, conseqüentemente, elevar a qualidade dos serviços jurídicos. Dessa forma, serão abordados os mais importantes temas da administração legal, como, por exemplo, Planejamento Estratégico; Marketing e Estratégia de Comunicação; Controles, Indicadores e Gerenciamento Financeiro e, dentre outros; como Estabelecer Estratégias de Crescimento Planejado para as Sociedades de Advogados.

Objetivos

Apresentar e explicar ferramentas e estratégias de Administração que visam a implantação de uma gestão profissional para a Sociedade de Advogados.

Público-alvo

Diretores, Sócios e Gestores de escritórios.

Programa

1. Aspectos Práticos da Administração Legal

  • Implantação dos Conceitos de Administração;
  • Áreas de Aplicação;
  • Serviços Administrativos;

Professor:

-Frederico Prado Lopes

2. Saiba como Estabelecer Estratégias de Crescimento Planejado para as Sociedades de Advogados

  • A necessidade de crescimento X crescimento desordenado;
  • Saiba quais são as alternativas para um crescimento eficaz;
  • Ações e diretrizes para desenvolver novas áreas de atuação de acordo com a demanda - direcionada X full service;
  • Como promover a transição e continuidade de um escritório em crescimento;
  • Mercado internacional - quais as vantagens de expandir para outros países;
  • As associações estratégicas para conseguir exposição no mercado nacional e internacional;

Professor:

-Leonardo Barém leite

3. Planejamento Estratégico

  • Planejamento Estratégico para a Advocacia (Pensamento estratégico; Planejamento estratégico: definição e conceitos;
  • Objetivos do planejamento estratégico;
  • Planejamento Estratégico: Metodologia para Elaboração, Implantação e Manutenção;
  • Avaliação do mercado;
  • Globalização, cenários e tendências econômicas;
  • Indústria Jurídica; Estratégias de crescimento para Escritórios de advocacia);

Professor:

-Sergio Fadel

4. Controle, Indicadores e Gerenciamento Financeiro

  • Como avaliar o orçamento financeiro do escritório - quais são os relatórios que se deve acompanhar;
  • Informe-se sobre os custos gerais do escritório e identifique se estão de acordo com retorno obtido;
  • As alternativas para redução de custos;
  • Defina a política de cobranças baseada nos modelos para a formação de preços utilizando nos grandes escritórios;

Professor:

-Mario Leandro Campos Esequiel

5. Marketing e Estratégia de Comunicação - Construção de Marcas Jurídicas

  • O que pode ser feito - a analise dos limites impostos pelo estatuto da OAB;
  • Informe-se sobre as ferramentas de marketing especializado e adequado aos serviços jurídicos;
  • O marketing jurídico ético e a obtenção de resultados Visão de Marketing para serviços jurídicos; marketing de relacionamento; fidelização de clientes; construção de imagem e de posicionamento para escritórios; comunicação para advogados; as novas leis do marketing jurídico; como se diferenciar da concorrência; publicidade e o código de ética e provimentos da OAB na prática;

Professor:

-Sergio Fadel

6. Controle, Indicadores e Gerenciamento Financeiro

  • Como avaliar o orçamento financeiro do escritório - quais são os relatórios que se deve acompanhar;
  • Informe-se sobre os custos gerais do escritório e identifique se estão de acordo com retorno obtido;
  • As alternativas para redução de custos;
  • Defina a política de cobranças baseada nos modelos para a formação de preços utilizando nos grandes escritórios;
  • Crie indicadores financeiros para estabelecer o controle de custos;
  • Como lidar com a inadimplência;

Professor:

-Mario Leandro Campos Esequiel

7. Gestão de Pessoas e Plano de Carreira

  • Como atrair, selecionar e reter talentos;
  • Defina critérios para um plano de carreira bem-estruturado baseado nas melhores práticas do mercado;
  • A Evolução do plano de carreira para gestão de carreira;

Professor:

-Carlos Alberto Bitinas

8. Organização de Rotinas e Padronização de Procedimentos

  • Identificar os processos-chave em serviços de advocacia e seu desdobramento nas atividades, tarefas e rotinas do dia-a-dia, apresentando técnicas e métodos que permitam uma maior integração da gestão com a estratégia organizacional; conceito de processo; análise e redesenho de processos; dimensões da qualidade; indicadores de desempenho; sistemas de controle, entre outros.

Professor:

-Simone Salomão

9. Marketing e Estratégia de Comunicação

  • O que pode ser feito - a analise dos limites impostos pelo estatuto da OAB;
  • Informe-se sobre as ferramentas de marketing especializado e adequado aos serviços jurídicos;
  • O marketing jurídico ético e a obtenção de resultados Visão de Marketing para serviços jurídicos; marketing de relacionamento; fidelização de clientes; construção de imagem e de posicionamento para escritórios; comunicação para advogados; as novas leis do marketing jurídico; como se diferenciar da concorrência; publicidade e o código de ética e provimentos da OAB na prática;

Professor:

-Sergio Fadel

10. Perfil do Departamento Jurídico Moderno

  • Como as empresas devem organizar e gerenciar seus departamentos jurídicos;
  • Cases atuais;

Professor:

-Ângelo Vianna

11. Sistemas de Remuneração

  • Como estabelecer uma remuneração justa e compatível com a realidade do escritório
  • Conceitos de Remuneração, benefícios e participação de resultados.
  • Práticas de mercado

Professor:

-Simone Salomão

12. Tecnologia da Informação em Ambiente Jurídico

  • CRM, Sistema de Gestão, GED; redes informatizadas; bibliotecas digitais; sistemas de comunicação, dimensionamento de softwares e hardwares; terceirização de serviços de informática;
  • Fontes de informação; o uso de dados mercadológicos; a estruturação e o armazenamento de informações; inteligência competitiva;

Professor:

-Cláudio Wilbergl

13. Relacionamento entre escritórios de Advocacia e departamento jurídico ( ponto de vista de um escritório)

Professor:

-Leonardo Barém Leite

14. Gestão de Pessoas e Plano de Carreira

  • Como atrair, selecionar e reter talentos;
  • Defina critérios para um plano de carreira bem-estruturado baseado nas melhores práticas do mercado;
  • A Evolução do plano de carreira para gestão de carreira;

Professor:

-Carlos Alberto Bitinas

Professores

-Frederico Prado Lopes
Formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em 1996. Pós graduando em Direito Processual Civil pela Pontifícia Universidade Católica. Especializado em Gestão de Serviços Jurídicos em 2002 pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo. Sócio do escritório Araujo Silva, Silvestri, Kayatt & Prado Lopes Advogados.

-Sergio Fadel
Administrador de Empresas com Especialização em Marketing e Sistemas pela FAAP. Especialista em Gestão de Serviços Jurídicos - FGVSP; Consultor em Administração Legal (Serviços Jurídicos) pela Maxpromo de diversos escritórios de advocacia em todo país; Palestrante e Professor do Curso de Gestão de Serviços Jurídicos FGVSP- Gvlaw e da Unisinos (RS). Diretor administrativo do CEAE - Centro de Estudos de Administração de Escritórios de Advocacia

-Mário Leandro Campos Esequiel
Graduado em Economia em 1986 pela FAAP, há 5 anos como Gerente Geral do Escritório Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados, responsável pelas áreas Administrativa, Financeira, Recursos Humanos, Tecnologia da Informação, Marketing e Eventos. 20 anos de experiência nas áreas Administrativas e Financeiras de empresas do ramo de Prestação de Serviço: Unibanco; Arthur Andersen; AC Nielsen; Hertz e The Boston Consulting Group. Professor convidado do GVLaw da Fundação Getulio Vargas. Membro fundador do Grupo de Excelência de Administração Legal do CRA - Conselho Regional de Administração. Cursos de Especialização em Wharton na Universidade de Pensylvania e na Fundação Gertulio Vargas.

-Carlos Alberto Bitinas
Professor e consultor, sócio da DIRECTION RH, com experiência acumulada por mais de 20 anos em cargos de gerência e direção em corporações como Baker&McKenzie, Rayovac e Camargo Corrêa. Desenvolve e implanta projetos em RH, nas áreas de gestão e planejamento de carreiras, captação e retenção de talentos, desenvolvimento pessoal e profissional, avaliação de desempenho, remuneração, reestruturação organizacional, melhoria de clima organizacional, qualidade total, gestão participativa e comunicação institucional. Professor de RH do programa de educação continuada da FGV/GVLaw, é graduado em Administração de Empresas e Economia, com especializações em Gestão Estratégica e Total Quality Management pela FGV/SP, Comunicação Empresarial pela ESPM e possui certificação internacional em Coaching pelo ICI - Integrated Coaching Institute.

-Simone Viana Salomão
Sócia da ALB Consultoria, formada em Administração de Empresas pela FAAP, MBA em Controladoria e Finanças pela USP/Fundace, professora no curso de Administração Legal para Advogados da EDESP-FGV. Especialista em fluxo de trabalho administrativo, avaliação de custos, profissionalização e avaliação de escritórios. Coordenadora do comitê de finanças do CEAE.

-Cláudio Wilberg
Formado em Engenharia Eletrônica pela PUC/RJ (1991), com MBA (mestrado em administração) pelo INSEAD, na França (1998), e professor da Fundação Getúlio Vargas em cursos de pós-graduação do GVlaw. Sócio da LegalManager, empresa responsável pelo software de mesmo nome para gestão de escritórios de advocacia.

-Leonardo Barém Leite
Mestre em Direito Norte-Americano-Master of Comparative Jurisprudence-MCJ - New York, University School of Law (NYU)- USA. Especialista em Administração de Empresas - FGVSP, com concentração em Administração e em Economia de Empresas. Advogado. Sócio da Demarest e Almeida Advogados. Foi Co-Coordenador e professor de Especialização em "Gestão de Serviços Jurídicos" da Fundação Getúlio Vargas (EDESP/GVLaw-SP). Integrante dos Comitês de Direito Societário e de Propriedade Intelectual e da Comissão de Gestão de Sociedades de Advogados do CESA. Foi fundador e Vice-Presidente do CEAE - Centro de Estudos de Administração de Escritórios de Advocacia. Foi Coordenador do Comitê de Planejamento Estratégico do CEAE.

-Ângelo Vianna
Bacharel em Direito pela UNIT, Pós-graduado em Direito do Trabalho pela PUC/SP, MBA em Gestão Empresarial pela FGV/SP. Professor do curso de Gestão em Negócios Jurídicos da FGV/SP, Professor-convidado do Curso de Administração Jurídica da Unisinos. Atualmente é gerente jurídico do grupo Schahin.

Coordenação Executiva

-Klayton Furuguem
Sócio da Matsuka Advogados Associados, formado em Direito pela Faculdade de Direito da Alta Paulista (1996), Especialista em Direito Empresarial pela FMU (1997), Especialista em Direito Processual Tributário pela PUC de São Paulo (2000), com Pós-Graduação em Comércio e Negócios Internacionais pelas FMU (2001), formado no Ciclo de Estudos de Políticas e Estratégias pela Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG), membro da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra. Professor de Planejamento Tributário em Gestão Financeira e Controladoria, na Pós-Graduação da UMC.

-André Luiz Costa Corrêa
Advogado associado da Matsuka Advogados Associados, formado em Direito pela Universidade da Amazônia (1998), Especialista em Direito Processual Tributário pela PUC de São Paulo (2000), Especialista em Direito Tributário pelo Centro de Extensão Universitária de São Paulo (2000), Mestre e Doutorando em Direito Constitucional pela PUC de São Paulo. Professor do Curso de Especialização em Direito Tributário do CEU.

Investimento

-R$ 4.037,50 - A vista ou 5 parcelas de R$ 850,00

*Desconto 10% para ex-alunos CEU.

*Desconto 10% para associados do CEAE.

*Desconto 15% para alunos 2007 CEU.

*Descontos Promocionais para Grupos da mesma empresa:

Até 2 pessoas: 5%

Até 3 pessoas : 10%

acima de 3 pessoas: 15%

*Desconto não cumulativo.

Realização

  • CEU - Centro de Extensão Universitária

______________

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES

TELEFONE

(11) 3251-5377

ou

Clique aqui