Seminário "O Contexto Jurídico e Técnico das Licitações para Obras e Serviços de Engenharia"
sexta-feira, 18 de maio de 2007
Atualizado às 09:01
Seminário
O Contexto Jurídico e Técnico das Licitações para Obras e Serviços de Engenharia
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Data: 28, 29, 30/5
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Horário: 9h às 18h
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Local: Hotel Naoum Plaza - SHS Quadra 5 - Bloco H/I
APRESENTAÇÃO
O segmento de obras e serviços de engenharia apresenta peculiaridades diferenciais no âmbito das licitações e contratações administrativas, demandando soluções que nem sempre são aplicáveis às compras e serviços não especializados. Essas dificuldades se traduziram num conjunto de normas próprias e num corpo de decisões dos Tribunais de Contas (especialmente do TCU) que não podem ser ignoradas pelos agentes públicos. O Curso examina os aspectos próprios das licitações e contratos de obras e serviços de engenharia, com especial preocupação em fornecer aos participantes acesso à jurisprudência administrativa.
O Evento também enfoca as inovações trazidas pela L.C. 123/2006, que consagrou preferências a favor das microempresas e empresas de pequeno porte, inclusive no tocante a eventuais reflexos relativamente a licitações para contratações de obras e serviços de engenharia.
- 1º dia -
- PROF.: ROLF DIETER OSKAR FRIEDRICH BRÄUNERT
9h às 12he das 14h às 18h
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1.1) Exigências legais
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1.2) Condições para o exercício legal da profissão
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1.2.1) Formação
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1.2.2) Registro no Conselho Regional
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1.2.3) Visto no Registro
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1.2.4) Pagamento de anuidade
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1.3) Atividades e atribuições
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1.3.1) Profissionais da engenharia
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1.3.2) Discriminação de atividades entre as diversas modalidades profissionais
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1.3.3) Atividades desempenháveis apenas por profissionais habilitados (pessoas físicas)
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1.3.4) Exercício ilegal da profissão
2) Exercício da atividade de engenharia por pessoa jurídica
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2.1) Condição para o início e atividade técnico-operacional
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2.1.1) Condições legais para o registro no Conselho Regional
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2.1.2) Registro no Conselho Regional
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2.1.3) Responsável técnico e profissional legalmente habilitado pertencente ao quadro técnico
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2.1.4) Pagamento de anuidade
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2.2) Atividades e atribuições
3) Responsabilidade técnica
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3.1) Da pessoa jurídica ou do responsável técnico
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3.2) Alteração da responsabilidade técnica
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3.3) Responsabilidade pela solidez da obra
4) Responsável técnico
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4.1) Necessidade de manutenção de residência
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4.2) Um único técnico responsável por mais de uma pessoa jurídica
5) Anotação de Responsabilidade Técnica - ART
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5.1) O que o ART define
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5.2) Trabalhos sujeitos à ART
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5.3) Obrigatoriedade
6) Registro do Acervo Técnico - RAT
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6.1) Conceito de Acervo Técnico
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6.2) Composição do Acervo Técnico
- 6.3) Acervo Técnico da pessoa física e da pessoa jurídica
7) Certidão de Acervo Técnico - CAT
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7.1) Conceito de Certidão de Acervo Técnico
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7.2) Expedição da Certidão de Acervo Técnico pelo CREA
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7.3) Validade da CAT
8) Legislação que disciplina a matéria (Lei Federal n° 8.666/93 e alterações e Resoluções e Atos do Sistema Confea/Crea)
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8.1) Obra de engenharia
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8.2) Serviços de engenharia
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8.3) Diferença entre obras e serviços de engenharia
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8.4) Orçamento
9) Projeto básico e executivo
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9.1) Conceito e importância
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9.2) Diferença entre projeto básico e executivo
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9.3) Dispensa do projeto básico
10) Orçamento: conceitos básicos
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10.1) Importância e características do orçamento
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10.2) O tipo de orçamento considerando a prioridade de execução do objeto
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10.3) Insumos e serviços
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10.4) Custo direto e indireto
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10.5) Lucro ou benefício
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10.6) Benefícios e Despesas Indiretas (B.D.I.)
- 2º e 3º dias -
- PROF.: MARÇAL JUSTEN FILHO
9h às 12h e das 14h às 18h
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11.1) A Lei n ° 8.666 e suas características
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11.2) A Lei n.°10.520 e suas características
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11.3) O Decreto n.° 5.450/2005
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11.4) A regulamentação da atividade de "engenharia" e seus reflexos: Leis Federais n° 5.194/66 e 6.496/77.
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11.5) A competência do CONFEA e dos CREA e a edição de atos normativos:
12) Instauração da licitação para obras e serviços de engenharia
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12.1) Requisitos genéricos a todas as licitações
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12.2) Requisitos específicos a licitações de obras e serviços de engenharia
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12.3) Projeto básico
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12.4) Projeto executivo
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12.5) Orçamento detalhado
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12.6) Os instrumentos governamentais de controle de preços:
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12.7) Recursos orçamentários
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12.8) Proibição da inclusão de cláusulas de obtenção de financiamento
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12.9) Previsão de fornecimento de materiais
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12.10) A indicação de marca
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12.11) Escolha da modalidade adequada de licitação
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12.12) Parcelamento
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12.13) Impedimento à participação
13) Requisitos de habilitação
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13.1) Os requisitos de habilitação jurídica
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13.2) Os requisitos de regularidade fiscal
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13.3) Os requisitos de qualificação econômico-financeira
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13.4) A questão do trabalho de menores
14) Requisitos de qualificação técnica
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14.1) Requisitos genéricos
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14.2) Qualificação técnica
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14.2.1) Qualificação técnico-profissional
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14.2.2) Qualificação técnico-operacional
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14.3) O conceito de "atividade pertinente"
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14.4) O conceito de "parcelas de maior relevância técnica e de valor significativo"
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14.5) A vedação a exigências de quantidades mínimas e prazos máximos
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14.6) A comprovação da experiência anterior
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14.7) A comprovação da disponibilidade de máquinas e exigências semelhantes
15) A questão da metodologia de execução
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15.1) Conceito
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15.2) Cabimento de exigência
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15.3) Metodologia de execução, requisitos de habilitação e proposta técnica
16) Processamento da Licitação
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16.1) Etapas:
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16.1.1) Publicidade
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16.1.2) Entrega de envelopes
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16.1.3) Abertura de envelopes de documentação e seu julgamento
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16.1.4) Recursos
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16.1.5) Abertura de envelopes de propostas e seu julgamento
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16.1.6) Recursos
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16.1.7) Homologação e Adjudicação
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16.2) Tipos de licitação
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16.2.1) Licitação de menor preço
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16.2.2) Licitação de técnica e preço e de melhor técnica
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16.3) Requisitos quanto às propostas
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16.3.1) Requisitos formais
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16.3.2) Desclassificação por inexeqüibilidade
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16.3.2.1) A aplicação do art. 48, § 1°
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16.3.2.2) A aplicação do art. 48, § 2°
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16.3.2.3) A jurisprudência do TCU
17) Contrato de Obra Pública e suas características jurídicas
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17.1) "Prerrogativas extraordinárias": art. 58
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17.2) Intangibilidade da Equação Econômico-Financeira: art. 65, inc. II, "d"
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17.2.1)Teoria da imprevisão (fato imprevisível ou de conseqüências incalculáveis)
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17.2.2) Fato do Príncipe
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17.2.3) Caso fortuito e de força maior
18) As "prerrogativas extraordinárias"
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18.1) Natureza funcional: deveres-poderes
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18.2) Incidência automática
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18.3) Elenco
19) Algumas questões atinentes à modificação contratual
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19.1) A alteração contratual como inerente ao contrato de obra pública
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19.2) A distinção doutrinária entre modificações qualitativas e quantitativas
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19.3) A orientação do TCU
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19.4) As cautelas por ocasião da alteração contratual
20) A equação econômico-financeira
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20.1) Identificação: relação entre encargos e vantagens, apurada por ocasião da formulação da proposta
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20.2) Tutela constitucional
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20.3) Tutela infraconstitucional
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20.4) Recomposição
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20.4.1) Reajuste
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20.4.2) Revisão
21) A execução do contrato e seus incidentes
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21.1) A fiscalização reforçada pela Administração
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21.2) A identificação de qualquer desvio
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21.3) A exigência de comprovação do cumprimento de obrigações previdenciárias e trabalhistas
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21.4) A necessidade de obra complementar
22) A extinção anormal do contrato
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22.1) Por culpa do particular
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22.2) Por culpa da Administração
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22.3) Sem culpa das partes
23) Sancionamento ao particular
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23.1) Por atos não contratuais
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23.2) Por inadimplemento contratual
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23.3) Princípios pertinentes
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23.4) Espécies de sanções da Lei nº 8.666
Preferências em favor de pequenas empresas (LC 123)
24) A configuração da pequena empresa
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24.1) A definição legislativa
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24.2) Dissociação das questões fiscal e licitatória
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24.3) Qualificação para fins licitatórios
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24.4) Definição legal
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24.4.1) Critério formal
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24.4.2) Excludentes
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24.5) Distinção das regras legais relativamente à aplicabilidade
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24.6) O regime de preferências e as obras e serviços de engenharia
25) O benefício da dilação para regularização fazendária
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25.1) A obrigatoriedade de preenchimento dos requisitos
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25.2) A obrigatoriedade de apresentação da documentação pertinente
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25.3) O núcleo do benefício
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25.4) O momento da apresentação da documentação regularizada
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25.4.1) licitações da Lei nº 8.666
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25.4.2) pregão
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25.5) Os problemas práticos imagináveis
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25.6) A questão da constitucionalidade
26) O benefício da preferência em caso de empate
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26.1) O empate "ficto"
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26.2) A margem de 10% (ou 5%)
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26.3) A transferência da preferência
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26.4) A cumulatividade dos benefícios
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26.5) Os problemas práticos imagináveis
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26.6) A questão da constitucionalidade
27) As licitações diferenciadas
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27.1) A ausência de vigência imediata: o prazo de um ano
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27.2) O cabimento das licitações diferenciadas e a questão da "dupla funcionalidade"
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27.3) A licitação restrita a pequenas empresas
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27.4) O dever de subcontratação de pequenas empresas
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27.5) O fracionamento do fornecimento
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27.6) As excludentes de cabimento
PARTICIPANTES
-Professor Marçal Justen Filho
Mestre e Doutor pela PUC/SP, Professor Titular da Faculdade de Direito da UFPR de 1986 até 2006 e autor de diversas obras, entre as quais "Curso de Direito Administrativo", "Comentários à Lei de Licitações e Contratos Administrativos" e "Teoria Geral das Concessões de Serviço Público".
-Engenheiro Rolf Dieter Oskar Friedrich Bräunert
Auxiliar de engenheiro do Setor de Pontes e Projetos do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná. Engenheiro Civil da Assessoria de Imóveis do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, atividades: elaboração e acompanhamento de projetos, participação em licitações, acompanhamento de execução de obras. Chefe de Divisão e do Departamento de Engenharia da Fundação Educacional do Estado do Paraná FUNDEPAR. É responsável pela elaboração dos editais de licitação em âmbito nacional e internacional e sua aplicação e pela elaboração de diversas normas.- PARANACIDADE / BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMENTO - BID: consultor e assessor da Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado do Paraná / PARANACIDADE, desde 1996.
Investimento
-R$ 2.030,00 (dois mil e trinta reais) por participante.
*Incluso: Livro "O Estatuto da Microempresa e as Licitações Públicas" referente à Lei Complementar nº 123/06 e o livro Comentários à Lei de Licitações e Contratos Administrativos (11ª Ed.) do Prof. Marçal Justen Filho. CD com jurisprudência relativa às questões controvertidas, apostila com a Lei nº 8.666/93, Lei nº 10.520/02, Lei n° 5.194/66, Lei n° 6.496/77, CONFEA - Resoluções: n° 317/86, n° 229/75, n° 336/89, n° 361/91, n° 413/79, n° 425/98, n° 1010/05 e anexos n° 1016/06, 3 (três) coffee-breaks, 3 (três) almoços, material de apoio e certificado de freqüência. Apart. individual / duplo: R$ 185,00 + 10%
A cada quatro inscrições do mesmo órgão, será concedida a quinta inscrição como cortesia.
___________
INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES
TELEFONE
(61) 3322-4545
ou