AGENDA

  1. Home >
  2. Agenda >
  3. Editora Mizuno lança obra "Delegado de Polícia e o Direito Criminal"
Lançamento

Editora Mizuno lança obra "Delegado de Polícia e o Direito Criminal"

A obra "Delegado de Polícia e o Direito Criminal" é mais um lançamento da Editora Mizuno, de autoria de Francisco Sanini, ela é um marco para os operadores do direito e o faz pelos mais diversos motivos.

segunda-feira, 31 de maio de 2021

Atualizado às 08:27

A obra "Delegado de Polícia e o Direito Criminal" é mais um lançamento da Editora Mizuno, de autoria de Francisco Sanini, ela é um marco para os operadores do direito e o faz pelos mais diversos motivos.

Prefaciar uma obra é motivo de orgulho e responsabilidade. Orgulho, pois significa que o autor desejou que você fosse o prefaciador da obra. Responsabilidade, pois, é a abertura da obra para a comunidade de leitores. O livro é um marco. Em primeiro lugar pois a doutrina de há muito reclamava uma obra voltada para o delegado de polícia e o Direito Criminal. Precisamos avançar os estudos sobre a polícia judiciária e neste ponto é de se destacar o cuidado com que o autor cuida do tema. Avança de maneira firme pela doutrina, legislação e jurisprudência e com isso brinda o leitor com estudo analítico e prático sobre o tema. Assim, esta obra poderá servir tanto ao acadêmico, que pretende melhor conhecer o tema, quanto ao profissional que atua na prática do inquérito policial e demais formas de investigação preliminar. Em segundo lugar esta obra é um marco no direito brasileiro porque se trata de obra escrita por Delegado de Polícia. É preciso que mais e mais delegados de polícia escrevam e produzam conhecimento. Foi-se o tempo em que o conhecimento era produzido por um nicho restrito de intelectuais e que ditavam os rumos da ciência jurídica brasileira. Desta fase de faróis isolados avançamos em direção a uma fase que penso ser como a via láctea: várias estrelas buscando iluminar o caminho por onde trilhamos nossa jornada. Francisco Sannini é uma destas estrelas que ajuda a iluminar o caminho. Por estrela, vale registrar, não emprego este termo no sentido pejorativo. Estrela tem para mim o sentido empregado no parágrafo anterior: somos todos estrelas e juntos com nossas contribuições atuamos de forma a iluminar o caminho. Nós não somos o caminho, mas juntos formamos o caminho. Justamente por isso se revela de importância fundamental o fato de o autor ser delegado de polícia. É importante que mais e mais delegados de polícia se inspirem no exemplo do autor e produzam o saber jurídico envolvendo sua atuação. Na obra o leitor perceberá o amor que o autor dedica a sua atividade e ao direito. Amor este que é cuidado com técnica e com a observância de, ao mesmo tempo, buscar proteger os direitos e garantias individuais e também um inquérito que seja efetivo. Sou muito grato ao autor por ter me dado o privilégio de ler esta obra em primeira mão e de ser seu prefaciador.

O que o livro traz de mais importante em seu conteúdo:

  • Funcionalismo da Investigação Criminal
  • Investigação Prospectiva
  • Modelos de Investigação
  • Investigação Privada
  • Capacidade Postulatória do Delegado de Polícia
  • Indiciamento Policial

O livro Delegadado de Polícia e o Direito Criminal está atualizado de acordo com a:

  • Lei Anticrime (lei 13.964/19) e jurisprudências

___________

Francisco Sannini
Delegado de Polícia do Estado de São Paulo, Titular do Setor Especializado no Combate à Corrupção, Organização Criminosa e Lavagem de Dinheiro, Mestre em Direitos Difusos e Coletivos, Pós-Graduado com Especialização em Direito Público, Professor da Pós-Graduação do UNISAL-Lorena, Professor Concursado da Academia de Polícia do Estado de São Paulo, Professor da Pós-Graduação em Segurança Pública do Curso Supremo, Professor do Damásio Educacional.

___________

___________

t