IEPREV lança guia de aplicação dos acordos internacionais de Previdência Social na legislação brasileira
Confira!
quinta-feira, 6 de maio de 2021
Atualizado às 08:20
Acompanhando os movimentos migratórios e pela relevância do tema, o IEPREV - Instituto de Estudos Previdenciários lança o "Guia Prático para Aplicação dos Acordos Internacionais de Previdência Social na Legislação Brasileira", de autoria de Manoela Lebarbenchon Massigan.
Para acompanhar a mobilização transnacional como forma de proteção social ao (i)migrante, os acordos internacionais de previdência social visam proporcionar o acesso a prestação previdenciária através de um sistema de legislações nacionais por meio de um regime de totalização de períodos de seguro.
Vige atualmente no Brasil acordos multilaterais e bilaterais contemplando os seguintes países: Portugal, Espanha, Alemanha, Itália, França, Suíça, Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile, Peru, Bolívia, Equador, El Salvador, República Dominicana, Coréia, Japão, Luxemburgo, Grécia, Canadá, Quebec, Bélgica, EUA e Cabo Verde. Os acordos contêm, expressamente, as regras para o momento da utilização do regime de totalização de períodos de seguro assim como para o cálculo da renda do benefício e também, critérios para uma pessoa permanecer sujeita à legislação do país de origem por determinado período de tempo enquanto estiver trabalhando em país acordante.
O livro, organizado como um guia prático, inicia pelos princípios utilizados para celebração dos acordos para a melhor compreensão desse sistema de proteção social e, na sequência apresenta os conceitos e as regras gerais para análise de um benefício por totalização, regras para o cálculo da renda mensal do benefício, documentação comprobatória do tempo de seguro em país acordante, possibilidade de recebimento de benefício nos países em que o interessado esteve sujeito à legislação previdenciária e regras para a pessoa permanecer sujeita à legislação brasileira quando for trabalhar temporariamente em país acordante.
O leitor poderá iniciar a leitura pelo início do livro como também se direcionar direto para o assunto que procura conhecer. Além das regras gerais, a obra conta com análise de todos os textos dos acordos com levantamento dos pontos principais e ao final ,um quadro resumo por país com as regras de aplicação material e de autorização para emissão de certificado de deslocamento.
Como exemplo o Guia Prático aborda, ainda , os seguintes temas:
- Análise de benefícios por totalização
- Cálculo da renda mensal inicial dos benefícios por totalização
- Formulários específicos para solicitação da prestação previdenciária
- Fluxos de procedimentos
- Serviços prestados pelos Organismos de Ligação
- Legislação aplicada
- Requerimento de benefício do país acordante
- Recebimento de benefício em país acordante
- Requerimento de benefícios por incapacidade
O livro proporciona ao operador do Direito, ao contador e às pessoas interessadas na mobilidade transnacional conhecer o sistema de totalização de períodos de seguro como forma de efetivação do direito social.
- Clique aqui e adquira o exemplar.
__________