Fashion Law: Oportunidades para a advocacia no mercado da moda
Inscreva-se!
quarta-feira, 15 de abril de 2020
Atualizado às 14:56
-
Data: 27/4
-
Horário: 10h
Conheça o direito da moda e como os advogados podem atuar nesse mercado
Apesar do termo Fashion Law ter surgido nos Estados Unidos e ter começado a ser difundido no mundo, após a criação, por Susan Scafidi, do Fashion Law Institute, ligado à Fordham University, em Nova York, em 2010, alguns profissionais ainda "ironizam" esta área de atuação.
Mas o que os advogados ainda não entendem é que o mercado da moda não é futilidade, nem uma brincadeira. É um negócio de gigantes que movimenta, somente no Brasil, segundo a ABIT (Associação Brasileira de Indústria Têxtil), mais de US$ 45 bilhões em 2017 e geram diversos conflitos de natureza bem específicas, ligados à moda.
O Fashion Law ou Direito da Moda, trata exatamente destes conflitos ligados à moda e ao design, como direitos autorais, propriedade industrial, trade dress, concorrência desleal, direito do consumidor, sistema de franquia, regulação da internet e sustentabilidade, além de relações de trabalho e societárias, muitas outras que vão desde a criação até a comercialização de um produto.
Objetivo
A palestra tem como objetivo apresentar as diversas oportunidades existentes nesse segmento da advocacia e desmistificar o tema, abordando a relação direta do fashion law com diversos ramos do Direito.
Professora
- Ana Paola Almeida
Advogada especializada em propriedade intelectual, coaching, especialista em marketing pessoal e consultora interna na área de gestão legal. Estrategista em Gestão de Marcas Pessoais na Advocacia (Personal Branding) Tenho 25 anos de experiência como advogada e 9 anos como consultora em gestão legal.
Público-alvo
A palestra é recomendada para profissionais do Direito que buscam ampliar sua área de atuação, jovens advogados e demais operadores do Direito que querem conhecer e debater sobre um segmento jurídico em franca expansão, porém, ainda pouco explorado.
Conteúdo programático
1. Introdução ao Fashion Law: Conceitos e princípios gerais;
2. Fashion Law e Propriedade Intelectual;
3. Fashion Law e Contratos;
4. Fashion Law e Direito do Trabalho;
5. Fashion Law e Direito Ambiental;
6. Fashion Law e Direito Penal
Realização
-
IbiJus - Instituto Brasileiro de Direito
__________
INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES