AGENDA

  1. Home >
  2. Agenda >
  3. Seminário Padronização de Informações na Saúde Suplementar

Seminário Padronização de Informações na Saúde Suplementar

quinta-feira, 9 de novembro de 2006

Atualizado às 13:41


Seminário


Padronização de Informações na Saúde Suplementar: Programas da ANS e enquadramento das empresas na legislação

  • Data: 29/11
  • Horário: 8h30 às 18h10
  • Local: Paulista Wall Street Hotel - rua Itapeva, 636 - SP

Apresentação


A maioria das Operadoras de Planos de Saúde e Hospitais conveniados está atrasada no processo de adoção do padrão TISS (Troca de Informações em Saúde Suplementar). Conforme previsto na Resolução Normativa 114, de 27/10/2005, da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o mercado deverá trabalhar com um padrão de guias impressas, que será comum a todo o segmento, a partir de novembro de 2006, sendo que a troca eletrônica está prevista para maio de 2007. A multa pelo não cumprimento da resolução é de R$ 10 mil por dia, no caso de Operadoras; sendo que os Prestadores que não se adequarem ao envio correto das informações poderão arcar com desembolso de R$ 5 mil por dia.


A TISS foi criada com o objetivo de induzir boas práticas de gestão e qualidade de atendimento na Saúde Suplementar, uniformizando guias e formulários, e, desta forma, reduzindo custos administrativos através da desburocratização. O programa da ANS permitirá ao mercado um aperfeiçoamento do trabalho com os indicadores de saúde, que serão tratados como insumos estratégicos de gestão, permitindo análises epidemiológicas confiáveis e resolutivas.


A ANS tem utilizado estes indicadores de saúde, os quais são enviados, trimestralmente, à Agência pelas Operadoras através do SIP, para trabalhar um Ranking de Qualidade de Operadoras. Este ranking está baseado em outro Programa da ANS, a Qualificação na Saúde Suplementar, cuja última publicação apresentou a lista com as Operadoras de melhor desempenho e, também, aquelas com resultados ineficientes, enquadradas em faixas de notas que variaram de 0 a 1.


Participe deste seminário e entenda como adotar a TISS na sua empresa, evitando, assim, a multa pelo descumprimento da norma da ANS. Conheça o Programa de Qualificação da Saúde Suplementar e prepare-se para trabalhar com a previsão de sinistro baseada em indicadores de saúde.


Programação


8h30 - Distribuição de credenciais


9h - O papel da padronização no mercado de saúde


Porque padronizar

  • A padronização e o planejamento estratégico da saúde;
  • Padronização, conhecimento e capacitação profissional: novos desafios do mercado.
  • - Syllene Nunes

    Médica formada pela FMUSP, com mestrado e doutorado pela Unifesp-EPM, pós-doutorado pela FMUSP, Professora Colaboradora do Departamento de Cirurgia da FMUSP, atua como Consultora em Gestão de Saúde.


    10h - Coffee Break


    10h20 - A qualificação na saúde suplementar: informação em saúde como insumo estratégico de gestão

    • Aperfeiçoamento de indicadores estatísticos
    • Apoio a análises epidemiológicas
    • Índice de Desempenho da Saúde Suplementar

    - Marizélia Leão Moreira

    Coordenadora de Informações da Diretoria de Normas e Habilitação de Produtos da ANS e membro do COPISS. Socióloga, com especialização em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública (FSP/USP), mestrado em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) do Rio de Janeiro e especialização em Regulação em Saúde Suplementar pela FGV/RJ.


    11h20 - A implementação da TISS: Novo marco de avanço para o Sistema de Saúde Privado

    • Conceito da TISS
    • Resoluções normativas
    • Prazos e expectativas
    • Dra. Jussara Macedo
    • Gerente Geral de Integração com o SUS, da Diretoria de Desenvolvimento Setorial, da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

    12h20 - Almoço


    14h - Painel: Os pontos críticos da implantação


    - Roberto Cury

    Superintendente da ANAHP (Associação Nacional de Hospitais Privados).


    - Marco Antonio Antunes

    Diretor da SulAmérica Saúde, responsável pela área Operacional e de Relacionamento com os órgãos governamentais; é Químico Industrial, pós-graduado em Administração de Empresas pela FGV.


    - Mauro Back

    Gerente de TI da Unimed do Brasil, representante da Unimed no COPISS, é engenheiro pela Universidade Federal do Paraná, com MBA pela FGV, pós-graduação em Economia, Engenharia Hidráulica e Didática do Ensino Superior.


    15h30 - Conectividade no auxílio da gestão em saúde

    • Autorização eletrônica
    • Faturamento eletrônico
    • Apoio à evolução tecnológica
    • Giovanni Coelho da Silva
    • Diretor de Operações da Polimed

    16h - Coffee Break


    16h20 - A importância do COPISS na padronização da Saúde Suplementar

    • A criação do Comitê de Padronização de Informação em Saúde Suplementar e suas atribuições
    • O caráter democrático e técnico do COPISS
    • A efetividade da padronização

    - Cristiane Jourdan

    Médica com especialidade e mestrado em Endocrinologia; Bacharel em Direito; Consultora do Ministério da Saúde na regulação da Lei de Planos de Saúde de 1998 a 1999; atuou na ANS de 2000 a 2003 como Gerente de Regulamentação de Produtos, Consultora e Diretora Técnica em operadora sob regime especial de direção fiscal e técnica; e, desde julho de 2003, Assessora Técnica junto à Diretoria Técnica da Amil.


    17h10 - Outro ponto de vista


    -
    Gonzalo Vecina Neto

    Médico formado em 1977 pela Faculdade de Medicina de Jundiaí, Mestre em Administração Hospitalar pela EAESP (Escola de Administração de Empresas de São Paulo) da FGV e Docente da Faculdade de Saúde Pública da USP.


    18h - Encerramento


    *Vagas Limitadas.


    Investimento


    - R$ 1.680,00 (inscrições pagas até dia 22/11)

    - R$ 1.890,00 (inscrições pagas após o dia 22/11)


    Observações


    *Os pagamentos podem ser feitos por depósito bancário ou por cartão de crédito.

    *Incluso: material, coffee break, almoço e estacionamento.

    ______________

    Para concorrer à vaga:


    Clique aqui.


    INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES


    TELEFONE

    0800-177 707 / (11) 3751-3430


    e-mail

    [email protected]

    ou


    Clique aqui