A implantação eficaz da Gestão por Processos
A InterNews organizou este seminário com os mais experientes profissionais na implantação deste modelo de gestão para que você possa conhecer as principais etapas e estratégias para o sucesso em sua empresa.
segunda-feira, 20 de outubro de 2003
Atualizado em 30 de outubro de 2003 15:37
O modelo de gestão horizontal que permite o foco no cliente e a melhoria de produtos e serviços com rapidez e menor custo
-
Data:27 de novembro de 2003
-
Horário:8h30 - 18h30
-
Local:Meliá Jardim Europa, rua João Cachoeira, 107, Itaim, São Paulo/SP
Gestão por Processos
Empresas como Petrobras, ALL e Camargo Corrêa entre outras viraram em 90º o eixo de suas estruturas para implantar a gestão por processos. Por que? Porque este modelo de gestão é o mais adequado para responder com agilidade às demandas de mercado e clientes mantendo sua competitividade e rentabilidade.
A partir do redesenho da estrutura organizacional, a gestão por processos pressupõe a produção ou prestação de serviços de forma melhor, mais rápida e, principalmente, com o menor custo possível. Permite ainda uma visão abrangente e transparente do negócio facilitando e agilizando decisões estratégicas.
Porém, mexer na estrutura de uma organização não é uma tarefa fácil, nem se implementa do dia para a noite. A InterNews organizou este seminário com os mais experientes profissionais na implantação deste modelo de gestão para que você possa conhecer as principais etapas e estratégias para o sucesso em sua empresa.
PROGRAMA
8h30 - Credenciamento e retirada do material
9h - 10h
Gestão Tradicional X Gestão por Processos - Estabelecendo uma Vantagem Competitiva
-
Esclarecendo o conceito - diferenciando a Gestão POR Processos e DE Processos
-
A empresa sob a perspectiva dos macro-processos - melhor controle e agilidade nas decisões estratégicas
-
Clareza nas atribuições, responsabilidades e relacionamento entre as atividades e departamentos
-
Alinhamento dos objetivos estratégicos e operacionais - o modelo COBIT (Control Objectives for Information and Related Technology)
José Hernani Arrym Filho
Diretor
Pieracciani Desenvolvimento de Empresas
10h10 - 10h40
Coffee Break
10h40 - 12h10
Diagnóstico dos Processos Organizacionais e Medidas de Redução de Custos
-
Diferenciando os processos estratégicos, os macro-processos e os processos de apoio
-
Mapeamento de processos - documentando o fluxo de informações e atividades através dos departamentos
-
Como eliminar gargalos e pontos de desperdício de recursos
-
Gestão dos custos das atividades e processos pelo ABC Costing
Pedro Roberto Almeida
Diretor de Gente e Relações Corporativas
ALL - América Latina Logística
12h10 - 14h
Almoço
14h - 15h20
Redesenho dos Processos com Foco no Cliente
-
Análise de causa e efeito das atividades entre os departamentos
-
Resultados dos processos x expectativas e necessidades dos clientes
-
O que pode ser melhorado? Como melhorar?
-
Implementação de melhorias e alterações estruturais
-
Change management: novas lideranças e times multifuncionais
Marcelo Chanis
Sócio Diretor
CVM - LA
15h20 - 16h40
Indicadores para a Gestão por Processos e o Balanced Scorecard - BSC
-
Espelhando os processos organizacionais em um painel de controle
-
Indicadores chave sob as perspectivas de processos, clientes, competências e financeiras
-
Desdobramento dos indicadores nos níveis estratégico, tático e operacional
-
Simulações de processos para saber quando e porque mudar
Hugo Coelho Alvarenga Peixoto
Analista de Negócios
Petrobras
16h40 - 17h
Coffee Break
17h - 18h30
A Gestão da Empresa por Processos e uso da Tecnologia da Informação
-
Como formalizar os processos e como estabelecer as regras de gestão?
-
A figura do Process Owner: atribuições e relacionamento com as demais lideranças
-
Disseminando a cultura da gestão por processos
-
Tecnologia da Informação: Como aproveitar os softwares de gestão para controlar e gerenciar os processos?
-
Sistemas Integrados de Gestão
Leonardo Toscano
Diretor Superintendente
CCSC Serviços - Grupo Camargo Correa
18h30 - Encerramento do seminário
Atenção:
-
No valor do evento estão inclusos custos de material, almoço, coffee break e estacionamento.
_________
Ganhador:
Cícero Camargo Silva, do escritório Camargo Silva, Dias de Souza - Advogados
INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES
TELEFONE
0800-177 707/ (11) 4612-0535/fax (11) 4702-6079
___________________________________________