A inteligência competitiva no processo de planejamento estratégico
terça-feira, 8 de agosto de 2006
Atualizado às 13:11
Seminário
A inteligência competitiva no processo de planejamento estratégico
-
Data: 12/9
-
Local: Mercure Paulista Hotel - Rua São Carlos do Pinhal, 87 - SP
Em muitas empresas do Brasil e do mundo, a Inteligência Competitiva (IC) é uma poderosa arma no processo de Planejamento Estratégico, principalmente nas ações de monitoramento do mercado e da concorrência. A capacidade de gerenciar informações importantes e gerar conhecimento relevante para as empresas planejarem suas ações de curto, médio e longo prazos, é de extrema importância para aumentar a competitividade e a lucratividade nos negócios.
As organizações que ainda não implantaram ações de IC perdem a oportunidade de traçar com maior eficiência um planejamento estratégico de ações táticas e operacionais. E, além disso, encontram grandes dificuldades para conhecer e analisar a atuação estratégica dos seus principais concorrentes. Aprender a monitorar de forma inteligente o ambiente competitivo e identificar os sinais de mudanças são medidas que evitam falhas na elaboração e na implementação do planejamento estratégico e evitam prejuízos para as empresas.
Programação
8h30 - Credenciamento
9h - Inteligência Competitiva em apoio ao Planejamento Estratégico: uma visão sobre as práticas internacionais da SCIP
-
Inteligência Competitiva e Planejamento no âmbito da Society of Competitive Intelligence Professionals - SCIP;
-
Inovação em IC: Repensando o ciclo de Inteligência Competitiva para melhor atender o planejamento estratégico;
-
Métodos de análise que fazem a diferença.
- Alfredo Passos
Sócio-diretor da Knowledge Management Company. Prof. MSc. dos cursos de graduação (Inteligência Competitiva) e Pós-Graduação (Estratégias Empresariais) da ESPM. Voluntário e Coordenador do Capítulo Brasileiro da SCIP - Society of Competitive Intelligence Professionals. È o primeiro profissional da América Latina a receber o Prêmio SCIP Catalyst Award. Entre os vários cursos internacionais que realizou, destaca-se o curso na AOTS - Association of Overseas Technical Scholarship do Japão.
10h20 - Coffee Break
10h40 - Caso União Energia: Como a Inteligência Competitiva melhora a eficiência do Planejamento Estratégico.
-
Identificação do tráfego de informações;
-
Análise dos principais concorrentes e pontos críticos para a empresa;
-
Antecipação de ações dos principais concorrentes.
- Latino de Carvalho
Coordenador do programa de Inteligência Competitiva da área de Estratégias e Negócios da União Energia. Doutor em Administração pela Unicamp. MBA em Negócios, Planejamento Estratégico, Informação e Contra-informação de Mercado pela Harvard University.
11h30 - Caso Siemens: A Inteligência Competitiva no processo de Planejamento Estratégico de grandes empresas:
-
O que são atividades de Inteligência Competitiva?
-
Aplicação da Inteligência Competitiva no Planejamento Estratégico
-
Quais são os fatores críticos de sucesso?
- André Amaral
Consultor de Marketing Estratégico da Siemens.
12h20 - Almoço
14h - Caso Carbocloro: Como utilizar a Inteligência Competitiva no planejamento de ações para monitorar concorrentes
-
Redução dos riscos nas tomadas de decisão
-
Identificação dos pontos fracos e fortes dos principais concorrentes
-
Planejamento Estratégico das ações de curto, médio e longo prazos
- Nívio Machado Rigos
Diretor da Carbocloro S.A Indústrias Químicas - joint-venture da UNIPAR com a Occidental Chemical Corporation.
15h - Inteligência Competitiva em Ação: métodos para estimar e analisar reações de competidores.
-
Inteligência competitiva: saindo da coleta de dados para modelos efetivos de decisão estratégica;
-
Modelando decisões estratégicas: curto, médio e longo prazos;
-
Exemplo de modelo para prever reações de competidores.
- Sérgio Giovanetti Lazzarini
Professor do Ibmec-SP. Doutor em Business Administration pela
15h50 - Searching aplicado à Inteligência Competitiva no processo de Planejamento Estratégico de Marketing
-
Conceitos, técnicas e a prática da aquisição e monitoramento das informações
-
Utilizando a Inteligência Competitiva no Planejamento Estratégico de Marketing
- André Cavalcanti
Consultor e gerente da André Cavalcanti & Consultores Associados. Pós-Graduado em Marketing e em Gestão Estratégica de Informações pela UFRJ. Membro da Associação Brasileira de Inteligência Competitiva.
16h35 - Coffee break
16h55 - A utilização das ferramentas da Internet em Inteligência Competitiva e Planejamento Estratégico
-
Como obter dados relevantes sobre seus concorrentes e clientes na internet
- Edson Dacal
Diretor da Basics, empresa que desenvolve soluções de internet para grandes corporações.
17h40 - Modelo de Inteligência Competitiva no Planejamento Estratégico de Marketing
-
Como ensinar a organização a pensar estrategicamente?
-
Práticas de pesquisa de mercado e pesquisa de satisfação de clientes: vencendo resistências internas
-
Inteligência Competitiva como apoio às ações de marketing de relacionamento e comunicação corporativa
- Roberto Haidar
Superintendente de Marketing e Serviços da Associação Comercial de São Paulo.
18h20 - Encerramento.
*Vagas Limitadas.
Investimento
- R$ 1.480,00 até dia 5/9
- R$ 1.640,00 após dia 5/9
*Inclusos: material, coffee break, almoço e estacionamento.
_____________________
Para concorrer à vaga:
INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES
TELEFONE
0800-177 707 / (11) 3751-3430
e-mail
[email protected]