Sessão solene Centenário do Presidente Affonso Augusto Moreira Penna eleição e posse
sexta-feira, 4 de agosto de 2006
Atualizado às 16:00
Sessão solene
-
Data: 11/8
-
Horário: 20h
-
Local: Auditório da Faculdade de Direito da UFMG - Av. João Pinheiro, 100 - Cebtro - Belo Horizonte - MG
Há cem anos, ascendia à Presidência da República o advogado e jurista Affonso Moreira Penna Júnior. O então político Affonso Pena permaneceu no poder até 14 de junho de 1909, data de seu falecimento. Liderança em Minas, esteve à frente dos advogados e juristas que fundaram e estabeleceram a Faculdade Livre de Direito de Minas Gerais, sendo o seu primeiro presidente. Por isso, hoje a Faculdade de Direito da UFMG é conhecida como "Casa de Affonso Penna". E foi justamente a sua casa o local escolhido para ser realizada a sessão solene Centenário do Presidente Affonso Augusto Moreira Penna - eleição e posse. A solenidade, com patrocínio da Prefeitura Municipal de Santa Bárbara está marcada para o dia 11 de agosto, às 20h, no Auditório da Faculdade.
"Desempenho formidável. Foi um grande administrador, estadista, com visão múltipla dos problemas do país", assim Marco Aurélio Baggio, Presidente do Instituto Histórico Geográfico de Minas Gerais - IHGMG, define a administração de Affonso Penna. De acordo com Baggio, no período
Marco Aurélio Baggio será um dos depoentes convidados no evento em homenagem a Affonso Penna. Além dele, a sessão solene conta com a participação de Washington Peluso Albino de Souza (Faculdade de Direito da UFMG), Affonso Augusto Moreira Penna (bisneto do Presidente Affonso Penna), Jairo Carvalhais Câmara (IHGMG). Também estão confirmadas as presenças de Ronaldo Tadeu Penna (Reitor da Universidade Federal de Minas Gerais), Aloízio Gonzaga de Andrade Araújo (Diretor da Faculdade de Direito da UFMG), Raimundo Cândido Júnior (Presidente da OAB/MG) e José Anchieta da Silva (Presidente do IAMG).
Biografia
Natural de Santa Bárbara (MG), Affonso Moreira Penna Júniar foi deputado pelo estado de Minas Gerais, em 1874. Chegou a atuar frente aos ministérios: da Guerra, da Agricultura, do Comércio e Obras Públicas, e da Justiça. Foi governador de Minas Gerais entre 1892 e 1894. Foi durante seu governo que se decidiu pela mudança da capital do estado, de Ouro Preto para Curral d'el Rei, hoje Belo Horizonte. Tornou-se vice-presidente quando da eleição de Rodrigues Alves, em 1902, e na eleição seguinte, foi elevado à presidência (posse em 15 de novembro de 1906). Affonso Penna foi o 6º presidente eleito, sendo a primeira liderança política mineira a ocupar o cargo máximo do Executivo.
Realização
-
IAMG - Instituto dos Advogados de Minas Gerais
______________
INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES
TELEFONE
(31) 3241-1226
ou