AGENDA

  1. Home >
  2. Agenda >
  3. Formação de Analista de Crédito e Cobrança
Curso

Formação de Analista de Crédito e Cobrança

Em SP, 20 e 21 de fevereiro de 2018.

segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

Atualizado às 16:16

  • Data: 20 e 21/2
  • Horário: 8h30 às 17h30
  • Local: Centro de Treinamento Cenofisco - Unidade Paulista (Av. Paulista, 1.337 - 23º/24º andares)

Objetivo

Conhecer o processo de crédito e cobrança, verificar como o risco de crédito impacta na gestão financeiro das empresas, realizar uma análise detalhada do risco de crédito, com base em informações cadastrais, financeiras, patrimoniais e de idoneidade; desenvolver parâmetros e estratégias destinados ao recebimento com menor custo e melhor ganho comercial.

Público-Alvo

A profissionais de crédito e cobrança que necessitam de uma atualização no processo de crédito ou cobrança e estejam envolvidos em atividades de concessão de crédito e recuperação de inadimplentes.

Programa

1 - Gestão e Análise de Crédito Corporativo e Risco

  • 1. Crédito
  • a importância do papel do crédito, o profissional, reflexão sobre os padrões clássicos
  • 2. Norma e procedimento
  • a importância, os desafios, a interação entre áreas e padrões
  • 3. Fluxo de informações para análise
  • 4. Crédito como negócio
  • 5. Fichas cadastrais de pessoas físicas e jurídicas
  • 6. Avaliação de algumas formas jurídicas
  • 7. Avaliação e categorias dos riscos de crédito
  • 8. Metodologia credit scoring: modelos, processo de decisão, limites e desvantagens e exemplo
  • 9. Metodologia credit rating: uso no Brasil, resolução do Banco Central
  • 10. Metodologia especialista: aplicação e riscos da metodologia e os Cs do crédito
  • 11. Conceituações sobre limites de crédito: modelos de definição, garantias, negociação, visita, entrevista, análise setorial
  • 12. Garantias pessoais e reais: definição, modalidades de garantias, formalização

2 - Técnicas de Redução de Inadimplência com Ênfase em Cobrança pelo Telefone

  • 1. A importância da recuperação da inadimplência para a saúde financeira da organização
  • 2. A influência do código de defesa do consumidor
  • 3. Juros e multas de mora
  • 4. Processo de cobrança
  • títulos e documentos
  • 5. Formas de recebimento
  • carteira, banco
  • 6. Protesto
  • prazo, processo bancário, processo manual, na praça, fora da praça e prescrição dos documentos
  • 7. Estratégias de contato
  • telefone, e-mail, carta, pessoalmente
  • 8. Perfil dos inadimplentes
  • 9. Principais históricos e ações
  • 10. A cobrança por telefone inserida nas normas e procedimentos
  • 11. A importância do contato telefônico e o telemarketing de cobrança
  • 12. O processo de recuperação por telefone e as demais técnicas de cobrança
  • 13. A recuperação da inadimplência dentro do processo de CRM e alavancagem de vendas
  • 14. Perfil das competências dos profissionais e diferenças entre o contato ativo e receptivo
  • 15. Processo de comunicação
  • vocabulário, linguística e emocional
  • 16. Garantias
  • definição, modalidades de garantias, formalização
  • 17. Empresas de cobrança
  • como escolher, acompanhamento, sinais de alerta, melhoria de desempenho
  • 18. Cobrança judicial
  • avaliação do momento e custo, interno x externo
  • 19. Análise do desempenho do departamento
  • performance, projeções

Instrutor

- Sérgio Martins dos Reis
Especialista em Engenharia Econômico-Financeira; Graduado em Ciências Contábeis; Professor de pós graduação e MBA; Consultor financeiro, especialista em outsourcing financeiro e professor de educação continuada em diversas instituições; Vasta experiência nas áreas de finanças e controladoria em empresas de portes e segmentos diversificados.

Carga Horária

16 horas

*Vagas limitadas

Realização

  • Cenofisco Centro de Capacitação Profissional

_________

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES

TELEFONE

(11) 4862 0465

e-mail

[email protected]

ou

Clique aqui