AGENDA

  1. Home >
  2. Agenda >
  3. Seminário A inteligência Competitiva na sua Empresa

Seminário A inteligência Competitiva na sua Empresa

quarta-feira, 5 de julho de 2006

Atualizado às 12:55


Seminário


A inteligência Competitiva na sua Empresa

  • Data: 15/8
  • Horário:8h30 às 18h10
  • Local: Hotel Glória - Rua do Russel, 632 - Rio de Janeiro/RJ
  • Apresentação

    Grandes empresas no mundo todo estão recorrendo à Inteligência Competitiva (IC) para captar e interpretar informações sobre competidores, consumidores e mercados em que atuam. A IC tornou-se uma importante ferramenta para alavancar a competitividade e seu posicionamento no mercado.


    A Inteligência Competitiva é uma atividade corporativa recente. Há dez anos, poucas empresas a praticavam, mas hoje, segundo estudo da Global Intelligence Alliance, a maioria das grandes corporações emprega profissionais integralmente dedicados a esta atividade e demonstram interesse em expandi-la.


    O objetivo estratégico da IC é alimentar os principais executivos das empresas com inteligência sobre as atividades dos competidores, as preferências dos consumidores e as inovações tecnológicas da própria indústria. A interpretação das informações permite às companhias identificar oportunidades de negócios e também antecipar ameaças.


    Para obter bons resultados, o constante monitoramento das informações é um dos pontos básicos. Este seminário abordará técnicas e métodos para que esse trabalho seja realizado com eficácia, desde a implantação da IC na estrutura corporativa até estratégias para melhorar o desempenho dessa atividade.


    Você vai aprender como é possível obter e gerenciar adequadamente a informação, como aprimorar a qualidade da informação e melhorar a capacidade de interpretá-las: saber trabalhar com as informações e elaborar planos estratégicos mais eficientes tornou-se essencial para o sucesso competitivo de uma empresa.


    Para apresentar e discutir esses temas, a InterNews reuniu alguns dos melhores especialistas na área. E você poderá ver também o exemplo e a experiência de empresas que conquistaram resultados expressivos com a Inteligência Competitiva.


    Programação

    8h30 - Credenciamento


    9h - Conheça os métodos e as aplicações da atividade de Inteligência Competitiva em grandes empresas pelo mundo

    • Como está sendo desenvolvido o trabalho de IC dentro das corporações
    • Qual a metodologia de pesquisa e os modelos utilizados
    • Como funciona a captação de informações
    • Qual o fator decisivo na escolha de uma informação
    • Principais fontes para captação de informações
    • Quais os recursos destinados à área de Inteligência Competitiva
    • Quais são as tendências para os próximos 5 anos

    -Thomas Rideg

    Diretor da InfoAmericas consultoria em Pesquisa de Inteligência Competitiva associada à Global Intelligence Alliance. Fez mestrado em Administração de Empresas da Universidade de Leeds, no Reino Unido.


    9h50 - Coffee Break


    10h10 - Como implantar Inteligência Competitiva para o sucesso de sua empresa

    • Como reduzir as incertezas da estratégia através do apoio de IC no ciclo de planejamento estratégico
    • Como IC pode auxiliar as ações táticas e alinhar qualidade, custo e competitividade em seu negócio
    • Melhorando os resultados financeiros de sua estratégia através do apoio da IC à área comercial
    • A contribuição da Inteligência Competitiva nas tomadas de decisões estratégicas
    • Casos de empresas brasileiras

    -Mauro Martins

    Sócio-diretor da MKM Consulting, com mais de 15 anos de experiência na área. Consolidou sua carreira em empresas de consultoria como McKinsey & Co. e como executivo atuou em grandes grupos nacionais e internacionais como Exxon, Olivetti, Alstom e Promon onde implantou vários projetos estratégicos de grande sucesso.


    11h10 - Inteligência de Mercados: projeção de demanda, share e vendas; estratégias de pricing; retorno do investimento em marketing

    • Como combinar informações já disponíveis - de fontes públicas, institutos de pesquisa e da empresa -- para melhor dimensionar o mercado e entender os seus drivers
    • Como avaliar o impacto do cenário macro, de tendências estruturais, dos hábitos do consumidor e das ações dos players nas dinâmicas do mercado e do share
    • Como projetar a demanda do mercado e as vendas da empresa
    • Como otimizar as estratégias de pricing e distribuição e simular cenários envolvendo ações da empresa e dos concorrentes
    • Como medir, simular e maximizar a efetividade dos investimentos em marketing

    -Cristian Andrei

    Diretor geral da LCA Consultores. Economista pela USP, com pós-graduação pela Unicamp, tem 20 anos de experiência em análise econômica e 14 anos de experiência em consultoria. Especializou-se em inteligência de mercados e economia da concorrência


    12h20 - Almoço


    14h - Como implantar e gerir processos de inteligência

    • A integração de planejamento nos processos estratégicos de IC
    • A utilização de softwares como formas de facilitar o trabalho de IC
    • Como elaborar canais de comunicação interna
    • Como fazer manutenção contínua dos processos de inteligência

    -Professora Gilda Massari

    Sócia SG GESTAO TECNOLÓGICA E AMBIENTAL;Doutorado em Ciência da Informação e Comunicação e Diplome d'Etudes Approfondies - DEA em Ciência da Informação e Comunicação- França. Atualmente, entre outras atividades assessora do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos., do Instituto Gênesis da PUC-Rio e do Projeto Tendências (CT-Petro-INT-ANP). Atua na consultoria e formação de recursos humanos nas áreas de inteligência competitiva, informação e prospecção tecnológica


    15h - Case Unilever - Inteligência de Mercados aplicada ao planejamento da empresa


    -Fernanda Scozzafave

    Consumer & Market Insight


    -Mara Pezzotti

    Diretora de Marketing


    15h40 - Coffee break


    16h10 - Carreira e perfil profissional em Inteligência Competitiva

    • Competências e habilidades em Inteligência Competitiva
    • Escala de carreira
    • Níveis, graus e orientações profissionais

    -Alfredo Passos

    KMC - Knowledge Management Company, primeiro profissional da América Latina a receber o Prêmio SCIP Catalyst Award (em 2003), por seu trabalho de pesquisa e divulgação sobre Inteligência Competitiva no Brasil. É coordenador em São Paulo do Capítulo Brasileiro da Society of Competitive Intelligence Professionals - SCIP e professor do MBA Executivo da ESPM.


    16h50 - Caso Red Bull

    • Como a empresa tem conseguido criar e manter a vantagem competitiva valorizando e desenvolvendo a IC. A empresa tem utilizado a compreensão desta atividade em todos os ambientes através de avaliação contínua. Além disso, a inteligência competitiva tem servido como apoio aos diversos níveis organizacionais.


    -Jorge Bittencourt

    Gerente de Marketing Intelligence


    17h30 - As dificuldades de avaliar resultados de um sistema de IC

    • Referências e modelos sobre análise de resultados em IC
    • Como apresentar dados positivos
    • Orientações sobre o que tem dado certo na prática

    -Elaine Coutinho Marcial

    Sócia-fundadora e conselheira da Associação Brasileira dos Analistas de Inteligência Competitiva (Abraic). Especialista em Inteligência Competitiva (UFRJ, 1998) e DEA em Information Scientifique at Tecnique (Université de Marseille - França, 1999)


    18h10 - Encerramento


    Investimento


    -R$ 1.480,00 para inscrições pagas até o dia 8/8
    -
    R$ 1.690,00 para inscrições pagas após o dia 8/8

    *Inclusos: custos de material, coffee break, almoço e estacionamento

    **Vagas Limitadas

    Realização

    • InterNews Com.Emp. e Editora
    ___________

    Para concorrer à vaga:


    Clique aqui.


    INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES


    TELEFONE

    0800-177 707 / (11) 3751-3430


    e-mail

    [email protected]

    ou


    Clique aqui