8h30 - Credenciamento
9h - Abertura
Conheça os métodos e as aplicações da atividade de Inteligência Competitiva em grandes empresas pelo mundo
Como está sendo desenvolvido o trabalho de IC dentro das corporações
Qual a metodologia de pesquisa e os modelos utilizados
Como funciona a captação de informações
Qual o fator decisivo na escolha de uma informação
Principais fontes para captação de informações
Quais os recursos destinados à área de Inteligência Competitiva
Quais são as tendências para os próximos 5 anos
- Thomas Rideg
Diretor da InfoAmericas consultoria em Pesquisa de Inteligência Competitiva associada à Global Intelligence Alliance; fez mestrado em Administração de Empresas da Universidade de Leeds, no Reino.
9h45 - Coffee Break
10h5
Como implantar Inteligência Competitiva para o sucesso de sua empresa
Como reduzir as incertezas da estratégia através do apoio de IC no ciclo de planejamento estratégico
Como IC pode auxiliar as ações táticas e alinhar qualidade, custo e competitividade em seu negócio
Melhorando os resultados financeiros de sua estratégia através do apoio da IC à área comercial
A contribuição da Inteligência Competitiva nas tomadas de decisões estratégicas
Casos de empresas brasileiras
- Mauro Martins
Sócio-diretor da MKM Consulting, com mais de 15 anos de experiência na área; consolidou sua carreira em empresas de consultoria como McKinsey & Co. e como executivo atuou em grandes grupos nacionais e internacionais como Exxon, Olivetti, Alstom e Promon onde implantou vários projetos estratégicos de grande sucesso.
10h50
Inteligência de Mercados: projeção de demanda, share e vendas; estratégias de pricing; retorno do investimento em marketing
Como combinar informações já disponíveis - de fontes públicas, institutos de pesquisa e da empresa - para melhor dimensionar o mercado e entender os seus drivers
Como avaliar o impacto do cenário macro, de tendências estruturais, dos hábitos do consumidor e das ações dos players nas dinâmicas do mercado e do share
Como projetar a demanda do mercado e as vendas da empresa
Como otimizar as estratégias de pricing e distribuição e simular cenários envolvendo ações da empresa e dos concorrentes
Como medir, simular e maximizar a efetividade dos investimentos em marketing
- Cristian Andrei
Diretor geral da LCA Consultores; economista pela USP, com pós-graduação pela Unicamp, tem 20 anos de experiência em análise econômica e 14 anos de experiência em consultoria; especializou-se em inteligência de mercados e economia da concorrência
11h40
Case Unilever - Inteligência de Mercados aplicada ao planejamento da empresa
- Fernanda Scozzafave
Consumer & Market Insight
-
Mara Pezzotti
Diretora de Marketing
12h20 - Almoço
14h
Carreira e perfil profissional em Inteligência Competitiva
Competências e habilidades em Inteligência Competitiva
Escala de carreira
Níveis, graus e orientações profissionais
- Alfredo Passos
KMC - Knowledge Management Company, primeiro profissional da América Latina a receber o Prêmio SCIP Catalyst Award (em 2003), por seu trabalho de pesquisa e divulgação sobre Inteligência Competitiva no Brasil; coordenador em São Paulo do Capítulo Brasileiro da Society of Competitive Intelligence Professionals - SCIP e professor do MBA Executivo da ESPM.
14h50
Como implantar e gerir processos de inteligência
A integração de planejamento nos processos estratégicos de inteligência competitiva
A utilização de softwares como formas de facilitar o trabalho da IC
Como elaborar canais de comunicação interna
Como fazer manutenção contínua dos processos de inteligência
- Telma Cunha
Diretora AMPLA - Informações com Estratégias; especialista em Inteligência, direcionada para as áreas comerciais e financeiras; implantou projeto de Business Intelligence, sistemas financeiros e diversos processos de reorganização organizacional
15h40 - Coffee break
16h
Inteligência, Cenários, Estratégia e Previsão - Uma visão integrada
Captando os sinais do ambiente
Dois métodos de como construir um cenário
Previsões de mercado a curto e longo prazos: um exemplo
O conceito: administrar o futuro
- Luiz Gazzola
Sócio diretor do Centro de Inteligência Competitiva (CIC) e da Gazzola Consultores; MBA executivo (PMD) em Harvard Business School; ex-Gerente de Marketing Estratégico Corporativo na Belgo Mineira e na Bekaert
16h50
CASO Natura - Como a empresa tem conseguido monitorar sua performance competitiva no mercado, organizar e analisar as informações, contribuindo no processo de decisão do grupo
-
Lucila Taninaga
Gerente de Inteligência de Mercado e Planejamento Estratégico
17h30
As dificuldades de avaliar resultados de um sistema de IC
Referências e modelos sobre análise de resultados em IC
Como apresentar dados positivos
Orientações sobre o que tem dado certo na prática
- Elaine Coutinho Marcial
Sócia-fundadora e conselheira da Associação Brasileira dos Analistas de Inteligência Competitiva (Abraic); especialista em Inteligência Competitiva (UFRJ, 1998) e DEA em Information Scientifique at Tecnique (Université de Marseille - França, 1999)
18h10 - Encerramento
Preço
R$ 1.480,00 para inscrições pagas até dia 31/5
R$ 1.690,00 para inscrições pagas após dia 31/5
*Os pagamentos podem ser feitos por depósito bancário ou por cartão de crédito
*Estão inclusos os custos de material, coffee break, almoço e estacionamento
Realização
_______________
Ganhadora:
Silvia Sonoda, da Nestlé
INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES
TELEFONES
0800-177 707/ (11) 3751-3430
E-mail
[email protected]
ou
Clique aqui