Lançamento da obra "Ao Entardecer"
Em Brasília, das 18h30 às 21h30.
sexta-feira, 25 de novembro de 2016
Atualizado às 09:28
No próximo dia 28, o ministro aposentado Vicente Leal de Araújo lança a obra "Ao Entardecer" (Le Calmon). O evento será em Brasília, no restaurante Carpe Diem, das 18h30 às 21h30.
O livro possui 225 páginas e é um trabalho qualificado como "gritos da alma". "Enquanto ligado às obrigações dos cargos públicos, seja como militar, seja como juiz, não me sobrava tempo para o diletantismo do espírito. Livre dos deveres do ofício judicial, pensei em elaborar, sem prévio planejamento, alguns textos, abordando temas os mais diversos, na sua maioria expressivos de recados da alma e de sentimentos retidos", escreveu o autor no tópico introdutório "A título de explicação".
A maioria dos textos escolhidos foram publicados em jornais de Teresina, Brasília e João Pessoa, mas a real intenção sempre foi condensá-los e divulgá-los em um livro. "Ao entardecer", como deixa muito claro o autor no texto de apresentação, não reúne ensaios, nem crônicas. "São ideias proclamadas por quem já não tem um púlpito para viabilizar suas crenças", afirma o ministro.
Nos 75 textos selecionados para compor o livro, estão registros memoriais de pessoas que passaram pela vida do autor ou ainda avaliações que ele entendeu como merecedoras de reflexão. O questionamento da política vigente na sociedade transita em boa parte dos escritos, seja por meio de críticas mais incisivas ao que está posto ou por reflexões sobre a própria atividade que desempenhou durante parte da vida.
Cartas endereçadas a amigos que partiram e à esposa Nazaré também integram a compilação.
Confira o convite do evento :
__________