Prática de Elaboração e Análise de Planilha de Custos e Formação de Preços na Licitação de Serviços Terceirizados
Em SP, 23 e 24 de junho de 2015.
terça-feira, 5 de maio de 2015
Atualizado às 14:15
-
Data: 23 e 24/6
-
Horário: 8h30 às 18h
-
Local: Auditórios NDJ (Rua Pedro Américo, 68 - 7º andar - República - São Paulo/SP)
Objetivo
Numa abordagem prática, com muitos exercícios e preenchimento de planilhas, este curso buscará ensinar e aperfeiçoar as técnicas de elaboração e análise de planilhas de custos de prestação de serviços terceirizados, em especial de vigilância, bem como de limpeza e conservação.
Público-alvo
Agentes envolvidos na elaboração e análise de planilhas de custos; gestores e fiscais de contratos; integrantes de setores de licitações e contratos; assessores jurídicos, procuradores e advogados; todo e qualquer profissional que atua, direta ou indiretamente, com o tema.
Programa
1ª Parte: Aspectos jurídicos relacionados ao planejamento e julgamento das planilhas de custos
I - O planejamento das contratações e sua influência na formação de preços.
-
Pesquisa de preços no mercado e elaboração da planilha de custos
-
O que é e para que serve a planilha de custos?
-
Ingerências indevidas na formação de preços privados conforme recentes orientações do TCU
-
Necessidade de conhecimento das questões relativas à segurança, meio ambiente e saúde dos envolvidos nas contratações
-
Previsão de participação de empresas inscritas no Simples Nacional
2ª Parte: Aspectos teóricos e práticos da formação de preços
(Análise pormenorizada de cada item com memória de cálculo e fundamentação legal)
II - Metodologia de custos e estrutura da planilha adotada pela portaria nº 7/2011 da SLTI/MPOG
III - Composição da remuneração da mão de obra
-
Definição do salário-base da mão de obra envolvida no contrato
-
Enquadramento sindical pertinente
-
Adicional de horas extras
-
Adicional intrajornada
-
Adicional noturno e hora noturna reduzida
-
Adicional de insalubridade/periculosidade, entre outros
-
Especificidades do cálculo da remuneração da mão de obra na contratação de serviços de vigilância em turnos de revezamento 12 x 36
IV - Benefícios mensais e diários
-
Custo com transporte
-
Auxílio alimentação (vales, cesta básica etc.)
-
Assistência médica e familiar
-
Auxílio creche
-
Seguro de vida, invalidez, auxílio-funeral
-
Participação nos lucros da empresa
V - Insumos diversos
-
Custo de uniformes e equipamentos de proteção individual (EPIs)
-
Custo de materiais consumíveis
-
Custo dos equipamentos
VI - Custo da reserva técnica
-
Pode ser cotado? Para que serve? Qual o posicionamento do TCU e do CNJ a respeito?
VII - Encargos sociais e trabalhistas
-
Apuração da taxa de encargos sociais e trabalhistas incidente na contratação - Empresa geral e empresas inscritas no Simples Nacional (LC nº 123/2006)
-
Impacto da Lei nº 12.506/2011, que trata do aviso prévio na planilha de custos
VIII - Custos indiretos, tributos e lucros
-
Composição dos custos indiretos
-
Definição do lucro operacional
-
Formas de tributação das pessoas jurídicas e sua influência na planilha de custos: Lucro Real, Lucro Presumido, empresa enquadrada no Simples Federal - LC n° 123/2006 e LC nº 128/2008
-
Compreendendo os tributos indiretos incidentes no custo dos serviços: PIS, COFINS e ISS
-
O tratamento do IRPJ e da CSLL e seu impacto na exequibilidade do preço
-
BDI - Benefícios e Despesas Indiretas nas atividades de prestação de serviços continuados - Possibilidade de utilização
3ª Parte: Exercícios práticos de fixação, com realização do passo a passo de todos os itens de cálculo necessários para elaboração da planilha de custos
Obs.: Os exercícios poderão ser realizados durante a exposição da parte teórica, a critério do instrutor.
1) Exercício prático de preenchimento do Módulo 1 - Composição da remuneração para contratação dos serviços de vigilância, com utilização da Convenção Coletiva de Vigilância em vigor em Goiânia/GO, para apurar o custo da remuneração do vigilante em jornada 12 x 36 horas noturna e diurna, com trabalho de segunda a domingo.
2) Exercício prático de preenchimento da planilha de custos, conforme modelo da Instrução Normativa nº 2/2008, alterada pela Portaria nº 7/2011, de contratação de serviço de conservação e limpeza utilizando produtividade em m².
Professores
- Dra. Flaviana Vieira Paim
Advogada e Contadora; Pós-graduada em Auditoria e Perícia Contábil pela Faculdade Porto-Alegrense (Fapa); Palestrante, congressista e facilitadora de treinamentos abertos e fechados voltados à Gestão de Contratos, inclusive com enfoque específico para a Administração Pública e para elaboração de planilha de custos para a formação do preço das contratações de serviços contínuos; Assessora técnica e articulista para as áreas de finanças e licitações do Instituto Nacional de Gestão Pública (Ingep).
- Alexandre Mahatma Dantas de Faria
Pós-graduação Lato Sensu - Ciências Militares - Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (Esao) - Oficiais de Intendencia; Bacharelado em Ciências Militares - Formação de Oficiais de Intendência - Academia Militar da Agulhas Negras (Aman); Pós-graduando (MBA Executivo) em Direiro Público - Fundação Getúlio Vargas - Rio de Janeiro.
- Eduardo dos Santos Guimarães
Assessor-Chefe da Assessoria de Controle da Economicidade do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MP-RJ); Mestre em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (Ebape); Bacharel em Informática e Tecnologia da Informação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
Observações
a) O(s) prefessor(es) qua atuará(ão) en cada curso será(ão) indicado(s) 8 dias antes do evento.
b) A Editora NDJ reserva-se o direito de convidar outros professores que não constem no rol acima.
Importante
*Inclusos: material, legislação pertinente, coffee breaks e Certificados de Participação para quem assistir a pelo menos 70% dos eventos.
A Editora NDJ reserva-se o direito de não realizar algum(ns) desses eventos por motivos operacionais ou por falta de quórum, obrigando-se a comunicar tal fato com antecedência aos inscrítos.
Coordenação Técnica
- Angelo Iadocico
Diretor
- Egle dos Santos Monteiro
Coordenadora Jurídica
- Gilberto Bernardino de Oliveira Filho
Gerente Técnico de Eventos
Valor Para Assinante
R$ 2.360,00
Valor Para não Assinante
R$ 2.900,00
Duração
16 horas
-
Editora NDJ
_________
Ganhador:
-
Eliézer Rogério de Souza
INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES
TELEFONE
(11) 3225-7000
e-mail
ou