Seminário Nacional de Capacitação Profissional em Licitações Públicas
domingo, 15 de janeiro de 2006
Atualizado em 16 de janeiro de 2006 11:26
Seminário Nacional de Capacitação Profissional em Licitações Públicas
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Data: 13, 14 e 15/2
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Horário:
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1º dia: 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h
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2º dia: 9h às 12h e das 14h às 18h
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3º dia: 9h às 12h
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Local: Hotel Naoum Plaza, SHS Quadra 5 Bloco H/I, Brasília, DF
Apresentação
Dr. Marçal Justen Filho, sócio do Justen, Pereira, Oliveira & Talamini - Advogados Associados, será um dos palestrantes do Seminário Nacional de Capacitação Profissional em Licitações Públicas.
A disciplina jurídica das Licitações Públicas é o grande desafio do servidor público atual. Administrar as compras e contratações administrativas é uma tarefa que exige capacitação e constante aperfeiçoamento desses profissionais. Esse Seminário pretende abordar as grandes questões sobre o tema de Licitações e também traz um programa especial que proporciona uma capacitação para Pregoeiros, segundo as mais recentes alterações legislativas. A matéria relativa ao Sistema de Registro de Preços também terá com uma abordagem especial.
O Seminário tem a honra de contar com as palestras dos renomados professores Jessé Torres Pereira Junior e Marçal Justen Filho.
Programa
1º dia - 13/2
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Prof. Jessé Torres Pereira Junior
Licitação
1) A fase interna da licitação
1.1) A identificação das necessidades da Administração Pública
1.2) A concepção da futura contratação
1.3) A apuração do cabimento da licitação
1.4) A verificação dos requisitos de abertura da licitação
1.5) A elaboração do edital
2) O edital e a disciplina da habilitação (Leis n. 8.666 e 10.520)
2.1) Conceito
2.2) Estrutura legal: art. 27. Questões menores: habilitação jurídica e trabalho de menor
2.3) Regularidade Fiscal (art. 29)
2.4) Desnaturamento da exigência
2.5) Questões problemáticas:
2.6) Qualificação técnica (art. 30)
2.7) Qualificação econômico-financeira (art. 31)
2.8) A participação de consórcios (art. 33)
2.9) Certificado de Registro Cadastral (art. 34)
2.10) A inscrição no SICAF (Dec. Fed. nº 3.722)
2.11) Dispensa de documentos em contratações específicas (art. 32, § 1º)
2.12) A disciplina da habilitação no pregão
3) O edital e os critérios de julgamento das propostas
3.1) Critérios objetivos de julgamento
3.2) Licitação de técnica e critérios técnicos de identificação do objeto
3.3) Julgamento das propostas
3.4) Requisitos quanto às propostas
3.5) Desclassificação por inexeqüibilidade
3.6) A questão das amostras
4) O processamento da concorrência
4.1) A publicação do aviso de licitação
4.2) Pedidos de esclarecimento e impugnações
4.3) Comparecimento dos interessados para apresentação de envelopes (de número e conteúdo variável em função do tipo de licitação)
4.4) Recebimento e abertura dos envelopes de documentação
4.5) Abertura dos envelopes de propostas
4.6) Julgamento
4.7) A inversão de fases
5) Recursos administrativos
5.1) Cabimento: qualquer decisão
5.2) Prazo: usualmente, cinco dias úteis
5.3) Processamento
6) Formalidades complementares
6.1) Submissão da classificação à autoridade superior (art. 48)
6.2) Anulação
6.3) Revogação: motivos supervenientes
6.4) Homologação (arts. 38, inc. VII e 43, inc. VI)
6.5) Adjudicação
2º dia - 14/2
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Prof. Marçal Justen Filho
Pregão
7) Pregão e suas formas
7.1) Comum e eletrônico
7.2) A relação entre os Decs. Feds. n. 3.555 e 5.450
7.3) A "obrigatoriedade" da adoção do pregão
7.4) A cotação eletrônica de preços
8) A identificação do cabimento do pregão: bem ou serviço comum
8.1) A "definição" legislativa e regulamentar e sua insuficiência
8.2) A identificação do conceito correspondente a "comum"
8.3) O elenco do Anexo II do Dec. Fed. n. 3.555
8.4) Serviços de engenharia: a variação do Dec. 5.450 e o TCU
8.5) Bens na área de informática
8.6) Pregão e SRP
8.7) Pregão e licitação por itens
9) O pregoeiro e a equipe de apoio
9.1) Designação e requisitos
9.2) Competências explícitas e implícitas
10) Primeira etapa: propostas escritas
10.1) Credenciamento
10.2) Entrega de envelopes
10.3) Ausência de comparecimento pessoal
10.4) Abertura dos envelopes de propostas
10.5) Julgamento das propostas
10.6) Classificação das "melhores propostas"
10.7) Cabimento de impugnações
11) Segunda etapa: lances verbais
11.1) Início da disputa por lances
11.2) A escolha do primeiro licitante a formular lance
11.3) O ônus de formular lance
11.4) Lance superior ao anterior
11.5) A ausência de lances
11.6) A seleção da melhor proposta
11.7) A desclassificação da proposta vencedora
11.8) A segunda classificação provisória
12) Terceira etapa: habilitação
12.1) Abertura dos envelopes de documentação
12.2) Exame dos documentos pertinentes aos requisitos de participação e habilitação
12.3) A regra do "suprimento de defeitos"
12.4) A inabilitação e seus efeitos
12.5) A abertura do envelope do segundo classificado
12.6) A negociação do pregoeiro com o interessado
12.7) A seleção do vencedor: classificação definitiva
13) Recursos
13.1) Cabimento contra a decisão final
13.2) Interposição verbal
13.3) Apresentação de razões em três dias
13.4) Impossibilidade de suprimento de vícios insanáveis
13.5) Efeitos do provimento
14) Contratação
14.1) Prazo de validade de propostas
14.2) Recusa do adjudicatário e convocação do segundo classificado
Pregão Eletrônico
15) A utilização da Internet para a licitação: inovação qualitativa
16) Aplicação de princípios e regras do pregão comum
16.1) A evolução legislativa da regulamentação
16.2) A impossibilidade de aplicação supletiva do Dec. n. 3.555
16.3) Os princípios e regras da Lei n. 10.520
16.4) A existência de princípios e regras próprias ao pregão eletrônico
17) Etapa interna
17.1) Finalidades e formalidades equivalentes
17.2) A escolha do pregão eletrônico
17.3) Questões peculiares ao pregão eletrônico
18) Publicidade: diferença de valores
19) Primeira etapa externa: propostas
19.1) Credenciamento: obtenção de senha
19.2) Remessa da proposta
19.3) Início da sessão pública
19.4) Troca de mensagens
20) Segunda etapa: lances
20.1) Início
20.2) Comunicação em tempo real
20.3) Anonimato
20.4) Exclusão automática de lances
20.5) Encerramento por decisão do pregoeiro: aviso de fechamento
20.6) Negociação promovida "on line"
21) Terceira etapa: exame da documentação
21.1) Requisitos comuns de habilitação
21.2) Remessa de documentos
21.3) Adequação de planilhas
3º dia - 15/2
Manhã
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Prof. Marçal Justen Filho
22) Questões controvertidas
22.1) Amostras
22.2) Inexeqüibilidade
22.3) Desconexão
23) Julgamento
23.1) Soluções comuns
23.2) Declaração do vencedor
24) Recursos
24.1) Manifestação de vontade de recorrer
24.2) Interposição propriamente dita do recurso
24.3) Ainda a questão do acolhimento do recurso pelo pregoeiro
24.4) Aplicação dos princípios gerais
Sistema de Registro de Preços
25) Conceituação
26) Utilidade do SRP
26.1) Ausência de obrigatoriedade de contratação
26.2) Pluralidade de contratações sucessivas, com objeto similar
26.3) Variação de quantitativos nas diversas contratações
26.4) Pluralidade eventual de órgãos beneficiários
27) Desvantagens do SRP
27.1) Obsolescência dos dados: variações de mercado
27.2) Neutralização dos efeitos de escala: preço versus quantidade
28) Disciplina jurídica
28.1) Lei n. 8.666
28.2) Regulamentação pelas diferentes órbitas federativas
28.3) Regulamentação Federal
29) Características quanto à licitação
29.1) Modalidade
29.2) Tipo
29.3) Regras editalícias específicas
30) A ata de registro de preços
31) A "gestão" da ata de registro
31.1) Competência do órgão gerenciador
31.2) Competência dos órgãos participantes
31.3) Revisão e reajuste de preços
32) Contratações derivadas
32.1) Legitimação
32.2) Requisitos
32.3) Renegociação de preços
32.4) Opção por realização de licitação específica
32.5) Formalização da contratação
33) Princípios gerais atinentes à contratação administrativa
33.1) Anulação e revogação da "ata"
33.2) Sancionamento ao fornecedor inadimplente
Taxa de inscrição
R$ 1.780,00 por participante.
*Inscrição inclui: Livro: Pregão (Comentários à Legislação do Pregão Comum e Eletrônico) 4ª Ed. do Prof. Marçal Justen Filho, 2 coffee-breaks, 2 almoços, material de apoio e certificado de freqüência.
**A cada quatro inscrições do mesmo órgão, será concedida a quinta inscrição como cortesia.
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INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES
TELEFONE
(41) 3029-0707/ (61) 4062-8300/ (11) 4052-9300