Gestão de contencioso de massa e a recuperação de créditos
terça-feira, 22 de abril de 2014
Atualizado às 16:42
Seminário
Gestão de contencioso de massa e a recuperação de créditos
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Data: 22/5
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Horário: 9h às 17h50
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Local: Av. Angélica, nº 2510 - cjs. nº 31 a 34 - Higienópolis - São Paulo/SP
Objetivo
A implementação de uma política de acordos eficiente é uma estratégia que dá ao contencioso maior agilidade e redução de custos. Por outro lado, é imprescindível que os planos de recuperação de créditos estejam alinhados ao Código de Defesa do Consumidor, a fim de evitar transtornos e desgastes perante o cliente devedor e aumento de custos pelos questionamentos judiciais.
Público-alvo
Executivos, gerentes e profissionais atuantes nas áreas jurídicas, de crédito e cobrança, recuperação de crédito e negócios.
Programação
8h30 às 9h - Credenciamento
9h às 10h10
- Thiago Mansur Monteiro
Pós-Graduado em Direito Empresarial pela PUC/SP (2010); Graduado em Direito, com especialização em Direito Civil e Processo Civil, pela Universidade de São Paulo (2006); Professor de Assistente na PUC/SP/COGEAE (2011-2013) e na GVLaw (2011). Coordenador da Subcomissão de Direito Empresarial do CNA/IASP (2013). Membro da Comissão de Novos Advogados do IASP. Sócio do V Andrade Advocacia.
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Advocacia empresarial moderna e a importância da gestão;
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A necessidade de alinhamento entre a empresa e o departamento jurídico;
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A relação da empresa com as questões jurídicas e o contencioso;
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O custo total do contencioso e o objetivo da empresa com o contencioso;
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Riscos envolvidos no contencioso;
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Características especificas do contencioso de volume e cuidados (Incluindo gestão de pessoas);
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Necessidade de o contencioso ajudar o negócio e reduzir demandas;
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Gestão do contencioso de volume.
10h10 às 10h20 - Perguntas e Comentários
10h20 às 10h35 - Networking Break
10h35 às 11h35
Implementação e gerenciamento de acordos
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Acordos - fazer/ não fazer? - tempo do curso da ação x recuperação do crédito - prós e contras;
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Como realizar os acordos?
1 - Aspectos psicológicos: técnicas de aproximação - presença de representantes da empresa; aspectos negociáveis: prazos/ garantias/ suspensão do processo.
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Como gerenciar os terceirizados - alinhamento das bases de acordo e limitadores de atuação;
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Utilização de prepostos - próprios/ terceiros e sua viabilidade.
11h35 às 11h45 - Perguntas e Comentários
11h45 às 12h35
- Telma Cecília Torrano
Sócia de Guazzelli e Torrano Advogados Associados. Formada pela PUC-RS, pós graduada em Direito Civil para Uniritter, Gestão Estratégica de Deptos e Escritórios de Advocacia pela UNISINOS-RS, Administração Legal de Dptos Jurídicos e Escritórios de Advocacia pela FGV-SP, cursou MBA em Gestão Econômica Estratégica de Negócios pela FGV -SP. Sócia fundadora do escritório Guazzelli & Torrano, indicado pelo 4o ano consecutivo como um dos mais admirados escritórios de advocacia na categoria full service. Indicada pelo 3o ano consecutivo como uma das mais admiradas advogadas na área de Direito do Consumidor.
Administração e gestão de contencioso de massa.
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Principais questões para uma gestão eficaz;
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Critérios rigorosos na formação da equipe jurídica e divisão eficiente de tarefas;
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Software jurídico de alta performance;
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Índices de desempenho;
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Políticas de terceirização;
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Políticas de acordo;
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Eficiência no departamento administrativo e financeiro.
12h35 às 12h45 - Perguntas e Comentários
12h45 às 14h - Almoço
14h às 15h10
Atuação dos órgãos de defesa do consumidor
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Funcionamento dos Procon's;
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Funcionamento das associações de defesa dos direitos do consumidor;
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Trâmite de uma reclamação;
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Índices sobre cumprimentos de decisões dos Procon's e cadastro de reclamações fundamentadas;
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Interação com as empresas com alto número de demandas de consumo.
15h10 às 15h20 - Perguntas e comentários
15h20 às 16h20
Os débitos e a cobrança indevida.
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Cobrança indevida e inscrição em cadastros de proteção ao crédito - formas de atuação e prevenção de riscos;
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Prazos;
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Decadência e prescrição;
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Apuração de responsabilidade civil e a caracterização da culpa;
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Danos à vítima - hipóteses que se configuram os danos morais e materiais e fixação de indenizações ocorridas.
16h20 às 16h30 - Perguntas e Comentários
16h30 às 16h45 - Networking Break
16h45 às 17h40
Gestão da recuperação de créditos - cobrança, negociação e abordagem jurídica
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Diretrizes legais de recuperação de créditos;
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Riscos jurídicos e fiscais na recuperação dos créditos;
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O direito do consumidor no contexto da recuperação de créditos;
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Canais de cobrança (própria, terceirizada, judicial);
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Campanhas de recuperação;
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Cobrança x negociação - diferenças;
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Situações de concessão de prazos e redução de juros;
17h40 às 17h50 - Perguntas e Comentários
Coordenação acadêmica
- Mauro Scheer Luís
Bacharel em direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com formação em PNL - Programação Neurolinguística - pela Sociedade Brasileira de Programação Neurolinguística (SBPNL), tendo participado de cursos e treinamentos de formação executiva na Alemanha e na Inglaterra. Cursou módulos de especialização em: direito tributário no IBET - Instituto Brasileiro de Estudos Tributários, instituto complementar à USP; de direito societário na Fundação Getúlio Vargas/SP e de excelência gerencial pela FAAP. Cursando MBA em empreendedorismo e inovação pela B.I. International / Berkeley University of California. (Estados Unidos), Babson Executive Education (Estados Unidos) e Shanghai Jiao Tong University (China). Membro da Ordem dos Advogados do Brasil (Secção São Paulo), da AASP - Associação dos Advogados de São Paulo e da APET - Associação Paulista de Estudos Tributários; autor de diversos artigos. Foi membro da comissão de cooperativismo da OAB-SP. Participa de reuniões de comitês técnicos na Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos (Amcham) e da Câmara Brasil-Alemanha (AHK). É advogado sócio-fundador de sociedade de advogados, coordenador acadêmico de instituição de ensino executivo e presidente do Grupo Smax Empreendimentos.
Observações
*Inclusos : material de apoio (certificado, crachá e apostila), almoço e dois networking break.
* A confirmação da realização do curso está sujeita a quorum mínimo; no caso de cancelamento, todo e qualquer valor pago a título de inscrição será devolvido, porém não nos responsabilizamos por gastos com passagens aéreas, traslados, hospedagem ou qualquer outra despesa.
* Horário sujeito a alterações.
Realização
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Central Prática Educação Corporativa
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TELEFONE
(11) 3257-4979
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