17ª Conferência Anual - Gestão de Departamento Jurídico
quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014
Atualizado às 15:54
17ª Conferência Anual - Gestão de Departamento Jurídico
-
Data: 28 a 30/4
-
Horário: ver programação
-
Local: Paulista Plaza Hotel - São Paulo
Principais temas abordados
-
Desenvolvimento de pessoas no departamento jurídico
-
Novas Competências para os Advogados Corporativos
-
Engajamento do time jurídico
-
Como Aproximar o Departamento Jurídico das Demais Áreas
-
Administrativas
-
Otimização do Budget
-
Responsabilidade Socioambiental
-
Lei nº 12.846/2013: Impactos da Nova Legislação Anticorrupção
-
Novo Código de Processo Civil
-
Vantagens e Desvantagens da Utilização de Arbitragem
-
Aspectos Digitais na Rotina do Departamento Jurídico
-
Contabilidade Para Advogados
-
Indicadores de Desempenho para o Departamento Jurídico
-
Media Training para Advogados
28/4
8h30 - Recepção e credenciamento dos participantes
8h50 - Abertura do 1º dia do evento pelo Presidente de Mesa
Painéis de abertura: foco no desenvolvimento de pessoas para o melhor desempenho no departamento jurídico de sua empresa.
Insights iniciais: Os primeiros painéis do evento são voltados para discutir o perfil dos profissionais de hoje e fazer uma análise das tendências para o futuro. Entenda como agir em um cenário cada vez mais competitivo para reter os melhores colaboradores e contratar jovens potenciais para compor uma equipe jurídica alinhada com o posicionamento estratégico de sua empresa.
9h - Perfil do Século XXI: Entenda o Comportamento dos Profissionais que Estão Ingressando no Mercado de Trabalho e as Ambições da Geração que Irá Dominar a Gestão Jurídica de Empresas Dentro de Alguns Anos
-
Quem são os novos advogados? Perfil social, cultural e socioeconômico dos jovens profissionais que estão conquistando posições de destaque no mercado
-
O perfil ideal: identifique as necessidades de sua empresa e conheça o profissional adequado para compor o seu time jurídico
-
A importância de entender os comportamentos atuais para traçar planos de ações eficazes e assertivos com seus funcionários
-
Formação de equipe jurídica e o conflito de gerações: como lidar com as características da geração Y e alinhar com a experiência dos que já atuam no mercado há mais tempo
- Luciana Ezequiel
Head of HR Brazil - DHL
- Rodrigo Exman
Legal Director Johnson & Johnson
10h30 - Coffee Break
11h - Novas Competências Necessárias para os Advogados Corporativos: O que a Empresa Deve Procurar em um Profissional e em Quais Habilidades Investir para Desenvolver Competências que são Diferenciais Competitivos
-
O mercado procura por líderes - E você, sabe o que isso significa?
-
Como estar em consonância com o direcionamento estratégico da empresa para ganhar destaque junto aos gestores
-
Características procuradas pelo mercado: por que é importante saber assumir uma posição em diferentes situações e saber como se comunicar adequadamente com seus pares
-
Relações Públicas: entenda o papel do bom relacionamento com outras áreas para ganhar aliados e ter uma rotina de trabalho mais ágil e descomplicada
- Kleber Costa Godinho da Silva
Gerente Jurídico - AVON
- Luís Fernando Radulov Queiroz
Diretor Jurídico - AES BRASIL
Foco nos resultados: motive a sua equipe jurídica para Alcançar metas, preservar a imagem corporativa e angariar Investimentos na empresa
Discussão pontual com profissionais de diferentes segmentos de mercado para o diagnóstico de ações que visam conscientizar a equipe quanto às possibilidades de melhoria de resultados e a construção de uma imagem positiva da empresa
12h - Engaje o seu Time - Entenda como o Investimento em Estratégias Internas pode Ajudar na Prevenção de Ações Contra a Empresa, Além de Colaborar para a Preservação da Imagem Corporativa de sua Empresa Junto ao Mercado
Estratégias desenvolvidas internamente para difusão aos colaboradores, visando a prevenção de ações contra a empresa: sensibilização, capacitação e alinhamento com as metas do departamento jurídico e da empresa
Fluxo dinâmico de informações: evite que os riscos virem uma realidade ou que aumentem sua gravidade e discuta formas de contornar o atraso com que os assuntos chegam ao jurídico
Linha de frente: a importância do investimento em treinamento para todas as equipes da empresa, com o intuito de proteger a imagem corporativa
O papel do advogado corporativo neste contexto
- Carmen Backsmann
Gerente Executiva de Assuntos Jurídicos - Volkswagen do Brasil
- Flávio Franco
Diretor Executivo Jurídico - Netshoes
13h - Almoço
Legal management meeting: encare os desafios e descubra como Melhorar o relacionamento entre áreas internas de sua Empresa
Brainstorm: Desenvolvemos conteúdos específicos voltados para aspectos gerenciais importantes que vão te ajudar a conquistar melhorias na performance do seu departamento jurídico. Traga suas ideias para um debate interativo e compartilhe com gestores de outras áreas administrativas que atuam em conjunto com o jurídico Liderança no Jurídico
17h - Case de sucesso: A História do Jovem Advogado que Alcançou um Alto Posto Jurídico em uma das Maiores Empresas do País na Atualidade
-
Trajetória profissional: caminhos trilhados, qualificações investidas e visão de mercado
-
Como é o advogado que o mercado procura hoje?
-
Características que levam profissionais aos cargos de liderança
-
Auto-Superação: Dicas sobre como enfrentar os desafios em um mercado altamente concorrido e conquistar um diferencial competitivo
-
Sabatina: todas as perguntas respondidas pelo palestrante
- Elias Marques de Medeiros Neto
Diretor Jurídico - Cosan
14h30 - mude o mindset: Como Aproximar o Departamento Jurídico das Demais Áreas Administrativas da Empresa para uma Atuação Mais Estratégica e Assertiva - Quebre Paradigmas Organizacionais que Dificultam a Comunicação Interdepartamental
-
Foco de problemas: como eliminar a imagem do Departamento Jurídico como um uma área que entra em ação somente após o litígio
-
Trabalho em várias mãos: os benefícios em se traçar estratégias que reúnam líderes de diferentes áreas para caminhar em direção aos objetivos da empresa
-
Os intocáveis: desconstruindo a visão de distância do jurídico com as áreas que devem atuar em conjunto para a elaboração de projetos, contratos e outras ações estratégicas
-
Como se fazer entender pelos diferentes departamentos de uma empresa: liderança, boa comunicação e clareza para a atuação em equipes multidisciplinares
-
Apresentação de case: iniciativas da área jurídica para uma aproximação com as demais áreas
- Gilberto Biskier
Gerente Executivo Jurídico e Administrativo - Unimed Santos
- Juliana Ruggiero
Business Lawyer - Johnson & Johnson
15h30 - Otimização do Budget: Dinâmicas para o Melhor Aproveitamento do Orçamento Pré-Estabelecido para o Departamento Jurídico - É Possível Fazer Mais e Melhor com um Orçamento Engessado?
-
Análise de resultados: quanto compensa para a empresa fazer acordo em ações judiciais
-
Situações em que uma condenação em um processo judicial pode ser vantajosa
-
Avaliação da taxa de condenação em diferentes tribunais: dados a serem utilizados a favor da empresa
- Márcia Muniz
Legal Director - Cisco do Brasil
16h30 - Coffee Break
18h - Encerramento do 1º dia do evento
29/4
8h30 - Recepção e credenciamento dos participantes
8h50 - Abertura do 1º dia do evento pelo Presidente de Mesa
Painéis técnicos: compliance, novo código de processo civil, lei Anticorrupção, legislações ambientais, arbitragem e Utilização de novas tecnologias - entenda os impactos, discuta
Formas de atuação e evite prejuízos.
O segundo dia do evento começa com questões técnicas que fazem parte da rotina dos departamentos jurídicos e que compõem grande parte das preocupações dos gestores. Avalie cases e compartilhe experiências que podem ser implementadas em sua empresa, evitando os problemas que são inerentes a cada ponto discutido.
9h - Atuação Verde: O Desafio de Manter a Capacidade Produtiva de Sua Empresa em Consonância com as Legislações Ambientais Vigentes - Alinhe a Responsabilidade Socioambiental com o Desempenho Ideal dos Aspectos Jurídicos para Evitar Problemas Legais.
-
Definição de papéis: qual área é a responsável por traçar ações ligadas às questões ambientais dentro de uma empresa
-
Conheça estruturas possíveis de atuação conjunta para estar em conformidade com a estratégia da empresa e as leis ambientais
-
Mudança de cultura organizacional: como o jurídico pode atuar para ajudar na construção de planos de ação que visam a educação dos colaboradores sobre as legislações relacionadas ao meio ambiente
- Bruno Kerlakian Sabbag
Gerente Jurídico - Natura
- Fabrício Soares de Melo
Coordenador Jurídico Corporativo Ambiental - Raízen
- Roberto Akiau
Gerente Jurídico Ambiental e de Negócios - Votorantim Cimentos
10h - Coffee Break
10h20 - Lei nº 12.846/2013: Entenda os Impactos da Nova Legislação Anticorrupção e o Fundamental Papel do Compliance Jurídico para Evitar Prejuízos em sua Empresa
-
Bê-á-bá: o que é, quais os impactos e quais as preocupações em vista
-
Como o departamento jurídico deve ser preparar para se adequar a essa nova lei
-
Mapeie as áreas de risco dentro da empresa e incorpore ações jurídicas que vão ajudar a proteger a sua empresa
-
Semelhanças e Diferenças: comparativo entre a lei nº 12.846/2013, FCPA e UK Anti-Bribery Act
- Daniel Sibille
Compliance Counsel - América Latina - Oracle
- Luciano Malara
Latam Principal Legal Counsel for Compliance and Employment - DELL
11h10 - Vantagens e Desvantagens da Arbitragem: Avalie todos os Pontos da Utilização de Câmaras Arbitrais em Resoluções de Ações Judiciais
Vantagens e desvantagens para a empresa ao optar por uma câmara arbitral para a resolução de processos
Celeridade x alto custo: como avaliar essas variantes em cada caso para que a opção pela arbitragem seja a mais adequada
Análise de casos de utilização de arbitragem: entenda como o mercado tem atuado
Como justificar a opção de arbitragem junto ao corpo diretivo da empresa
- Augusto Barros de Figueiredo e Silva Neto
Gerente na área de Gestão de Contratos e Prevenção de Disputas - Comitê Organizador Dos Jogos Olímpicos Rio 2016
João Paulo Hecker da Silva
Sócio do Lucon Advogados
12h - Novo Código de Processo Civil: Entenda os Impactos das Mudanças Iminentes com a Aprovação do Novo CPC e Prepare a sua Empresa para uma Atuação Eficiente
-
Panorama de mudanças: quais as alterações que mais impactarão na rotina do departamento jurídico
-
Visão gerencial: a importância de entender quais serão as mudanças e como preparar o seu time jurídico
-
Incidente de resolução de demandas repetitivas, diminuição do poder dos juízes, regime de liminares entre outros pontos importantes
-
Desconsideração de personalidade jurídica: consequências para administradores e sócios de empresas
- Elias Marques de Medeiros Neto
Diretor Jurídico - Cosan
- Frederico T. Garcia da Silva
Sócio do Gondin Advogados Associados
13h - Almoço
14h20 - Aspectos Digitais que Mudam as Rotinas dos Departamentos Jurídicos: Utilização de Provas Eletrônicas, Bring Your Own Device (BYOD) e Outros Pontos a Serem Considerados na Era Digital
-
A utilização do e-mail como prova digital: até que ponto a empresa pode vigiar as mensagens trocadas pro seus funcionários sem infringir o direito à privacidade
-
Qual o papel do jurídico em casos de invasão de servidor: ações a serem tomadas e respaldos legais importantes
-
Riscos eminentes com a utilização de dispositivos pessoais para acessar dados sigilosos da empresa: como proteger a sua empresa de vazamento de informações e roubo de dados
-
Nota fiscal eletrônica: validade jurídica e formas de utilização
- Mariana Pazianotto Deperon Bastos
In-House Counsel - Sky Brasil Serviços Ltda.
Novas demandas do mercado: por que é necessário o advogado entender conceitos de contabilidade e finanças para otimizar a atuação do departamento jurídico e antecipar resultados mais precisos para a diretoria da empresa.
Desenvolvemos dois painéis especiais para debater dois aspectos que estão em pauta no momento: contabilidade e finança para advogados e a utilização dos indicadores de desempenho do departamento jurídico para o financiamento de novas ações junto ao corpo diretivo da empresa, por meio do apontamento dos resultados de forma mais precisa e significativa
15h10 - Contabilidade Para Advogados: Noções Financeiras, Formação de Balanço e Outras Informações Importantes que Otimizam as Atividades Jurídicas e Auxiliam na Compreensão de Análises Financeiras
Identificação de necessidades para advogados: a importância de entender noções de contabilidade para a melhoria de rotinas profissionais
Competências a serem trabalhadas para o desenvolvimento dessa visão financeira
O reporte de contingências para empresas de capital aberto e multinacionais: como o jurídico pode se organizar internamente para entender os impactos das normas contábeis internacionais
16h - Indicadores de Desempenho para o Departamento Jurídico: Como Utilizar as Informações Coletadas para Melhorar a Atuação Jurídica na Empresa e Apontar os Resultados Junto à Direção da Companhia
-
Plano de ação focado na resolução de demandas: como usar as informações e os números da companhia para diminuir o volume de processos
-
Identifique focos de problemas para melhorar a atuação da empresa: contratos mais completos, redução no índice de condenação e no volume de peças processuais
-
Indicadores de acordos e condenações: avaliação da performance dos escritórios terceirizados e também do departamento jurídico
-
Como traduzir o jurídico em números e justificar a necessidade de investimentos, quando necessário, junto ao board da empresa
-
Utilização de informações apontadas em KPIs para prever e provisionar custos
16h30 - Coffee Break
Sessão Especial Pós-Conferência
Mini-oficina: compreenda o papel de porta-voz jurídico de sua Empresa e a importância de saber como se portar para a melhor Comunicação possível com a sociedade e seus pares
O mapeamento com mais de 50 profissionais de mercado apontou e nós preparamos um tópico inovador para este evento. Entenda o que é Media Training e por que esta é cada vez mais uma solicitação do board das empresas aos seus gestores jurídicos.
17h - Media Training: Entenda como Novas Habilidades Podem Ajudar no Desenvolvimento Profissional para uma Atuação mais Eficaz em Diferentes Cenários
-
Media training: quais ações tomar durante uma crise da empresa diante de um ambiente externo
-
Reuniões com o board da empresa: como alinhar os discursos em situações em que um representante jurídico precisa falar em nome da empresa
-
O papel de porta-voz jurídico para acalmar áreas internas em situações extremas: contorne ruídos com o repasse de informações claras, objetivas e verdadeiras
- Andréa Pontes
Diretora de Contas - S2 Publicom
18h30 - Encerramento do 2º dia do evento
30/4
Seminário Pós-Conferência - Opção 1
Departamentos Jurídicos e Escritórios de Advocacia
8h30 - Recepção e credenciamento dos participantes
8h50 - Abertura do 1º dia do evento pelo Presidente de Mesa
9h - debate entre cliente e contratante: Como o Departamento Jurídico Pode Fazer o Gerenciamento de Escritórios de Advocacia Terceirizados com o Foco no Estabelecimento de Métricas, Fortalecimento de Relacionamento e Atendimento a Prazos
-
Formas de contratação de escritórios de advocacia: avaliação de critérios como objetividade, previsibilidade e visibilidade
-
Honorários alternativos: Analise sob uma ótica financeira qual a melhor forma de pagamento para a empresa e para o escritório - hora trabalhada, valores mensais atrelados a condições específicas, por casos ganhos e redução de condenação
-
Consultoria e gestão jurídica de projetos: qual a necessidade para a contratação desses serviços de forma pontual
-
Formas criativas de gestão de escritórios: práticas internacionais possíveis de serem aplicadas no Brasil
*Novo formato de debate na conferência: tempo cronometrado para a exposição de opiniões e discussão junto ao público
- Gianfranco Cinelli
Legal Director Brazil and Latin America - YARA
11h - Coffee Break
11h30 - Utilização de Indicadores para Avaliação dos Escritórios: Entenda os Critérios Fundamentais para Parametrizar o Desempenho dos Parceiros Terceirizados e Estimar os Resultados para uma Tomada de Decisão Assertiva.
-
Direcionamento e entrega de demandas: como acompanhar de perto e reduzir os gastos para a gestão do contencioso
-
Campanhas de incentivo à redução da carteira de ações ativas e passivas da empresa
-
Formas do escritório de advocacia terceirizado controlar o fluxo de atividades e reportar ao contratante
-
Gestão 360° - avalie os indicadores de desempenho em todas as esferas: planejamento, organização, direção, coordenação e controle
- Edson Taro Nakajima
Sócio do A.Kim Advogados
13h - Almoço
14h30 - Definição de Responsabilidade Civil: Papéis Bem Definidos de Cada uma das Partes Envolvidas em um Contrato de Prestação de Serviço Jurídico - Quando o Departamento Jurídico e o Escritório de Advocacia Terceirizado Devem Ser Responsabilizados.
-
Dose de realidade: conheça todos os problemas mais comuns enfrentados na gestão do contencioso de massa e saiba como evitá-los
-
Soluções possíveis: saídas que visam resolver os problemas sem esfriar o relacionamento entre as partes
-
Como terceiros devem se posicionar na eventualidade de situações não previstas
-
Como avaliar e definir a responsabilidade em casos de processos judiciais
- Rafael Mota Felinto
Senior Legal Counsel - Contracts and Business - Estácio Participações
16h - Coffee Break
16h30 - Comunicação Eficiente entre Contratante e Contratado: Como Manter o Cliente Informado sobre Procedimentos, Mudanças na Solicitação de um Serviço e Outras Alterações - Entenda como a Informação Rápida e Direta Pode ser Preciosa para Evitar Crises entre as Partes.
-
A importância de se antecipar para informar ao cliente: prazos, levantamento de materiais, elaboração de peças, análise de condenação de fóruns atuantes e necessidades pontuais do
-
Contratado.
-
"Quem não comunica...": Por que é preciso comunicar o cliente o quanto antes sobre todas as novidades da forma mais real possível
-
Formas de manter contato e motivar a não cair numa rotina de maquinização
-
Alinhamento periódico: a interface com o responsável pelo contencioso para discutir as informações levantadas pelo sistema de gestão.
Thiago Mahfuz Vezzi
Sócio do Salusse Marangoni Advogados
18h - Encerramento do Seminário Pós-Conferência - Opção 1
30/4
Seminário Pós-Conferência - Opção 2
Gestão Jurídica em Empresas Públicas e Economia Mista
9h - Responsabilidade do Advogado na Condição de Processos Judiciais: Como Lidar com a Morosidade no Repasse de Informações para que a Elaboração de Peças de Contestação Aconteça de Forma Mais Rápida e Efetiva.
-
Emissão de pareceres em âmbitos administrativos, análise de ações passadas e opinião desfavorável: como agir em cada uma dessas situações?
-
Aspectos culturais: como incitar a colaboração das demais áreas para que o jurídico não seja comprometido com o atraso de informações
-
Up to down: a importância da direção atuar na conscientização das áreas em contribuir para a elaboração de defesas
-
Sensibilização da alta gestão: o desafio de comprovar a necessidade do envolvimento da área jurídica para diminuir o volume de condenações
- Alessandro Antônio Stefanutto
Procurador Chefe Nacional - Procuradoria Federal Especializada Junto Ao Inss - Advocacia Geral da União
- Silvia Cristina Aranega Menezes
Diretora Jurídica - DERSA
11h - Coffee Break
11h30 - Particularidades de Formas de Atuação e de Demonstração de Resultados: Entenda Como Aproveitar os Dados Obtidos pelos Indicadores de Desempenho e Diminua os Riscos nos Processos.
-
Avaliação de indicadores: critérios prioritários para a mitigação de erros e falhas
-
Como reduzir os riscos na formalização contratos por meio do controle de prazos, companhamento de custos e cláusulas bem definidas para melhorar os resultados dos indicadores
-
Conscientização da equipe jurídica: ações envolvendo o time para a redução de contencioso
-
Relacionamento: como o departamento jurídico pode estreitar suas relações com outras áreas da empresa para otimizar os resultados obtidos
-
Gestão 360° - avalie os indicadores de desempenho em todas as esferas: planejamento, organização, direção, coordenação e controle
13h - Almoço
14h30 - Gestão do Conhecimento: Alcance Melhorias no Desempenho do
Departamento Jurídico de Empresas Públicas por Meio do Investimento em Recursos Intangíveis e Construa Condições Organizacionais Favoráveis para um Crescimento Sustentável da Área
-
Definição de processos e meios de extração e compartilhamento do conhecimento: entenda os pontos mais importantes a serem trabalhados e ações que funcionam para o engajamento da equipe
-
Ferramentas: tecnologias de informação e comunicação que colaboram para o desenvolvimento de uma cultura organizacional que valorize o conhecimento como benefício
-
Influência do conhecimento: garanta o bom desempenho organizacional e financeiro de sua empresa
-
Investimento em capital intelectual: como a empresa pode reduzir custos com turnover na área jurídica e estimular a motivação da equipe para atingir maior eficiência e qualidade nas atividades realizadas
- José Ivanildo Dias Junior
Coordenação Geral de Consultoria Jurídica - CGCJ
15h30 - Coffee Break
16h - Compliance em Empresas Públicas: Alinhe a Atuação da sua Empresa em Consonância com as Definições das Agências Reguladoras e dos Órgãos Estatais e Evite Prejuízos
-
Lei nº 12.846/13: entenda os impactos da nova legislação anticorrupção em empresas públicas e conheça formas de prevenir erros
-
Compreenda as definições dos órgãos reguladores para uma atuação eficaz no mercado e elimine os prejuízos com autuações e suspensões
-
Processo de conscientização: a importância da educação de compliance aos funcionários visando atingir níveis de excelência de atuação
-
Boas práticas no Departamento Consultivo e a responsabilização do Advogado Público: experiência da AGU
- Rui Magalhães Piscitelli
Consultor - Procuradoria Geral Federal
17h - Encerramento do Seminário Pós-Conferência - Opção 2
Conferência Principal (28 e 29/4) |
Valor especial para inscrições até 28/02/2014 |
Valor especial para inscrições até 28/03/2014 |
Valor para inscrições após 29/03/2014 |
Evento Completo (28, 29 e 30/4) |
Valor especial para inscrições até 28/02/2014 |
Valor especial para inscrições até 28/03/2014 |
Valor para inscrições após 29/03/2014 |
-
IBC - International Business Communications
_____________
INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES
TELEFONE
(11) 3017-6888
ou