Lançamento da 5ª edição da "Revista CAASP"
A "Revista CAASP" chega a sua 5ª edição.
quarta-feira, 12 de junho de 2013
Atualizado às 08:29
Lançamento
A "Revista CAASP" chega a sua 5ª edição.
O traço de Paulo Caruso brinda os leitores da Revista da CAASP a partir de sua quinta edição, ilustrando a capa e retratando o entrevistado das páginas centrais. Na reportagem de capa da quinta edição, os professores de Direito Penal Ivete Senise Ferreira e Vicente Greco Filho analisam a questão da maioridade penal, que recebe ainda ponderações do advogado e vereador Ari Friedenbach, pai de Liana, a jovem brutalmente assassinada pelo adolescente Champinha há 10 anos.
Tema candente, a maioridade penal recebe de Fábio Romeu Canton Filho uma visão oposta. Em "Palavra do Presidente", o dirigente da CAASP aponta um problema que mereceria, no mínimo, a mesma atenção dos meios de comunicação: a violência contra os menores, e não a por eles praticada.
Para falar de violência, segurança e horrores da ditadura, a Revista da CAASP foi ouvir a maior autoridade jornalística brasileira em tais assuntos: Percival de Souza. Entre outras declarações estarrecedoras do premiado repórter e escritor, há esta: "Sobre o PCC, eu constatei infiltração na polícia, condescendência no sistema penitenciário, acesso direto ao gabinete do secretário de Administração Penitenciária e domínio de certas situações em estabelecimentos penais".
A ditadura militar brasileira e a Lei da Anistia são abordadas na seção "Opinião" pelo professor Dalmo Dallari. Incansável defensor dos Direitos Humanos, ele questiona os critérios que até hoje garantem liberdade a agentes da repressão responsáveis por torturas e desaparecimentos.
Em "Saúde", a Revista da CAASP traz ampla reportagem sobre alcoolismo. Ouvidos médicos especialistas e consumidores de álcool, pode-se concluir que boa parte dos ditos "bebedores sociais" deveriam ser incluídos no rol dos alcoolistas.
Dois dos maiores fisiologistas do mundo foram ouvidos para a reportagem na seção "Parceria CAASP". Nuno Cobra e Turíbio Leite de Barros falam sobre como escapar do sedentarismo e ganhar qualidade da vida.