A depressão como doença de trabalho e suas decorrências
segunda-feira, 8 de abril de 2013
Atualizado às 09:40
Seminário
A depressão como doença de trabalho e suas decorrências
-
Data: 9/5
-
Horário: 14h às 18h
-
Local: Av. Angélica, 2510 - cjs. 31 a 34 - Higienópolis - São Paulo/SP
Objetivo
Várias ações trabalhistas que visam à discussão da depressão como doença do trabalho vem sendo ajuizadas no Brasil. Na ausência de um regramento específico, os Tribunais vêm se manifestando de forma divergente sobre a questão. A depressão pode ser concebida como doença do trabalho? Em quais casos o empregador pode ser condenado a indenizar o trabalhador quando tal doença é instalada? Quais são as características que diferenciam a depressão do simples estresse? Estas e outras questões serão abordadas neste evento.
Público-alvo
Advogados, profissionais de recursos humanos, empresários e contadores.
Programação
13h40 às 14h - Credenciamento
14h às 15h - Conceituação e caracterização do estresse;
-
Conceituação e caracterização da depressão;
-
Diferenciação entre estresse e depressão;
-
Causas e prevenção dessas doenças.
15h às 15h10 - Perguntas e Comentários
15h10 às 16h10
- Maria Lucia Ciampa Benhame Puglisi
Advogada formada em 1987 na Faculdade de Direto da USP, com pós-graduação latu-sensu em Direito do Trabalho, pela mesma Faculdade. sócia responsável pela área contenciosa e consultiva do escritório. Atua na área de assessoria jurídica empresarial como advogada desde 1988. Membro da AMCHAM SP, Idiomas Inglês, Francês e Italiano.
-
Estresse e depressão como doença ocupacional;
-
Ações que devem ser tomadas pelo empregador em decorrência da constatação da presença dessas doenças no trabalhador;
-
O INSS e os benefícios em decorrência da caracterização do estresse e da depressão como doença do trabalho.
16h10 às 16h20 - Perguntas e Comentários
16h20 às 16h40 - Coffee Break
16h40 às 17h50
-
Principais causas de indenizações na Justiça do Trabalho;
-
Indenizações decorrentes de doenças do trabalho;
-
Meios probatórios;
-
Ônus probatório;
-
Apresentação de casos.
17h50 às 18h - Perguntas e Comentários
Coordenação acadêmica
- Mauro Scheer Luís
Bacharel em direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com formação em PNL - Programação Neurolinguística - pela Sociedade Brasileira de Programação Neurolinguística (SBPNL), tendo participado de cursos e treinamentos de formação executiva na Alemanha e na Inglaterra. Cursou módulos de especialização em: direito tributário no IBET - Instituto Brasileiro de Estudos Tributários, instituto complementar à USP; de direito societário na Fundação Getúlio Vargas/SP e de excelência gerencial pela FAAP. Cursando MBA em empreendedorismo e inovação pela B.I. International / Berkeley University of California. (Estados Unidos), Babson Executive Education (Estados Unidos) e Shanghai Jiao Tong University (China). Membro da Ordem dos Advogados do Brasil (Secção São Paulo), da AASP - Associação dos Advogados de São Paulo e da APET - Associação Paulista de Estudos Tributários; autor de diversos artigos. Foi membro da comissão de cooperativismo da OAB-SP. Participa de reuniões de comitês técnicos na Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos (Amcham) e da Câmara Brasil-Alemanha (AHK). É advogado sócio-fundador de sociedade de advogados, coordenador acadêmico de instituição de ensino executivo e presidente do Grupo Smax Empreendimentos.
* Inclusos: material de apoio (certificado, crachá e apostila) e um coffee break.
* A confirmação da realização do curso está sujeita a quorum mínimo; no caso de cancelamento, todo e qualquer valor pago a título de inscrição será devolvido, porém não nos responsabilizamos por gastos com passagens aéreas, traslados, hospedagem ou qualquer outra despesa.
Realização
-
Central Prática Educação Corporativa
__________
INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES
TELEFONE
(11) 3257-4979
ou