Gestão estratégica de sociedades de advogados
quarta-feira, 12 de dezembro de 2012
Atualizado às 16:18
Workshop
Gestão estratégica de sociedades de advogados
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Data: 29 a 31/1
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Horário: ver programação
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Local: Av. Angélica, nº 2510 - cjs. nº 31 a 34 - Higienópolis - São Paulo/SP
Módulo I - Planejamento, organização, sistemas, métodos e finanças - 29/1, das 9h às 17h30
Módulo II - Gestão de pessoas - 30/1, das 9h às 17h30
Módulo III - Marketing, relacionamentos e negócios na advocacia - 31/1, das 9h às 17h30
Objetivo
As modificações estruturais pelas quais a área jurídica vem passando nos últimos anos contribuíram para exigir dos sócios e gestores de escritórios visão e ação empresariais, sem que isto implique na descaracterização da profissão ou no desrespeito às normas legais que regulam a advocacia. Dividido em três módulos, o curso possui enfoque eminentemente prático, visando a apresentação de alternativas de gerenciamento administrativo, financeiro, de recursos humanos e de marketing que contribuam para inserir gestores de negócios jurídicos no novo contexto da advocacia empresarial. Os palestrantes são experientes consultores, que trabalham com consultoria para o desenvolvimento de escritórios há mais de 11 anos.
Público-alvo
Sócios, administradores legais, diretores, gerentes e demais profissionais que tenham funções de planejamento e gestão de sociedades de advogados.
Programação
O curso é dividido em três módulos independentes entre si, cada um com carga horária de sete horas:
Módulo I - Planejamento, organização, sistemas, métodos e finanças
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Planejamento estratégico:
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Como planejar e estruturar o departamento ou uma reforma administrativa;
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Níveis de planejamento (estratégico, tático e operacional);
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Atividade prática: elaborando o planejamento estratégico de uma determinada atividade;
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Construção de planejamentos estratégicos setoriais.
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Manuais:
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Normas e padrões de funcionamento;
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Manuais que devem estar presentes em departamentos jurídicos;
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Como elaborar os manuais (parte prática);
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Manuais de atribuição de funções;
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Planos de ausência;
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Funcionogramas;
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Organogramas;
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Fluxogramas - a representação gráfica das tarefas do departamento.
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Planejamento, organização, controle de publicações e prazos:
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Utilização do sistema de controle processual;
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Controle de qualidade e de prazos.
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Planejamento financeiro:
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Controle de custos;
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Budget;
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Controle de rendimento e de custos por áreas ou setores;
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Custo dos serviços: cálculo de rentabilidade;
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Centro de custos;
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Organização, controle e reembolso de despesas e honorários.
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Desempenho e qualidade na advocacia:
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Certificações de qualidade na advocacia;
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Indicadores de desempenho.
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Gerenciando o departamento por meio do software de controle processual:
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Como tornar o software útil e eficaz;
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Implantação;
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Exercício prático: como elaborar um cronograma de implantação;
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Cuidados no cadastro de informações;
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Manual de utilização do sistema: características básicas;
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Indicação dos principais softwares de controle processual e administrativo do mercado.
Módulo II - Gestão de pessoas
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Desenvolvimento de líderes:
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Diferenças entre: liderança x gerência, liderança x poder;
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Qualidades, características e habilidades dos líderes;
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Desenvolvendo lideranças;
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Empowerment;
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Cases.
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Visão e missão departamentais:
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Apresentação, importância e ferramentas necessárias para construção desse tipo de estratégia;
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Exercício prático.
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Estratégias motivacionais:
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Políticas de recompensa;
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Como escolher a melhor recompensa de acordo com cada situação;
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Como motivar a equipe.
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Apresentação de "estruturas horizontais":
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Ferramenta motivacional para a equipe;
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Criação de profissionais multiplicadores;
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Cases.
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Recrutamento e seleção como ferramenta para o desenvolvimento:
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Processo de atração: tornando o cargo desejado;
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Passo a passo de um recrutamento e seleção eficiente;
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Técnicas avançadas de entrevista;
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Principais cuidados a serem tomados (armadilhas!).
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Treinamento e desenvolvimento:
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Elaboração de projeto de treinamento;
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Levantamento das necessidades;
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Principais tipos e técnicas de treinamento;
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Implantação e avaliação;
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Análise de benefícios e custos de treinamento.
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Regras e comportamentos:
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Regras e regulamentos na gestão de pessoas;
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Punições, promoções e problemas;
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Cases.
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Remuneração:
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Tipos de contratação, seus riscos e "encaixes" de acordo com cada estrutura;
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Plano de carreira ou plano de cargos e salários? É possível desenvolvê-los num escritório?
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Cases.
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Administração de conflitos;
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Atribuição de funções e a difícil arte de delegar:
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O profissional como parte da equipe, e não como cargo isolado;
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Vantagens;
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Apresentação de modelos.
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Apresentação de estudos de casos de reestruturação humana;
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Pesquisas de clima.
Módulo III - Marketing, relacionamentos e negócios na advocacia
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O mercado da área jurídica: constatações e tendências;
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Atendimento e relacionamento:
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Como diferenciar-se;
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Planejamento de contatos e relacionamento.
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Gestão da qualidade como diferencial;
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Diferenciais competitivos: como criá-los, exemplos práticos e cases;
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Networking eficaz no meio jurídico:
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Associações, relacionamentos e a localização do público-alvo.
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Pesquisas de satisfação:
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Formas de pesquisa, de acordo com a intenção do pesquisador;
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Exercício prático: montando uma pesquisa.
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Marketing de acordo com o código de ética:
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Decisões dos Tribunais de Ética das OAB's;
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Legislação aplicável;
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Diretrizes sobre as restrições e proibições;
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Construção de sites, folders, newsletters e outros materiais publicitários segundo as normas da OAB.
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Usando a internet para conquistar antigos e novos clientes;
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Técnicas negociação e apresentação;
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Ferramentas da PNL - Programação Neurolinguística que podem ser utilizadas em escritórios;
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Valor dos serviços e aspectos psicológicos:
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Como o cliente enxerga o valor dos serviços.
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Projeto de marketing: exercício prático.
Palestrantes
- Mauro Scheer Luís
Bacharel em direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com formação em PNL - Programação Neurolingüística - pela Sociedade Brasileira de Programação Neurolingüística (SBPNL), tendo participado de cursos e treinamentos de formação executiva na Alemanha e na Inglaterra. Cursou módulo de especialização em direito tributário no IBET - Instituto Brasileiro de Estudos Tributários, instituto complementar à USP. Cursou módulos de MBA em excelência gerencial pela FAAP. Cursando pós-graduação em direito societário pela Fundação Getúlio Vargas/SP, e MBA em empreendedorismo e inovação pela B.I. International / Berkeley University of California. (Estados Unidos), Babson Executive Education (Estados Unidos) e Shanghai Jiao Tong University (China). Membro da Ordem dos Advogados do Brasil (Secção São Paulo), da AASP - Associação dos Advogados de São Paulo e da APET - Associação Paulista de Estudos Tributários, autor de diversos artigos. Foi membro da comissão de cooperativismo da OAB-SP. Participa de reuniões de comitês técnicos na Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos (Amcham) e Câmara Brasil-Alemanha (AHK). É advogado sócio-fundador de Scheer & Advogados Associados e coordenador acadêmico de instituição de ensino executivo.
- Vanessa S. Scheer
Formada em psicologia, pós-graduada em administração de recursos humanos; MBA em excelência gerencial pela FAAP; Personal e Professional Coaching pela sociedade Brasileira de Coaching, consultora especializada em gestão de recursos humanos em escritórios de advocacia e departamentos jurídicos empresariais; responsável por vários cursos e treinamentos pessoais e empresariais ministrados em todo o Brasil pela Central Prática, diretora executiva da Central Prática.
* Inclusos : certificado, material de apoio, almoço e dois coffee breaks - (por módulo).
* A confirmação da realização do curso está sujeita a quórum mínimo; no caso de cancelamento, todo e qualquer valor pago a título de inscrição será devolvido, porém não nos responsabilizamos por gastos com passagens aéreas, traslados, hospedagem ou qualquer outra despesa.
Realização
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Central Prática Educação Corporativa
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Para concorrer a uma vaga-cortesia :
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TELEFONE
(11) 3257-4979
ou