AGENDA

  1. Home >
  2. Agenda >
  3. Aspectos societários, tributários e patrimoniais das reorganizações societárias
Seminário

Aspectos societários, tributários e patrimoniais das reorganizações societárias

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Atualizado às 11:26


Seminário

Aspectos societários, tributários e patrimoniais das reorganizações societárias

(Incorporação, fusão e cisão)

  • Data: 4/12
  • Horário: 9h20 às 18h
  • Local: Av. Angélica, 2510 - cjs. 31 a 34 - Higienópolis - São Paulo/SP

Objetivo

Este curso visa exatamente através de especialistas, transmitir aos participantes conhecimentos de aspectos societários, tributários e patrimoniais das reorganizações societária (incorporação, fusão e cisão) de modo a permitir-lhes perfeita aplicação nos casos em que estejam envolvidos.

Metodologia

Emersão total no tema, em ambiente de concentração nos pontos fundamentais para permitir que o participante, num período de 8 horas, absorva, sem dispersão, o conteúdo programático.

Público-alvo

Empresários, administradores, executivos, advogados, auditores e contadores de empresas, e profissionais cujo patrimônio demande planejamento e gestão.

Programação

9h às 9h20 - Credenciamento

9h20 às 10h30 - Aspectos Societários das Operações

1 - Incorporação

1.1 - Normas da Lei das S.A's e do Código Civil;

1.2 - Formas de incorporação;

1.3 - Fases da incorporação.

2 - Fusão

2.1 - Normas da Lei das S.A's e do Código Civil;

2.2 - Procedimentos assembleiares.

10h30 às 10h40 - Perguntas e comentários

10h40 às 11h - Coffee Break

11h às 12h10

3 - Cisão

  • 3.1 - Lei das S.A's;
  • 3.2 - Tipos de Cisão.

4 - Direito de Retirada dos minoritários nas S.A's

4.1 - Na companhia fechada;

4.2 - Na companhia aberta;

4.3 - Reembolso: Prazo para requerer e formas de pagamento.

5 - Direitos dos minoritários dissidentes nas Sociedades limitadas

5.1 - Análise do art. 1077 do Código Civil;

5.2 - Reembolso: forma de efetuar o pagamento.

6 - Direitos dos debenturistas e dos credores

12h10 às 12h30 - Perguntas e comentários

12h30 às 14h - Almoço

14h às 16h - Aspectos Contábeis

1 - Aspectos Contábeis:

1.1 - Avaliações Patrimoniais;

1.2 - Laudo de avaliação;

1.3 - Critérios das avaliações do Patrimônio Líquido;

1.4 - Demonstrações Financeiras - Balanço Básico;

1.5 - Documentos contábeis necessários.

16h às 16h20 - Perguntas e comentários

16h20 às 16h40 - Coffee Break

16h40 às 17h40

2 - Aspectos Tributários

2.1 - Encerramento do período básico IRPJ/CSLL;

2.2 - Aproveitamento dos Prejuízos Fiscais e Bases Negativas de CSLL;

2.3 - Reavaliação / Lucro inflacionário;

2.4 - Ágio e deságio;

2.5 - ICMS; IPI; ITPI;

2.6 - Transferência de Créditos Tributários;

2.7 - Responsabilidade Tributária.

17h40 às 18h - Perguntas e comentários

Coordenação acadêmica

- Mauro Scheer Luís
Bacharel em direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com formação em PNL - Programação Neurolinguística - pela Sociedade Brasileira de Programação Neurolinguística (SBPNL), tendo participado de cursos e treinamentos de formação executiva na Alemanha e na Inglaterra. Cursou módulo de especialização em direito tributário no IBET - Instituto Brasileiro de Estudos Tributários, instituto complementar à USP. Cursou módulos de MBA em excelência gerencial pela FAAP. Cursando pós-graduação em direito societário pela Fundação Getúlio Vargas/SP, e MBA em empreendedorismo e inovação pela B.I. International / Berkeley University of California. (Estados Unidos), Babson Executive Education (Estados Unidos) e Shanghai Jiao Tong University (China). Membro da Ordem dos Advogados do Brasil (Secção São Paulo), da AASP - Associação dos Advogados de São Paulo e da APET - Associação Paulista de Estudos Tributários, autor de diversos artigos. Foi membro da comissão de cooperativismo da OAB-SP. Participa de reuniões de comitês técnicos na Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos (Amcham) e Câmara Brasil-Alemanha (AHK). É advogado sócio-fundador de Scheer & Advogados Associados e coordenador acadêmico de instituição de ensino executivo.

*Inclusos : material de apoio (certificado, crachá e apostila), almoço e dois coffee breaks.

Realização

  • Central Prática Educação Corporativa

__________

Ganhadores :

  • Patricia Matsusaki Assahara 
  • Rodrigo Miele

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES

TELEFONE

(11) 3257-4979

e-mail

[email protected]

ou

Clique aqui