Gestão estratégica de departamentos jurídicos corporativos
segunda-feira, 24 de setembro de 2012
Atualizado às 11:14
Workshop
Gestão estratégica de departamentos jurídicos corporativos
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Data: 28 e 29/11
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Horário: 9h às 17h30
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Local: Av. Angélica, 2510 - cjs. 31 a 34 - Higienópolis - São Paulo/SP
Módulo I - Planejamento estratégico e gestão corporativa - 28 de novembro (quarta-feira) - São Paulo - 9h às 17h30
Módulo II - Gestão de pessoas - 29 de novembro (quinta-feira) - São Paulo - 9h às 17h30
Objetivo
O departamento jurídico é estratégico dentro de qualquer instituição, funcionando ora como um conselheiro da presidência e diretoria, ora como gestor de inúmeras demandas judiciais. Ao mesmo tempo em que a terceirização da carteira litigiosa alivia a gestão interna, aumenta os riscos caso a fiscalização dos terceiros não seja eficiente. Neste workshop serão apresentadas várias técnicas, sistemas, casos práticos e soluções modernas para vários dos problemas mais comuns enfrentados pelos departamentos jurídicos nos âmbitos de: planejamento, estratégia, administração, finanças, sistemas e recursos humanos.
Público-alvo
Diretores, gerentes e demais profissionais que tenham funções de planejamento e gestão de departamentos jurídicos de empresas.
Programação
O curso é dividido em três módulos independentes entre si, cada um com carga horária de sete horas:
Módulo I - Planejamento, organização, sistemas, métodos e finanças
- Planejamento estratégico:
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Transformando o departamento jurídico corporativo: de mal necessário a instrumento estratégico;
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Como planejar e estruturar o departamento ou uma reforma administrativa;
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Níveis de planejamento (estratégico, tático e operacional);
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Atividade prática: elaborando o planejamento estratégico de uma determinada atividade;
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Construção de planejamentos estratégicos setoriais.
- Manuais:?Normas e padrões de funcionamento;
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Manuais que devem estar presentes em departamentos jurídicos;
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Como elaborar os manuais (parte prática);
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Manuais de atribuição de funções;
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Planos de ausência;
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Funcionogramas;
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Organogramas;
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Fluxogramas.
- Planejamento, organização, controle de publicações e prazos:
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Utilização do sistema de controle processual;
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Controle de qualidade e de prazos.
- Desempenho e controle de terceirizados:
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Indicadores de desempenho.
- Gerenciando o departamento por meio do software de controle processual:
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Como tornar o software útil e eficaz;
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Implantação;
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Como elaborar um cronograma de implantação;
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Cuidados no cadastro de informações;
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Manual de utilização do sistema: características básicas;
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Indicação dos principais softwares de controle processual e administrativo do mercado.
Módulo II - Gestão de pessoas
- Desenvolvimento de líderes:
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Diferenças entre: liderança x gerência, liderança x poder;
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Qualidades, características e habilidades dos líderes;
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Desenvolvendo lideranças;
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Empowerment;
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Cases.
- Visão e missão departamentais:?Apresentação, importância e ferramentas necessárias para construção desse tipo de estratégia;
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Exercício prático.
- Estratégias motivacionais:
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Políticas de recompensa;
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Como escolher a melhor recompensa de acordo com cada situação;
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Como motivar a equipe.
- Apresentação de "estruturas horizontais":
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Ferramenta motivacional para a equipe;
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Desenvolvimento de profissionais multiplicadores;
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Cases.
- Recrutamento e seleção como ferramenta para o desenvolvimento:?Processo de atração: tornando o cargo desejado;
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Passo a passo de um recrutamento e seleção eficiente;
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Técnicas avançadas de entrevista;
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Principais cuidados a serem tomados (armadilhas!).
- Treinamento e desenvolvimento:?Elaboração de projeto de treinamento;
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Levantamento das necessidades;
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Principais tipos e técnicas de treinamento;
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Implantação e avaliação;
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Análise de benefícios e custos de treinamento.
- Regras e comportamentos:?Regras e regulamentos na gestão de pessoas;
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Punições, promoções e problemas;
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Cases.
- Administração de conflitos;
- Atribuição de funções e a difícil arte de delegar:
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O profissional como parte da equipe, e não como cargo isolado;
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Vantagens;
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Apresentação de modelos.
- Endomarketing: o marketing interno;
- Apresentação de estudos de casos de reestruturação humana;
- Pesquisas de clima.
Palestrantes
- Mauro Scheer Luís
Bacharel em direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com formação em PNL - Programação Neurolinguística - pela Sociedade Brasileira de Programação Neurolinguística (SBPNL), tendo participado de cursos e treinamentos de formação executiva na Alemanha e na Inglaterra. Cursou módulo de especialização em direito tributário no IBET - Instituto Brasileiro de Estudos Tributários, instituto complementar à USP. Cursou módulos de MBA em excelência gerencial pela FAAP. Cursando pós-graduação em direito societário pela Fundação Getúlio Vargas/SP, e MBA em empreendedorismo e inovação pela B.I. International / Berkeley University of California. (Estados Unidos), Babson Executive Education (Estados Unidos) e Shanghai Jiao Tong University (China). Membro da Ordem dos Advogados do Brasil (Secção São Paulo), da AASP - Associação dos Advogados de São Paulo e da APET - Associação Paulista de Estudos Tributários, autor de diversos artigos. Foi membro da comissão de cooperativismo da OAB-SP. Participa de reuniões de comitês técnicos na Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos (Amcham) e Câmara Brasil-Alemanha (AHK). É advogado sócio-fundador de Scheer & Advogados Associados e coordenador acadêmico de instituição de ensino executivo.
- Vanessa S. Scheer
Formada em psicologia, pós-graduada em administração de recursos humanos; MBA em excelência gerencial pela FAAP; Personal e Professional Coaching pela sociedade Brasileira de Coaching, consultora especializada em gestão de recursos humanos em escritórios de advocacia e departamentos jurídicos empresariais; responsável por vários cursos e treinamentos pessoais e empresariais ministrados em todo o Brasil pela Central Prática, diretora executiva da Central Prática.
*Inclusos : certificado, material de apoio, almoço e dois coffee breaks - (por módulo).
Realização
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Central Prática Educação Corporativa
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INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES
TELEFONE
(11) 3257-4979
ou