Contencioso de Massa
sexta-feira, 17 de agosto de 2012
Atualizado às 09:33
5ª Conferência - Contencioso de Massa
Consolidação Estratégica do Departamento Jurídico como Centro de Resultados
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Data: 22 e 23/11
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Horário: ver programação
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Local: Hotel Pergamon - São Paulo
Objetivo
Discutir os maiores desafios jurídicos e administrativos inerentes aos grandes volumes de contencioso com os quais grandes empresas lidam e apresentar melhores práticas e estratégias preventivas e corretivas para reduzir a carteira, minimizar o passivo e melhorar os resultados do departamento jurídico. Explorar tendências e inovações na Legislação e no Judiciário e ponderar seus efeitos sobre a gestão do contencioso.
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Limitação de Custos
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Otimização de Recursos
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Diminuição da Carteira
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Redução do Passivo
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Maior Índice de Sucesso nas Demandas
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Aumento da Agilidade dos Processos
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Fortalecimento da Visão Estratégica
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Posicionamento Consultivo
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Melhores Resultados para a Empresa
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Maior Eficiência dos Terceirizados
22/11 - quinta-feira
8h - Recepção e Credenciamento dos Participantes
8h20 - Abertura da Conferência pelo Presidente de Mesa
Redução de custos e diminuição da carteira mediante uma gestão estratégica do contencioso
8h30 - Mais Estratégico e Menos Burocrático: Mude o Perfil de Atuação do Departamento Jurídico para Alcançar Melhores Resultados
Qual o nível de envolvimento do departamento jurídico de sua empresa com os processos? Como é o acompanhamento das demandas? Como é feita a análise e gestão da carteira? O departamento realiza uma análise de riscos? Os advogados atuam com uma visão de gestores na busca por melhores resultados?
A consolidação de uma performance estratégica deve começar internamente, a partir da reavaliação de práticas e metodologias de trabalho do departamento. Neste painel exploraremos os requisitos práticos para que os departamentos jurídicos consigam maior otimização de recursos e melhoria nos resultados. Nesta apresentação avaliaremos as melhores práticas adotadas por escritórios e grandes empresas para uma gestão efetiva do contencioso.
9h10 - Evite Teses Inconsistentes e Limite o Volume do Contencioso por Meio da Consolidação Estratégica do Departamento Jurídico e da sua Interação com Outras Áreas da Empresa
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Avalie os processos corporativos, identifique falhas e obtenha subsídios para uma atuação preventiva e corretiva do jurídico
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De centro de custos a centro de resultados: implemente fluxos de trabalho que favoreçam a troca de informações e conhecimento com as outras áreas da empresa
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Estruture ações para promover os resultados obtidos pelo departamento jurídico e fortalecer o perfil estratégico da área
9h50 - Coffee Break e Networking
10h20 - De Terceirizado a Parceiro: Estruture uma Relação Sinérgica e Obtenha Maior Eficiência dos Escritórios Contratados Envolvendo-os na Busca por Resultados
Internalizar ou terceirizar? Quanto terceirizar? Exclusividade ou pulverização dos serviços? Qual a melhor modalidade de contratação? Qual o melhor método de remuneração? Qual é estrutura necessária para atender adequadamente às demandas do seu departamento? Como avaliar e melhorar a qualidade dos serviços prestados pelo escritório?
A relação entre departamentos e escritórios ainda constitui um aspecto crítico da gestão do contencioso e determinante para os resultados do jurídico.
Nesta palestra abordaremos os seguintes tópicos:
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Desenvolva critérios para estabelecer a melhor política de terceirização para seu modelo de negócio
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Estabeleça condições para uma relação de parceria e total sinergia com os escritórios terceirizados
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Implemente parâmetros quantitativos e qualitativos de avaliação dos serviços prestados
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Avalie diferentes formas de parceria e remuneração e pondere qual a mais adequada para o perfil de contencioso da sua empresa
11h - Como Fazer uma Gestão Inteligente das Informações do Contencioso: Aperfeiçoe o Tratamento de Dados Jurídicos do Input ao Report e Obtenha Excelência Operacional do Departamento Jurídico
As informações são a matéria-prima do jurídico, quando corretamente tratadas elas fornecem as bases para a estruturação de teses, controle de prazos, definição de estratégia, planejamento do departamento, análise de resultados, entro outros. Porém, quando o volume de dados é massivo, o seu tratamento se torna um grande desafio e requer soluções efetivas de gestão.
Neste painel apresentaremos melhores práticas para o tratamento do grande volume de informação inerente ao contencioso de massa e analisaremos alternativas para explorar de forma estratégica os dados jurídicos, do input aos reports.
12h - Almoço e Networking
11h40 - Como Gerir Documentos e Acompanhar Processos de Forma Integrada Explorando todo o Potencial da Tecnologia e Garantindo um Desempenho Excepcional na Administração do Contencioso
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Identifique tendências tecnológicas que auxiliam o aperfeiçoamento da gestão do contencioso de massa e promovam a melhoria dos seus resultados
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Pondere soluções para integrar de forma efetiva a gestão documental e o acompanhamento processual
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Estruture um backoffice tecnológico que permita a extração de informações estratégicas e favoreça a otimização de recursos do contencioso
14h10 - Mensure e Reduza o Impacto Econômico do Volume do Contencioso mediante a Otimização da Performance do Departamento Jurídico e de um Adequado Controle Financeiro
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Avalie o impacto econômico do volume de contencioso para o resultado da empresa e estabeleça estratégias para promover a redução do passivo
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Desenvolva um controle financeiro holístico e estruturado que permita maior assertividad na tomada de decisões
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Institua uma visão estratégia e de longo prazo no departamento jurídico que favoreça a análise integrada da carteira e obtenha patamares elevados de desempenho
15h - Menos Contencioso, Mais Consultivo: Estabeleça um Diferencial Competitivo para a Organização Mediante a Estruturação de Ações Preventivas do Departamento Jurídico
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Para alcançar a diminuição do passivo, a redução da carteira e obter uma consequente minimização de custos, é necessário desenvolver estratégias preventivas de apoio aos procedimentos corretivos de gestão do contencioso. Neste painel exploraremos as soluções mais eficazes para inibir o surgimento de novos processos. Abordaremos técnicas de mapeamento e revisão do workflow empresarial, modelos de treinamentos, avaliação de relatórios gerenciais, práticas de compliance, entre outros métodos para conter o grau de litigiosidade da organização.
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Prevenção do Contencioso Cível
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Prevenção do Contencioso Trabalhista
15h50 - Coffee Break e Networking
16h20 - Potencialize a Excelência do Departamento Jurídico Mediante a Sincronização das Estratégias do Contencioso e da Empresa: Saiba como Integrar a Imagem Corporativa, os Objetivos Empresariais e a Condução dos Processos
Conhecer profundamente o negócio e o perfil gerencial da organização são premissas básicas para o desenvolvimento da estratégia do contencioso. O alinhamento de interesses e a sinergia de visões entre o departamento jurídico e a alta gestão são fatores determinantes uma colaboração efetiva e para a obtenção de melhores resultados. Nesta apresentação trataremos os seguintes tópicos:
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Avalie a coerência entre a imagem corporativa e o modelo de condução dos processos
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Adote táticas para criar sinergia entre o modelo de atuação do jurídico e o perfil de relacionamento da empresa com seus públicos.
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Dissemine a estratégia empresarial e jurídica junto aos escritórios terceirizados
17h10 - Desenvolva a Política de Provisionamento Mais Adequada para o Próprio Modelo de Negócio e Maximize os Resultados Financeiros da Organização
Em matéria de provisionamento, os especialistas jurídicos são unânimes em afirmar que não existe fórmula pronta, cada empresa, ponderando seu modelo de gestão, o perfil da sua carteira e o cenário em que está inserida, deve encontrar a política de provisionamento mais apropriada e compatível com a sua realidade. Veja de que forma isto pode ser feito:
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Como desenvolver uma percepção assertiva com relação ao êxito dos processos em carteira
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Como realizar uma análise de prognóstico integrada e sistêmica
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De que forma mapear o perfil de atuação da empresa, ponderando aspectos econômicos e estratégicos
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Quais os critérios para identificação da melhor política de provisionamento
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Como desenvolver táticas de provisionamento alinhadas com a estratégia da empresa
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Estratégia de Provisionamento do Contencioso Cível
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Estratégia de Provisionamento do Contencioso Trabalhista
18h - Encerramento do Primeiro dia da Conferência
23/11 - sexta-feira
8h30 - Abertura do Segundo dia de Conferência pelo Presidente de Mesa
Tendências e inovações do judiciário: prepare-se para o futuro do contencioso de massa mensurando os reais impactos das mudanças legislativas e operacionais da justiça brasileira
8h40 - Conciliação: Reduza Custos, Otimize Recursos, Mitigue Riscos e Obtenha Maior Agilidade dos Processos Mediante a Estruturação de Acordos
O imenso volume de processos que abarrotam os tribunais, as carências de recursos da estrutura judiciária nacional e as perspectivas de mudanças na legislação compõem um cenário propício para a expansão das conciliações.
Nesta mesma direção, empresas com grandes volumes de contencioso visualizam na estruturação de acordos a solução para obter maior agilidade dos processos, reduzir custos e melhorar a performance do departamento jurídico.
Esta apresentação abordará experiências concretas relativas às seguintes questões:
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Quais os principais benefícios e desafios da conciliação
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Como mensurar corretamente custos e vantagens dos acordos versus riscos e onerosidade dos processos normais
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Qual a melhor política de acordo para grandes volumes de contencioso
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De que forma a predisposição à conciliação pode incidir na imagem da empresa junto ao judiciário
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Quais são os resultados efetivos que os mutirões de conciliação têm alcançado
9h30 - Informatização do Judiciário: Pondere as Perspectivas de Virtualização, Avalie Impactos Reais na Velocidade dos Processos e Identifique Benefícios e Desafios da Modernização dos Tribunais
O processo gradual de informatização do judiciário, embora ainda longe de ser totalmente concluído, já apresenta resultados palpáveis e permite uma análise profunda com relação aos impactos que a virtualização terá no contencioso empresarial. Nesta esclarecedora apresentação, obtenha um panorama sobre:
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O que mudou nas esferas judiciárias já informatizadas
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Qual o nível de agilidade dos processos materiais versus virtuais
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Quais os efeitos da virtualização na gestão das provas
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Quais são os prazos e os resultados esperados com a informatização do judiciário
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Visão da Justiça Cível (o que espera)
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Visão da Justiça Trabalhista (o que obteve)
10h20 - Abordagem Prática sobre Certificação Digital: Prepare-se para Lidar com as Inovações na Formalização de Provas Consequentes da Informatização do Judiciário
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Desafios e soluções da certificação digital
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Quais os requisitos para formalização de provas digitais
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Qual o prazo de validade das provas digitais
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Soluções tecnológicas para digitalização e indexação das provas
11h - Coffee Break e Networking
11h30 - Pondere os Impactos do Novo CPC na Rotina das Empresas e na Gestão do Contencioso de Massa: Como Gerir a Agilidade dos Processos, Demandas Repetitivas e Novo Sistema Recursal
A renovação do código visa simplificar o método e diminuir o volume de processos nos Tribunais. As alterações propostas, se aprovadas, trarão implicações consideráveis ao contencioso empresarial, tanto com relação aos aspectos técnicos quanto administrativos. Como o Departamento Jurídico da sua empresa está se preparando para estas mudanças?
Nesta apresentação discutiremos:
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Mudanças esperadas na agilidade dos processos
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Impactos que este novo timining traz às estratégias de provisionamento
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Como as alterações no Sistema Recursal incidem na gestão do contencioso
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Incidente de Demandas Repetitivas - o que é e como afetam o contencioso de massa
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Como as perspectivas de uniformização e isonomia contribuem para uma gestão mais ágil da carteira
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Quais as consequências da nova regulamentação dos honorários advocatícios para os custos do Departamento Jurídico
12h20 - Nova Era do Direito do Consumidor: Pondere Vantagens e Desafios da Mudanças Estruturais dos Órgãos Reguladores e de Defesa, Avalie Perspectivas de Alteração da Legislação Material e Evite Multas e Penalidades
A transformação do CPDC em SENACON é apenas um capítulo de um processo gradual de mudanças no Direito do Consumidor. O aumento do poder de compra das classes C, D e E tem sido uma preocupação para os órgãos de defesa do consumidor, que buscam educar e tutelar estes indivíduos para um consumo consciente. Por outro lado, porém, a capacidade natural de mobilização e de defesa dos consumidores é sempre maior. Em meio a esta evolução do consumo estão as empresas, que precisam lidar com o aumento exponencial nas demandas jurídicas e com a perspectiva de enrijecimento da Legislação do consumidor.
Veja quais tópicos nortearão este painel:
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Qual a estratégia de conduta e as novas formas de atuação adotadas pela SENACON
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Quais os efeitos desta nova estrutura para a gestão contencioso cível nas empresas
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Como a SENACON atenuará a regionalização de pareceres e promoverá a uniformização de entendimentos
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O que muda ou mudará com relação às ações administrativas
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Quais as perspectivas de alteração do Direito do Consumidor e seu potencial impacto à gestão do contencioso
13h - Encerramento da Conferência
Workshop pós-conferência
14h30 às 17h30 - Workshop 1
Estruture Métodos de Controle de Qualidade que Promovam um Aumento no Índice de Sucesso das Demandas, uma Redução do Passivo e a Melhoria dos Resultados Financeiros da Empresa
Um controle de qualidade efetivo não se realiza somente a partir de números, ele é uma combinação de práticas e metodologias quantitativas e qualitativas. As estratégias para a melhoria da qualidade da gestão do contencioso inclui uma avaliação acurada da carteira, a análise atenta do êxito dos processos julgados, o aprimoramento do método de estruturação e elaboração de teses e o acompanhamento processual. Quando corretamente estruturadas, estas práticas podem limitar o índice de improcedência dos processos e caracterizar um imperativo para a excelência operacional do Departamento Jurídico.
Entre os temas que serão abordados, destacam-se:
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Quais dados quantitativos e qualitativos avaliar para uma melhoria dos métodos do contencioso
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O que aprender com os processos julgados e como aprimorar a gestão das demandas em carteira
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Como estruturar teses sucintas e objetivas que potencializem o índice de procedência dos processos
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Como disseminar as práticas de controle e melhoria da qualidade para os escritórios terceirizados
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