Gestão estratégica de departamentos jurídicos corporativos
sexta-feira, 20 de julho de 2012
Atualizado às 15:58
Workshop
Gestão estratégica de departamentos jurídicos corporativos
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Data: 30 e 31/8
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Horário: 9h às 17h30
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Local: Auditório da Central Prática (av. Angélica, 2510 - cjs. nº 31 a 34 - Higienópolis - São Paulo/SP)
Módulo I - 30/8
Módulo II - 31/8
Objetivo
O departamento jurídico é estratégico dentro de qualquer instituição, funcionando ora como um conselheiro da presidência e diretoria, ora como gestor de inúmeras demandas judiciais. Ao mesmo tempo em que a terceirização da carteira litigiosa alivia a gestão interna, aumenta os riscos caso a fiscalização dos terceiros não seja eficiente. Neste workshop serão apresentadas várias técnicas, sistemas, casos práticos e soluções modernas para vários dos problemas mais comuns enfrentados pelos departamentos jurídicos nos âmbitos de: planejamento, estratégia, administração, finanças, sistemas e recursos humanos.
Público alvo
Diretores, gerentes e demais profissionais que tenham funções de planejamento e gestão de departamentos jurídicos de empresas.
Programação
O curso é dividido em dois módulos independentes entre si, cada um com carga horária de sete horas:
Módulo I - Planejamento estratégico e gestão corporativa
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Planejamento estratégico:
o transformando o departamento jurídico corporativo: de mal necessário a instrumento estratégico;
o como planejar e estruturar o departamento ou uma reforma administrativa;
o níveis de planejamento (estratégico, tático e operacional);
o atividade prática: elaborando o planejamento estratégico de uma determinada atividade;
o construção de planejamentos estratégicos setoriais.
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Manuais:
o normas e padrões de funcionamento;
o manuais que devem estar presentes em departamentos jurídicos;
o como elaborar os manuais (parte prática);
o manuais de atribuição de funções;
o planos de ausência;
o funcionogramas;
o organogramas;
o fluxogramas.
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Planejamento, organização e controle de publicações e prazos:
o utilização do sistema de controle processual;
o controle de qualidade e de prazos.
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Desempenho e controle de terceirizados:
o indicadores de desempenho.
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Gerenciando o departamento por meio do software de controle processual:
o como tornar o software útil e eficaz;
o implantação;
o como elaborar um cronograma de implantação;
o cuidados no cadastro de informações;
o manual de utilização do sistema: características básicas;
o indicação dos principais softwares de controle processual e administrativo do mercado.
Módulo II - Gestão de pessoas
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Desenvolvimento de Líderes:
o diferenças entre: liderança x gerência, liderança x poder;
o qualidades, características e habilidades dos líderes;
o desenvolvendo lideranças;
o empowerment;
o cases.
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Visão e missão departamentais:
o apresentação, importância e ferramentas necessárias para construção desse tipo de estratégia;
o exercício prático.
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Estratégias motivacionais:
o políticas de recompensa;
o como escolher a melhor recompensa de acordo com cada situação;
o como motivar a equipe.
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Apresentação de "estruturas horizontais":
o ferramenta motivacional para a equipe;
o desenvolvimento de profissionais multiplicadores;
o cases.
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Recrutamento e seleção como ferramenta para o desenvolvimento:
o processo de atração: tornando o cargo desejado;
o passo a passo de um recrutamento e seleção eficiente;
o técnicas avançadas de entrevista;
o principais cuidados a serem tomados (armadilhas!).
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Treinamento e desenvolvimento:
o elaboração de projeto de treinamento;
o levantamento das necessidades;
o principais tipos e técnicas de treinamento;
o implantação e avaliação;
o análise de benefícios e custos de treinamento.
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Regras e comportamentos:
o regras e regulamentos na gestão de pessoas;
o punições, promoções e problemas;
o cases.
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Administração de conflitos;
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Atribuição de funções e a difícil arte de delegar:
o o profissional como parte da equipe, e não como cargo isolado;
o vantagens;
o apresentação de modelos.
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Endomarketing: o marketing interno
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Apresentação de estudos de casos de reestruturação humana;
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Pesquisas de clima.
Palestrantes
- Mauro Scheer Luís
Bacharel em direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com formação em PNL - Programação Neurolingüística - pela Sociedade Brasileira de Programação Neurolingüística (SBPNL), tendo participado de cursos e treinamentos de formação executiva na Alemanha e na Inglaterra. Cursou módulo de especialização em direito tributário no IBET - Instituto Brasileiro de Estudos Tributários, instituto complementar à USP. Cursou módulos de MBA em excelência gerencial pela FAAP. Cursando pós-graduação em direito societário pela Fundação Getúlio Vargas/SP, e MBA em empreendedorismo e inovação pela B.I. International / Berkeley University of California. (Estados Unidos), Babson Executive Education (Estados Unidos) e Shanghai Jiao Tong University (China). Membro da Ordem dos Advogados do Brasil (Secção São Paulo), da AASP - Associação dos Advogados de São Paulo e da APET - Associação Paulista de Estudos Tributários, autor de diversos artigos. Foi membro da comissão de cooperativismo da OAB-SP. Participa de reuniões de comitês técnicos na Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos (Amcham) e Câmara Brasil-Alemanha (AHK). É advogado sócio-fundador de Scheer & Advogados Associados e coordenador acadêmico de instituição de ensino executivo.
- Vanessa S. Scheer
Formada em psicologia, pós-graduada em administração de recursos humanos; MBA em excelência gerencial pela FAAP; Personal e Professional Coaching pela sociedade Brasileira de Coaching, consultora especializada em gestão de recursos humanos em escritórios de advocacia e departamentos jurídicos empresariais; responsável por vários cursos e treinamentos pessoais e empresariais ministrados em todo o Brasil pela Central Prática, diretora executiva da Central Prática.
* Inclusos : crachá, material de apoio, certificado de participação, almoço e dois coffee breaks.
* A confirmação da realização do curso está sujeita a quorum mínimo; no caso de cancelamento, todo e qualquer valor pago a título de inscrição será devolvido, porém não nos responsabilizamos por gastos com passagens aéreas, traslados, hospedagem ou qualquer outra despesa.
Realização
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Central Prática Educação Corporativa
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Ganhadora :
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Flavia Ferreira Roselli
INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES
TELEFONE
(11) 3257-4979
ou