Fundação Botín oferece 40 bolsas de estudos no exterior para jovens universitários da América Latina
segunda-feira, 2 de maio de 2011
Atualizado às 07:49
Fundação Botín oferece 40 bolsas de estudos no exterior para jovens universitários da América Latina
Estão abertas até o dia 13/5 as inscrições para o Programa de Fortalecimento Institucional da Função Pública da Fundação Botín que oferece 40 bolsas de estudo para jovens universitários de diversos países da América Latina: Brasil, México, Argentina, Chile, Colômbia, Cuba, Equador, Peru, Porto Rico e Uruguai. O programa vai acontecer no período entre 24/10 e 16/12 nos Estados Unidos e na Espanha. O projeto tem como objetivo identificar talentos para o serviço público entre os estudantes universitários.
Na edição de 2010, um dos destaques foi o brasileiro Francisco de Andrade Figueira. Aluno da Escola de Direito da FGV DIREITO RIO, o jovem de 22 anos que atualmente está no 5º período ficou em 2º lugar no ranking final da última edição. A bolsa trouxe a Francisco algumas experiências. Ter aula com professores e autoridades de destaque na Espanha e visitar instituições como os Parlamentos Europeu e Inglês, além de toda a experiência ao longo de dois meses de convivência com jovens que se destacam em seus meios e que têm perfil para o serviço público. Neste ano, a FGV DIREITO RIO vai inscrever três alunos.
Para participar, os estudantes deverão ter entre 19 e 22 anos. A candidatura deve ser endossada pelos reitores das suas respectivas universidades. Os critérios para a seleção são performance acadêmica, participação em associações estudantis e interesse e vocação para o serviço público.
Parceria com a Brown University
O Programa foi elaborado em parceria com a Brown University, de Rodhe Island (EUA), uma das mais tradicionais dos Estados Unidos. Os principais temas ministrados durante o curso discorrem sobre História e Política, Sociedade, Habilidades e Competências de um Servidor Público, Ética e Economia.
Sobre a Fundación Botín
Constituída em 1964 por Marcelino Botín Sanz de Sautuola e sua mulher, Carmen Yllera, o objetivo da Fundação sempre foi promover o desenvolvimento social. Presidida por Emilio Botín, a Fundação desenvolve programas próprios e colabora com instituições de alcance internacional para impulsionar as atividades sociais da Cantabria e da Espanha. O Programa é a primeira iniciativa da Fundação relacionada à América Latina.
______________
INFORMAÇÕES
ou