Gestão Estratégica de Departamentos Jurídicos Corporativos
quarta-feira, 27 de outubro de 2010
Atualizado às 08:10
Workshop
Gestão Estratégica de Departamentos Jurídicos Corporativos
-
Data: 1 e 2/12
-
Horário: 9h às 17h30
-
Local: Auditório da Central Prática - rua Frei Caneca, 159 - Cerqueira César - São Paulo/SP (para visualizar o mapa da região, clique aqui)
Objetivo
O departamento jurídico é estratégico dentro de qualquer instituição, funcionando ora como um conselheiro da presidência e diretoria, ora como gestor de inúmeras demandas judiciais. Ao mesmo tempo em que a terceirização da carteira litigiosa alivia a gestão interna, aumenta os riscos caso a fiscalização dos terceiros não seja eficiente. Neste workshop serão apresentadas várias técnicas, sistemas, casos práticos e soluções modernas para vários dos problemas mais comuns enfrentados pelos departamentos jurídicos nos âmbitos de: planejamento, estratégia, administração, finanças, sistemas e recursos humanos.
Público alvo
Diretores, gerentes e demais profissionais que tenham funções de planejamento e gestão de departamentos jurídicos de empresas.
Programação
O curso é dividido em dois módulos independentes entre si, cada um com carga horária de sete horas.
Módulo I - Planejamento estratégico e gestão corporativa
- Planejamento estratégico:
-
como planejar e estruturar o departamento ou uma reforma administrativa;
-
níveis de planejamento (estratégico, tático e operacional);
-
atividade prática: elaborando o planejamento estratégico de uma determinada atividade;
-
construção de planejamentos estratégicos setoriais.
- Manuais:
-
normas e padrões de funcionamento;
-
manuais que devem estar presentes em departamentos jurídicos;
-
como elaborar os manuais (parte prática);
-
manuais de atribuição de funções;
-
planos de ausência;
-
funcionogramas;
-
organogramas;
-
fluxogramas - a representação gráfica das tarefas do departamento.
- Planejamento, organização, controle de publicações e prazos:
-
utilização do sistema de controle processual;
-
controle de qualidade e de prazos.
- Planejamento financeiro e orçamentário:
-
centro de custos;
-
controle de custos;
-
organização, controle, reembolso de despesas e honorários;
-
organização financeira e terceirização litigiosa.
- Desempenho e controle de terceirizados:
-
indicadores de desempenho.
- Gerenciando o departamento por meio do software de controle processual:
-
como tornar o software útil e eficaz;
-
implantação;
-
exercício prático: como elaborar um cronograma de implantação;
-
cuidados no cadastro de informações;
-
manual de utilização do sistema: características básicas;
-
indicação dos principais softwares de controle processual e administrativo do mercado.
Módulo II - Gestão de pessoas
- Visão e missão departamentais:
-
apresentação, importância e ferramentas necessárias para construção desse tipo de estratégia;
-
exercício prático.
- Desenvolvimento de Líderes:
-
diferenças entre: liderança x gerência, liderança x poder;
-
qualidades, características e habilidades dos líderes;
-
desenvolvendo lideranças;
-
empowerment.
- Estratégias motivacionais:
-
políticas de recompensa;
-
como escolher a melhor recompensa de acordo com cada situação;
-
como motivar a equipe.
- Recrutamento e seleção como ferramenta para o desenvolvimento:
-
processo de atração: tornando o cargo desejado;
-
passo a passo de um recrutamento e seleção eficiente;
-
técnicas avançadas de entrevista;
-
principais cuidados a serem tomados (armadilhas!).
- Treinamento e desenvolvimento:
-
elaboração de projeto de treinamento;
-
levantamento das necessidades;
-
principais tipos e técnicas de treinamento;
-
implantação e avaliação;
-
análise de benefícios e custos de treinamento.
- Regras e comportamentos:
-
regras e regulamentos na gestão de pessoas;
-
punições, promoções e problemas.
- Administração de conflitos;
- Atribuição de funções e a difícil arte de delegar:
-
o profissional como parte da equipe, e não como cargo isolado;
-
vantagens;
-
apresentação de modelos.
- Endomarketing: o marketing interno;
- Apresentação de estudos de casos de reestruturação humana;
- Pesquisas de clima.
Palestrantes
- Mauro Scheer Luís
Bacharel em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com formação em PNL - Programação Neurolinguística - pela Sociedade Brasileira de Programação Neurolinguística (SBPNL), tendo participado de cursos e treinamentos de formação gerencial na Alemanha e na Inglaterra. Cursou módulo de especialização em Direito tributário no IBET - Instituto Brasileiro de Estudos Tributários, instituto complementar à USP. Cursou módulos de MBA em excelência gerencial pela FAAP. Membro da OAB/SP, da AASP e da APET - Associação Paulista de Estudos Tributários, autor de diversos artigos. Membro da comissão de cooperativismo da OAB/SP. Participa de reuniões do comitê de legislação da Amcham e da Câmara Brasil-Alemanha (AHK). É sócio de Scheer & Advogados Associados e presidente da Central Prática, responsável pela área de consultoria em gestão administrativa para escritórios e departamentos jurídicos.
- Vanessa Scheer
Formada em psicologia, com MBA em excelência gerencial pela FAAP e pós-graduada em administração de recursos humanos; consultora especializada em gestão de recursos humanos em escritórios de advocacia e departamentos jurídicos empresariais; responsável por vários cursos e treinamentos pessoais e empresariais ministrados em todo o Brasil pela Central Prática, diretora executiva da Central Prática.
Observações
* Estão inclusos no valor do investimento: material de apoio, certificado de participação e dois coffee breaks.
* A confirmação da realização do curso está sujeita a quorum mínimo; no caso de cancelamento, todo e qualquer valor pago a título de inscrição será devolvido, porém não nos responsabilizamos por gastos com passagens aéreas, traslados, hospedagem ou qualquer outra despesa.
* Para saber sobre o valor do investimento e condições de parcelamento, consulte uma de nossas centrais de atendimento: São Paulo - (11) 3120-6806 - Rio de Janeiro - (21) 4063-6120 - Recife - (81) 4062-9270.
Realização
-
Central Prática Educação Corporativa
__________
INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES
TELEFONE
(11) 3120-6806
ou
Clique aqui