Dano Moral Praticado pelo Empregado e pelo Empregador
Tess Advogados realiza dia 30/6 a palestra Dano Moral Praticado pelo Empregado e pelo Empregador, em SP.
terça-feira, 22 de junho de 2010
Atualizado às 08:25
Palestra
Dano Moral Praticado pelo Empregado e pelo Empregador
-
Data: 30/6
-
Horário: 8h30 às 17h30
-
Local: Auditório CAEX BERRINI - rua Flórida, 1758 - Cidade Monções - 7º andar - São Paulo/SP* (clique aqui para ver o mapa)
Overview
É muito comum o proprietário ou gestor da empresa receber intimação da Superintendência do Trabalho ou do MP do Trabalho para responder a uma reclamação trabalhista e ter que indenizar o empregado por dano moral. Entretanto, não é raro quando as ações do empregado causam evidente dano moral ao empregador. Neste treinamento, serão abordadas ambas as situações. O objetivo principal é identificar as circunstâncias possíveis de gerar danos morais e, assim, prevenir passivos. Será ainda apresentado um projeto especial de comunicação interna, que tem caráter preventivo, com o intuito de eliminar as possibilidades que configure dano moral causado por empregado ou empregador.
Público-alvo
Jurídico trabalhista, relações trabalhistas e sindicais, recursos humanos, treinamento e seleção de pessoal, auditores, advogados, consultores e gestores de recursos humanos.
Objetivos
Evitar que o empregado ou empregador atuem de forma incorreta, conscientizando acerca de sua obrigatoriedade em zelar pela dignidade moral na relação havida entre ambos; Posicionar o empregador, seus administradores e gestores acerca de atos perante os empregados que podem ser interpretados como danosos; Estabelecer uma comunicação com os colaboradores, seus administradores e gestores sobre a possibilidade de oportunidade de indenização por dano moral ocasionado pelo empregado; Alertar os empregadores ou seus administradores sobre atos que podem ocasionar dano moral ao empregado.
Principais Benefícios
Desenvolver e aplicar diferenciado projeto de gestão e relações comportamentais entre empregado e empregador; Entender o conceito de dano moral provocado pelo empregado, ou pelo empregador, seus gestores ou administradores; Verificar a possibilidade de recebimento de indenização através de reclamação trabalhista, em decorrência de dano moral provocado pelo empregado; Prevenir futuras reclamações trabalhistas e alavancar resultados econômicos na organização, em virtude de eliminação de dano moral, ocasionado pelos empregadores, administradores e gestores; Aprimorar conceitos comportamentais entre chefes e subordinados.
Metodologia
Este treinamento será conduzido de forma prática e objetiva por meio de estudos de casos, exercícios individuais e em grupo. O participante poderá aplicar imediatamente este programa, com o objetivo de melhorar a efetividade de sua conduta e comportamento, identificando também de forma clara equívocos cometidos por empregados que podem prejudicar o empregador.
Programação
Dano Moral
-
Conceito de dano moral
-
Doutrina e Jurisprudência
Configuração de Dano Moral
-
Conduta antijurídica
-
Existência de dano sofrido
-
Nexo de causalidade
Dano Moral Ocasionado pelo Empregador
-
Assédio Moral
-
Assédio Sexual
-
Humilhação e Constrangimento
-
Pressão e Coação
Dano Moral Ocasionado pelo Empregado
-
Lesão da honra ou da boa fama
-
Ato de improbidade ou incontinência de conduta
-
Mau procedimento
-
Concorrência
-
Quebra de sigilo profissional
-
Boatos
Motivos Frequentes de Reclamação Trabalhista - Empregado
-
Ações Improcedentes
-
Ações Procedentes
-
Reclamação Trabalhista - Empregador Reclamante
-
Reclamação Trabalhista
Instrutora
Cintia Yazigi
É Sócia Coordenadora da área trabalhista do Tess Advogados. É integrante do Comitê WLI - Women Lawyer of Interlaw - International Association of Independent Law Firms e Membro da Comissão de Direito Empresarial do Trabalho da Ordem dos Advogados do Brasil. Possui 20 anos de experiência na área trabalhista empresarial. Inscrita na OAB desde 1991 é Graduada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Pós-Graduada em Direito Empresarial pela mesma Universidade. Em 1995,desenvolveu um Projeto de Prevenção de Reclamação Trabalhista que proporcionou prêmio de reconhecimento concedido pelo Jornal S.A. O Estado de S. Paulo, onde atuou como Advogada Trabalhista Sênior por 6 anos. Durante 12 anos, na condição de advogada patronal, defendeu dezenas de empresas multinacionais e nacionais de grande porte, através de escritórios altamente conceituados no mercado (Drausio Rangel & Associados, Bueno Magano Advocacia e Araújo & Policastro Advogados).
Carga Horária
8 horas
*sujeito a alteração de local em função do número de participantes.
(11) 3513-9600
ou