Gestão Estratégica de Sociedades de Advogados
A Central Prática Educação Corporativa realiza nos dias 21, 22 e 23/7 o workshop Gestão Estratégica de Sociedades de Advogados, em São Paulo.
quinta-feira, 20 de maio de 2010
Atualizado às 08:53
Workshop
Gestão Estratégica de Sociedades de Advogados
-
Data: 4, 5 e 6/8
-
Horário: 9h às 17h30
-
Local: Auditório da Central Prática - rua Frei Caneca, 159 - Cerqueira César - São Paulo/SP (para visualizar o mapa da região, clique aqui)
Objetivo
As modificações estruturais pelas quais a área jurídica vem passando nos últimos anos contribuíram para exigir dos sócios e gestores de escritórios visão e ação empresariais, sem que isto implique na descaracterização da profissão ou no desrespeito às normas legais que regulam a advocacia. Dividido em três módulos, o curso possui enfoque eminentemente prático, visando a apresentação de alternativas de gerenciamento administrativo, financeiro, de recursos humanos e de marketing que contribuam para inserir gestores de negócios jurídicos no novo contexto da advocacia empresarial. Os palestrantes são experientes consultores, que trabalham com consultoria para o desenvolvimento de escritórios há mais de 9 anos.
Público-alvo
Sócios, administradores legais, diretores, gerentes e demais profissionais que tenham funções de planejamento e gestão de sociedades de advogados.
Programação
O curso é dividido em três módulos independentes entre si, cada um com carga horária de sete horas:
4 de agosto (quarta-feira)
Módulo I - Planejamento, organização, sistemas, métodos e finanças
Planejamento estratégico:
-
como planejar e estruturar o escritório ou uma reforma administrativa;
-
níveis de planejamento (estratégico, tático e operacional);
-
atividade prática: elaborando o planejamento estratégico de uma determinada atividade;
-
construção de planejamentos estratégicos setoriais.
Manuais:
-
normas e padrões de funcionamento;
-
manuais que devem estar presentes em escritórios;
-
como elaborar os manuais (parte prática);
-
manuais de atribuição de funções;
-
planos de ausência;
-
funcionogramas;
-
organogramas;
-
fluxogramas - a representação gráfica das tarefas do escritório.
Planejamento, organização e controle de publicações e prazos:
-
utilização do sistema de controle processual;
-
controle de qualidade e de prazos.
Planejamento financeiro e orçamentário:
-
controle de custos;
-
budget;
-
controle de rendimento e de custos por áreas ou setores;
-
custo dos serviços;
-
centro de custos;
-
organização, controle e re-embolso de despesas e honorários.
Desempenho e qualidade na advocacia:
-
certificações de qualidade na advocacia;
-
indicadores de desempenho.
Equipamentos e sistemas:
-
o processo digital no escritório;
-
inovações tecnológicas aplicáveis aos escritórios.
Gerenciando o escritório por meio do software de controle processual:
-
como tornar o software útil e eficaz;
-
implantação;
-
exercício prático: como elaborar um cronograma de implantação;
-
cuidados no cadastro de informações;
-
manual de utilização do sistema: características básicas;
-
indicação dos principais softwares de controle processual e administrativo do mercado.
Organização de arquivos:
-
apresentação de sistemáticas de organização de arquivos.
5 de agosto (quinta-feira)
Módulo II - Gestão de pessoas
Desenvolvimento de Líderes:
-
diferenças entre: liderança x gerência, liderança x poder;
-
qualidades, características e habilidades dos líderes;
-
desenvolvendo lideranças;
-
empowerment;
-
cases.
Visão e missão:
-
apresentação, importância e ferramentas necessárias para construção desse tipo de estratégia;
-
exercício prático.
Estratégias motivacionais:
-
políticas de recompensa;
-
como escolher a melhor recompensa de acordo com cada situação;
-
como motivar a equipe.
Apresentação de "estruturas horizontais": o segredo da gestão humana em escritórios:
-
ferramenta motivacional para advogados;
-
criação de profissionais multiplicadores;
-
cases.
Recrutamento e seleção como ferramenta para o desenvolvimento:
-
processo de atração: tornando seu escritório desejado;
-
passo a passo de um recrutamento e seleção eficiente;
-
técnicas avançadas de entrevista;
-
principais cuidados a serem tomados (armadilhas!).
Treinamento e desenvolvimento:
-
elaboração de projeto de treinamento;
-
levantamento das necessidades;
-
principais tipos e técnicas de treinamento;
-
implantação e avaliação;
-
análise de benefícios e custos de treinamento.
Regras e comportamentos:
-
regras e regulamentos na gestão de pessoas;
-
punições, promoções e problemas;
-
cases.
Remuneração:
-
tipos de contratação, seus riscos e "encaixes" de acordo com cada estrutura;
-
plano de carreira ou plano de cargos e salários? é possível desenvolvê-los num escritório?
-
cases.
Administração de conflitos;
Atribuição de funções e a difícil arte de delegar:
-
o profissional como parte da equipe, e não como cargo isolado;
-
vantagens;
-
apresentação de modelos.
Apresentação de estudos de casos de re-estruturação humana;
Pesquisas de clima.
6 de agosto (sexta-feira)
Módulo III - Marketing, relacionamentos e negócios na advocacia
O mercado da área jurídica - constatações e tendências;
Atendimento e relacionamento:
-
como diferenciar-se;
-
planejamento de contatos e relacionamento.
Gestão da qualidade como diferencial;
Diferenciais competitivos - como criá-los, exemplos práticos, cases;
Networking eficaz no meio jurídico:
-
associações, relacionamentos e a localização do público-alvo.
Pesquisas de satisfação:
-
formas de pesquisa, de acordo com a intenção do pesquisador;
-
exercício prático: montando uma pesquisa.
Marketing de acordo com o código de ética:
-
decisões dos Tribunais de Ética das OAB's;
-
legislação aplicável;
-
diretrizes sobre as restrições e proibições;
-
construção de sites, folders, newsletters e outros materiais publicitários segundo as normas da OAB.
Usando a internet para conquistar antigos e novos clientes;
Técnicas negociação e apresentação;
Ferramentas da PNL - Programação Neurolinguística - que podem ser utilizadas em escritórios;
Valor dos serviços e aspectos psicológicos:
-
como o cliente enxerga o valor dos serviços.
-
Projeto de marketing - exercício prático.
Palestrantes
- Gil Cordeiro Dias Ferreira
Ex-oficial da Marinha, formado pela Escola Naval em 1967. Possui mestrado e doutorado em ciências navais, pela Escola de Guerra Naval, é pós-graduado em planejamento estratégico pela Real Marinha Britânica. Transferido para a reserva em 1996. Nesse mesmo ano, graduado em administração pela universidade Estácio de Sá e desde então tem trabalhado ininterruptamente no setor privado, como consultor de qualidade total, certificação ISO, planejamento estratégico e como administrador. Desde julho de 2006 é o gerente administrativo do escritório Silveira Clemente Advogados Associados.
- Vanessa S. Scheer
Formada em psicologia, com MBA em excelência gerencial pela FAAP e pós-graduada em administração de recursos humanos; consultora especializada em gestão de recursos humanos em escritórios de advocacia e departamentos jurídicos empresariais; responsável por vários cursos e treinamentos pessoais e empresariais ministrados em todo o Brasil pela Central Prática, diretora executiva da Central Prática.
- Frederico Costa
Profissional com 14 anos de experiência em gestão estratégica nas áreas comercial, marketing e comunicação. É formado em publicidade e propaganda pela UNI FMU - FIAM, com cursos complementares em marketing pela ESPM, ISO 9000 e qualidade total, comportamentos éticos, sociais e empresariais. Especialista na elaboração e execução de ações mercadológicas com foco em resultados. Possui larga experiência no lançamento de novos produtos e serviços, além de implementação de ações de CRM, B2B e B2C, desenvolvimento de comunicação empresarial e comunicação digital. É diretor de negócios do grupo Central Prática.
Observações
* Estão inclusos no valor do investimento: material de apoio, certificado de participação, almoço, estacionamento e dois coffee breaks (por módulo).
* A confirmação da realização do curso está sujeita a quorum mínimo; no caso de cancelamento, todo e qualquer valor pago a título de inscrição será devolvido, porém não nos responsabilizamos por gastos com passagens aéreas, traslados, hospedagem ou qualquer outra despesa.
* Para saber sobre o valor do investimento e condições de parcelamento, consulte uma de nossas centrais de atendimento: São Paulo - (11) 3120-6806 - Rio de Janeiro - (21) 4063-6120 - Recife - (81) 4062-9270.
Realização
-
Central Prática Educação Corporativa
__________
Ganhadora :
-
Lara Camila Lázaro, advogada do escritório Almeida Fagundes Advogados Associados
INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES
TELEFONE
(11) 3120-6806
ou
Clique aqui