Denominações anteriores: Córrego do Veado.
Fundadores: Francisco de Paula Goulart e José Loras Marcondes.
Data da Fundação: 14 de setembro de 1917.
A cidade de Presidente Prudente foi fundada no dia 12 de setembro de 1917, pelo Coronel Francisco de Paula Goulart. O novo povoado recebeu o nome de Vila Goulart, homenagem ao seu fundador.
Nessa ocasião, os trilhos da Estrada de Ferro Sorocabana, chegavam apenas até a cidade de Indiana e não demorou muito para que alcançassem a Vila Goulart. Assim, 2 anos depois, deu-se a inauguração da ferrovia, ou seja, precisamente em 19 de janeiro do ano de 1919. O progresso que o local teve com a chegada da ferrovia foi realmente notável.
Houve uma grande afluência de pessoas de todas as partes, que vinham ter a estas paragens para colonizar a então “Vila Goulart”. A colonização foi racionalizada, em fins de 1919, com a chegada à Vila Goulart, do saudoso Coronel José Soares Marcondes que iniciou o núcleo agrícola, “Vila Marcondes”. O êxito obtido com o núcleo foi proveitoso para a região, pois não só apresentou resultados satisfatórios como serviu de estímulo e exemplo aos demais.
O novo colonizador escolheu para campo de sua atividade, a margem esquerda da linha férrea, de quem vem de São Paulo, sendo que à margem direita da estrada ficava a Vila Goulart.
Assim começaram a crescer as duas vilas que iriam formar a sede do município de Presidente Prudente. Uma Capela foi construída e a 25 de março de 1920 foi celebrada a primeira missa pelo Revm.° Padre Nicéfaro de Morais.
Por ocasião da vista que na então Vila Goulart, fez em 1921 o Dr. Washington Luiz Pereira de Souza, então Governador do Estado, levou daqui as melhores impressões e deixou a promessa de que criaria o distrito de paz. Cumprindo o prometido, a Vila Goulart foi elevada à categoria de Distrito em 28 de novembro de 1921, e a Município em igual data por uma mesma Lei n° 1798; a instalação do Distrito deu-se em 1922 e a do Município em 1°-VIII-1923, tendo sido seu primeiro prefeito, o senhor Paulo de Melo Machado.
Naquela época, ou seja, em 1922, a cada Município que se criava era homenageado um presidente da República, dessa maneira deram à antiga Vila Goulart o nome de “PRESIDENTE PRUDENTE”.
Presidente Prudente foi elevada à categoria de comarca, em 28 de novembro do ano de 1922, e instalou-se em 23 de março de 1923, às 21 horas, sendo o primeiro Juiz de Direito o Dr, Olebo da Cunha Vieira, e primeiro Promotor Público o Sr. Amarílio Rocha.
Na década de 50 a Comarca tinha jurisdição sobre os Municípios de Álvares Machado, Alfredo Marcondes, Pirapozinho e Anhumas.
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Em homenagem ao ex-Presidente da República, Prudente de Morais.
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Estação de Ferro Sorocaba
Aberta em 1919, segundo a história, o então posto telegráfico de Presidente Prudente instalado em um vagão de trem, seria o núcleo da futura cidade, originada em volta desse vagão. Já em 1926, foi construído um novo e grande edifício para a estação, comprovando o rapidissimo crescimento da povoação. Finalmente, numa cidade já crescida, em 12/08/1944, a "velha" estação, com somente 18 anos, foi substituída por um prédio maior e mais moderno . Hoje a estação já não recebe mais passageiros, desde 16/01/1999, quando foi suspenso o tráfego desses trens pela Ferroban. Nos últimos tempos desses trens, a estação era o destino final de quem vinha de São Paulo, que aí tinha de baldear para outro trem se quisesse seguir adiante, até Presidente Epitácio. Hoje a estação é uma das poucas que ainda funcionam no trecho entre Rubião Júnior, em Botucatu, e o fim do tronco em Presidente Epitácio, e quem opera o trecho e a estação é a ALL, a quem a Ferroban repassou a concessão.
Histórico da Linha: A E. F. Sorocabana foi fundada em 1872, e o primeiro trecho da linha foi aberto em 1875, até Sorocaba. A linha-tronco se expandiu até 1922, quando atingiu Presidente Epitácio, nas margens do rio Paraná. Antes, porém, a EFS construiu vários ramais, e passou por trocas de donos e fusões: em 1892, foi fundida pelo Governo com a Ytuana, na época à beira da falência. Em 1903, o Governo Federal assumiu a ferrovia, vendida para o Governo paulista em 1905. Este a arrendou em 1907 para o grupo de Percival Farquhar, desaparecendo a Ytuana de vez, com suas linhas incorporadas pela EFS. Em 1919, o Governo paulista voltou a ser o dono, por causa da situação precária do grupo detentor. Assim foi até 1971, quando a EFS foi uma das ferrovias que formaram a estatal FEPASA. O seu trecho inicial, primeiro até Mairinque, depois somente até Amador Bueno, desde os anos 20 passaram a atender principalmente os trens de subúrbio. Com o surgimento da CPTM, em 1994, esse trecho passou a ser administrado por ela. Trens de passageiros de longo percurso trafegaram pela linha-tronco até 16/1/1999, quando foram suprimidos pela concessionária Ferroban, sucessora da Fepasa. A linha está ativa até hoje, para trens de carga.