População
Na década de 50, a população de Uberaba era de 69.434 habitantes.
Principais atividades econômicas
O rebanho bovino era o maior fator de riqueza do município, tanto por sua expressão numérica como pelo seu alto valor qualitativo.
Uberaba era o município pioneira na expansão da pecuária nacional, devendo-se aos seus criadores a introdução do gado indiano, diretamente importado por eles da Índia.
A criação de suínos era também força preponderante na economia do município, sendo o rebanho um dos maiores de Minas Gerais.
O parque industrial do município contava com uma fábrica de cimento, uma de tecido de algodão, várias fábricas de calçados e selarias, além da indústria de tranformação agrícola, com grande produção de açúcar de engenho, álcool, aguardente e beneficiamento de arroz e cereais.
Comércio e bancos
Uberaba contava com 125 estabelecimentos comerciais atacadistas e com 957 varejistas, dos quais 947 localizados na cidade. Dispunha também de 8 agêncas bancárias e uma matriz de Banco.
Meios de transporte
O território municipal era cortado por 306 quilômetros de estradas de rodagem e era servido pelas Estradas de Ferro Rede Mineira de Viação e Companhia Mogiana de Estradas de Ferro. Além disso, Uberaba contava com um aeroporto.
Em 1955, encontravam-se registrados no órgão de competência 684 automóveis, 437 camionetes, 532 caminhões e 66 ônibus.
Fotos de época
Trecho da Av. L. Oliveira
Senai de Uberaba
Praça Rui Barbosa
Igreja Matriz de S. Domingos
Associação Cultural e Esportiva do município