dr. Pintassilgo

Pouso Alegre

A história de Pouso Alegre, antigo Arraial de Bom Jesus de Matozinhos do Mandu, tem início no despertar social e econômico da rica região sul-mineira. Data mais ou menos de 1596 o devassamento, pelos bandeirantes paulistas, do Alto Sapucaí, por onde passaria em 1601, conforme Diogo de Vasconcelos, a expedição de D. Francisco de Souza, da qual fazia parte o alemão Glimmer, o primeiro naturalista a penetrar naquelas paragens.

O primeiro marco de povoação em terras de Pouso Alegre teria sido lançado no século XVIII por João da Silva, assim relatado no Almaneque Sul-Mineiro de 1874, organizado por Bernardo Saturnino da Veiga: "Segundo tradição que se tem conservado, quem primeiro habitou às margens do Mandu foi o aventureiro de nome João da Silva.

Segundo alguns autores, o batismo da localidade como Mandu se derivou da corruptela do nome de um pescador ou tropeiro, que se chamaria Manuel atendendo pela alcunha de Manduca ou simplesmente Mandu, e que teria sido o primeiro povoador da região. Segundo outros, do tupi-guarani mandi-yu (mandi = peixe e yu = amarelo). Atestam Marques de Oliveira e Augusto Vasconcelos que até 1799 a florescente povoação localizada às margens do Mandu era também conhecida pelo nome desse rio

Crescendo a população do lugar, a cerca de seis léguas da Freguesia de Santa Ana do Sapucai, foi construída uma capela em 1789, erguida em terreno doado por Antônio José Machado e sob a invocação do Senhor Bom Jesus de Matozinhos. Benta possivelmente a 18 de abril de 1802, teve por capelão o padre José de Melo.

Oito anos depois de inaugurada a capela, foi o povoado elevado à categoria de freguesia colada a do Senhor Bom Jesus de Pouso Alegre, vulgarmente chamada Mandu. Nomeado Vigário Colado e da Vara da Freguesia o Padre José Bento Leite Ferreira de Melo, natural de Campanha, tornou-se a figure central da história de Pouso Alegre em seu tempo.

Em 1830, o Padre Bento, auxiliado por seu coadjutor, padre João Dias de Quadros Aranha, fundou o Pregoeiro Constitucional, jornal de grande relevo na vida política da época, sendo o primeiro a sair no sul de Minas e o quinto na Província Foi em suas oficinas que se imprimiu o projeto da nova Constituição do Império, chamada "Constituição de Pouso Alegre", preparada por membros do Partido Moderador no intuito de satisfazer as exigências dos mais avançados e pacificar os demais.

No dia 7 de maio de 1832 foi levantado o pelourinho, símbolo da emancipação municipal, no Largo da Alegria. No ano seguinte, quando irrompeu a sedição militar em Ouro Preto, Pouso Alegre fez-se presente ao lado da legalidade, enviando numeroso contingente.

Com a renúncia do padre Diogo Antônio Feijó ao cargo de Regente do Império, e consequente mudança da situação política no país, foi organizado no município, o Partido Conservador, chefiado por Antônio de Barros Melo.

No ano de 1842, agravaram-se as lutas políticas locais em consequência da agitação em todo o pais, que culminou com a revolução de 42, atingindo as Províncias de São Paulo e de Minas Gerais. Em Baependi, no sul de Minas, travou-se um combate, com a participação de 360 soldados legalistas de Pouso Alegre, comandados pelo Coronel Julião Florêncio Meyer.

Em fins de 1849, teve início a construção da nova Matriz benzida em 21 de novembro de 1857 e posteriormente transformada em Catedral. Demolida esta, construiu-se outra para sede do Bispado.

____________

Locais turísticos

Mercado Municipal

Ponto de encontro de antigos e novos moradores de Pouso Alegre, o "Mercadão", como é conhecido, deixou de ser apenas um lugar para as compras de hortifrutigranjeiros para se tornar um relaxante e descontraído ambiente para bate papos e degustação do delicioso pastel de farinha de milho, que é o atrativo principal da culinária local.

Catedral Metropolitana

Símbolo máximo da religiosidade pousoalegrense, um dos mais conhecidos cartões postais do município. Os vitrais e a arquitetura grandiosa, tornaram a Catedral fonte inspiradora de artistas plásticos de toda a região.

Conservatório Estadual de Música Juscelino Kubitschek de Oliveira

O Conservatório Estadual de Música Juscelino Kubitschek de Oliveira, tem 53 anos de atividades e é um dos 12 Conservatórios de Minas Gerais, sendo um dos maiores e mais reconhecidos.

Localizado na região central da cidade, funciona em um prédio tombado pelo Patrimônio Histórico Municipal (antigo Colégio Santa Dorotéia), em estilo neoclássico, com 4 andares, dispondo de 70 salas de aulas, salas de ensaios, biblioteca, auditório com 200 lugares para apresentações e 15 dependências administrativas.

Oferece cursos de Educação Musical, Instrumentos Musicais, Canto individual, Canto Coral (infantil, adulto e 3ª idade), Artes Cênicas, Artes Visuais, Dança Folclórica, Prática de conjunto Popular e Erudito, Prática de Orquestra, Cameratas, Corais, Artesanato, Decoração e Fanfarra.

Cristo Redentor

Conhecido como o 2º maior do Brasil, o Cristo Redentor possui 32 metros de belíssimo mirante e um grande projeto já em andamento, para a construção de lanchonete, sanitários, estacionamento e rampa de voo livre.

____________

Personalidade

Walter Moreira Sales – Nasceu em Pouso Alegre no dia 28 de maio de 1912. Empresário, banqueiro, diplomata e advogado, formado na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, brasileiro. Foi ministro da Fazenda do Brasil, no governo João Goulart. Em 1924 seu pai, João Moreira Sales, fundou em Poços de Caldas a Casa Bancária Moreira Salles. Em 1933, Walter tornou-se sócio da casa que, em 15 de Julho de 1940, foi elevada à condição de Banco Moreira Salles, após fusão com mais três bancos da região.

____________

Crônica | Histórico da comarca | Histórico da cidade | Ocelo clínico | Dados atuais | A cidade na década de 50