dr. Pintassilgo

Passos


Fundação
: 14 de maio de 1858

Denominações anteriores: Sertões de Jacuí, Cercanias de Jacuí, Vila Formosa dos Passos, Senhor Bom Jesus dos Passos.

No século XVIII, a descoberta de ouro em Jacuí e faiscagens nas suas redondezas motivaram acirrada "questão de limites" entre São Paulo e Minas Gerais. Para assegurar a posse, foi incentivada a fixação de casas na região. Os paulistas vieram da região de Mogi, os de Minas de São João del-Rei e Lavras do Funil. Muitos outros vieram diretamente das ilhas portuguesas.

Por volta de 1780, tendo morrido o pai, o jovem Padre José de Freitas e Silva fixou-se em Jacuí e implantou a Fazenda Bonsucesso, ao pé do morro de São Francisco, onde instalou a mãe viúva e outros familiares. Dona Faustina Maria das Neves, daí para frente, dirigiu os destinos da fazenda, de cuja colônia, junto às faisqueiras do Bonsucesso, se originou a cidade de Passos, meio paulista meio mineira.

À primeira e diminuta capelinha de Santo Antônio (edificada pelos paulistas) seguiu-se outra, na atual praça da Matriz, maior e em condições de ser curada, com a invocação do Senhor dos Passos (edificada pelos mineiros). Prevaleceu a segunda, sendo modificado o traçado urbano anterior.

A capela do Senhor dos Passos, iniciada em 1829 por iniciativa de Domingos Barbosa Passos, tornou-se o centro do arraial (1835), da Paróquia (1840), da vila (1848) e da cidade (1858).

Com a criação da Vila, em 1850, surge a fase da autonomia administrativa, depois cidade, tornando-se independente, podendo então adquirir certo "status" e ter a possibilidade de exibir certa importância que outros lugares não possuíam.

A partir da organização da República a cidade passa a existir como município e conta com Prefeitura Municipal politicamente independente. Durante os anos 60 houve um significativo progresso da construção da Usina de Furnas na região. O passado provinciano e rural foi ultrapassado e Passos tornou-se cidade pólo comercial e industrial da região.

Considerada a capital do Sudoeste Mineiro, localizada próxima das margens do Rio Grande, Passos é a cidade-pólo do Circuito Turístico Nascentes das Gerais.

Além de atuar como centro político-administrativo por sediar órgãos do governo estadual e representações de órgãos e entidades federais, Passos é referência em educação devido ao campus FESP/UEMG e aos diversos cursos técnicos que atraem milhares de alunos, fator este que transforma a noite passense conhecida regionalmente.

________________

Locais históricos

________________

Curiosidades

Avenida da Moda

 

A cidade possui um vasto parque confeccionista com 100 fábricas que se concentram na avenida Com. Francisco Avelino Maia, conhecida também como Avenida da Moda. A indústria mobiliária (móveis rústicos e finos) vem se destacando e ganhando expressão nacional pela sua qualidade de acabamento, design diferenciado e durabilidade. Comércio forte, infraestrutura de serviços institucionais e privados, aliados à tradicional hospitalidade mineira fazem do turismo de compras em Passos realmente um diferencial para quem visita a cidade.

 

Personalidades nascidas em Passos

  • Selton Mello, ator, diretor e produtor brasileiro.
  • Danton Mello, ator brasileiro.
  • Milton Ribeiro, ator brasileiro celebrizado nas produções da Vera Cruz da década de 1950.
  • Regis Danese, cantor e compositor de música gospel.
  • Edinho Santa Cruz, banda do Faustão (Rede Globo).]
  • Cleber Souza, repórter cinematográfico da Rede Família de Televisão.
  • Thales Roberto, artista de música gospel

Hino

"Salve, Passos! A passos de gigante
Prossegues teu destino glorioso:
Se teu passado é heróico e grandioso,
Teu futuro é risonho e fulgurante!

Estendida entre vales e montanhas,
Aos fecundos abraços do Rio Grande,
Tua prole multíplice se expande
Como os raios do sol em que te banhas.

Salve Passos! Cidade centenária,
Torrão acolhedor e hospitaleiro,
Que sintetizas na alma legendária
As virtudes do povo brasileiro!

Se Minas toda aclama o teu valor
E ante labor algum jamais te prostas,
É que empunhas a Cruz do Redentor,
Cujos passos tu segues de mãos postas.

Na alma do teu povo varonil,
E em teus rebanhos, glebas e oficinas
Palpita a fibra épica de Minas,
Espelha-se a grandeza do Brasil!

Glória, Passos, a ti, terra excelente,
Que a todos generosa abres os braços
Possas tu caminhar eternamente
Sob as bençãos do Bom Jesus dos Passos."

Letra: Prof. Francisco Soares de Melo

Música: José Marciano Negrinho

_______________

Crônica | Histórico da comarca | Histórico da cidade | Ocelo clínico | Dados atuais | A cidade na década de 50