terça-feira, 5 de novembro de 2024

AUTOR MIGALHAS

  1. Home >
  2. Autores Migalhas >
  3. Ygreville Gasparin Garcia
result.title

Ygreville Gasparin Garcia

Migalheiro desde julho/2019.

Advogado; Sócio fundador da F & G - Felini e Garcia Advogados Associados; Pós-graduado em Direito Público; Autor de artigos jurídicos.

Migalhas de Peso
quarta-feira, 9 de outubro de 2024

Fundamento novo no juízo de retratação e o princípio da complementariedade recursal

Se o tribunal, no juízo de retratação, manter o acórdão recorrido, mas acrescentar fundamento, não será necessário um novo recurso; deve ser assegurado o direito de complementar as razões recursais.
Migalhas de Peso
quarta-feira, 4 de setembro de 2024

Notas sobre os limites da eficácia preclusiva da coisa julgada: O pedido que não foi objeto de cognição pelo julgador pode ser novamente deduzido

O CPC/15 limita a coisa julgada ao dispositivo da sentença, excluindo motivos e fundamentos. Só o que foi decidido e pedido é imutável; partes não decididas podem ser reavaliadas em nova ação.
Migalhas de Peso
segunda-feira, 16 de outubro de 2023

O silêncio da Constituição estadual e a viabilidade do mandado de injunção perante TJ local nos casos de reprodução

Se a ausência de previsão expressa na Constituição Estadual sobre norma de reprodução obrigatória não impede o controle de constitucionalidade pelos Tribunais Estaduais, não há que se falar, da mesma forma, em proibição de julgamento de mandado de injunção visando suprir a omissão do legislador local que esteja interditando a fruição de direito assegurado.
Migalhas de Peso
segunda-feira, 13 de fevereiro de 2023

O direito do advogado quanto ao recebimento dos honorários advocatícios sucumbenciais

O objetivo do presente estudo é, basicamente, examinar se o acordo formulado diretamente pela parte vitoriosa com a vencida após a prolação de sentença, sem o conhecimento, participação e/ou anuência do advogado, pode afetar o direito do profissional quanto ao recebimento da respectiva verba honorária sucumbencial.
Migalhas de Peso
sexta-feira, 1 de abril de 2022

O poder Judiciário e a possibilidade de se impor à administração público a obrigação de executar obras em estabelecimentos prisionais

Gize-se que embora não possam ser caracterizadas como “tratado internacional” no sentido estrito do termo, as mencionadas resoluções vêm sendo reconhecidas como norma complementar e meio de interpretação dos tratados sobre o tema.
Migalhas de Peso
quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022

A indevida diferenciação entre ativos e inativos portadores de moléstia grave para fins de isenção do imposto de renda

O objetivo do presente estudo é, basicamente, examinar se a pessoa física que exerce atividade laboral, portadora de doença grave, pode ser beneficiada com a isenção do imposto de renda, nos termos do art. 6º, inciso XIV, da lei 7.713/88, com as alterações introduzidas pela lei 11.052/04.
Migalhas de Peso
terça-feira, 18 de maio de 2021

A possibilidade de apreciação da contestação oferecida antes da execução da medida liminar de busca e apreensão deferida com base no decreto-lei 911/69

O exame sobre a possibilidade de apreciação da contestação oferecida antes da execução da medida liminar de busca e apreensão deferida com base no Decreto-Lei 911/69. Partindo da premissa de que o procedimento, seja ele qual for, deve ser adaptado à realidade dos conflitos e das soluções buscadas pelo processo.
Migalhas de Peso
terça-feira, 16 de julho de 2019

A execução de sentença nos Juizados Especiais Estaduais Cíveis e a possibilidade de fixação de honorários advocatícios nas hipóteses de não cumprimento voluntário da obrigação

Temos que a regra do art. 523, §1º, do NCPC (BRASIL, 2015, art. 523) deve ser aplicada integralmente nos Juizados Especiais Estaduais Cíveis; assim, caso o devedor não honre o pagamento da quantia certa fixada em sentença com trânsito em julgado, deverá pagar uma multa de 10% (dez por cento) para a parte credora e outra multa, de mesmo patamar, para o advogado eventualmente constituído.