terça-feira, 21 de janeiro de 2025

AUTOR MIGALHAS

  1. Home >
  2. Autores Migalhas >
  3. Vitor Ferreira de Campos
result.title

Vitor Ferreira de Campos

Migalheiro desde fevereiro/2017.

Migalhas de Peso
segunda-feira, 30 de setembro de 2019

A interpretação jurisprudencial acerca do cargo de gerência na agência bancária

Vitor Ferreira de Campos e Thiago Lapuse Fernandes de Oliveira
Pode ser considerada a simples figura do gerente como cargo de confiança? Não há uma confusão entre os cargos, e realmente somente se viabiliza a função de confiança ao gerente geral (e administrativo) da agência?
Migalhas de Peso
quinta-feira, 17 de agosto de 2017

O direito do cônjuge sobrevivente na sucessão hereditária com descendentes na condição de herdeiro dos bens do “de cujos” pelo regime de separação convencional de bens

Vitor Ferreira de Campos e André Luis Capalbo
O cônjuge sobrevivente tem direito de concorrer com os herdeiros na partilha dos bens do falecido, posto que se a vontade for em sentido o inverso, nada mais seguro, em respeito à livre disposição de bens, que o cônjuge busque resolver a disposição de seu acervo patrimonial por testamento, do contrário, o cônjuge supérstite será amparado por lei conforme os termos expostos.
Migalhas de Peso
terça-feira, 1 de agosto de 2017

A reforma da previdência e a regra atual de aposentadoria 85/95. Adiantar ou não o pedido de aposentadoria?

A regra em vigência é mais vantajosa entre as categorias de aposentadorias, pois permite que o segurado some a idade e o tempo de contribuição, e assim, ele terá 100% (cem por cento) dos salários, não havendo a incidência do fator previdenciário.
Migalhas de Peso
segunda-feira, 24 de julho de 2017

Responsabilidade pré-contratual nos negócios jurídicos

Vitor Ferreira de Campos e Wellington Lincoln Seco
O contrato - principal modalidade do negócio jurídico - não está imune a valores éticos da sociedade, entre os quais a boa-fé objetiva que descreve normas de condutas que repercutem em todas as fases da celebração do negócio jurídico.
Migalhas de Peso
quarta-feira, 10 de maio de 2017

A regra de transição da reforma da previdência. "E agora? Vou aposentar?"

Para sanar essas dúvidas é necessário trazer à luz a chamada regra de transição que será aplicada. A regra de transição busca preservar, de algum modo, a expectativa de direito.
Migalhas de Peso
terça-feira, 11 de abril de 2017

Repercussões jurídicas da aposentadoria especial do contribuinte individual – Jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça

O contribuinte individual (trabalha por conta própria), que exerce sua profissão em contato com agentes insalubres, tem direito à aposentadoria especial?
Migalhas de Peso
quarta-feira, 29 de março de 2017

A depressão como doença ocupacional - repercussões jurídicas na Justiça do Trabalho

O trabalhador deve estar atento acerca de sua condição de trabalho e de seus direitos.
Migalhas de Peso
segunda-feira, 27 de março de 2017

Da prática de “pejotização” reconhecida judicialmente – a fraude trabalhista cometida por empregadores para a sonegação dos direitos do trabalhador

Ao profissional que dedicou anos de estudo para firmar-se no mercado de trabalho, encontrando-se no prejuízo em relação a seus direitos trabalhistas, orienta-se que procure a Justiça do Trabalho.
Migalhas de Peso
terça-feira, 14 de março de 2017

Da possibilidade de penhora sobre parte do salário do devedor trabalhista – Entendimento do TRT da 9ª região – Necessidade de revisão da orientação jurisprudencial 153, da SDI-2 do colendo TST

O trabalhador oferece sua força de trabalho beneficiando a empresa com lucros e rendas para os sócios, os quais respondem pelo risco do negócio.
Migalhas de Peso
terça-feira, 7 de março de 2017

Da jornada de trabalho exaustiva – dano existencial – repercussões jurídicas de decisões dos Tribunais pelo Brasil

Ademais, qual a finalidade de tanta dedicação ao trabalho concomitante ao prejuízo da harmonia familiar? O lucro do empregador vale mais que a boa convivência familiar?
Migalhas de Peso
quarta-feira, 1 de março de 2017

Dos alimentos compensatórios – pensão alimentícia até a partilha do patrimônio empresarial

Havendo uma empresa em comum, a parte que não administra o negócio deve buscar na Justiça uma renda decorrente desse patrimônio, não sendo razoável que permaneça privada dos frutos decorrentes da atividade empresarial.
Migalhas de Peso
sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Os direitos reconhecidos judicialmente aos motoristas e cobradores de ônibus de transporte público

Algumas situações jurídicas se repetem diariamente diante da rotina de trabalho desses motoristas e cobradores, principalmente no que refere à jornada de trabalho.