terça-feira, 19 de novembro de 2024

AUTOR MIGALHAS

  1. Home >
  2. Autores Migalhas >
  3. Rodrigo Guimarães Colares
result.title

Rodrigo Guimarães Colares

Migalheiro desde outubro/2003.

Sócio do escritório da Fonte, Advogados.

Migalhas de Peso
sexta-feira, 27 de julho de 2018

A proteção de dados pessoais no Brasil e o sério risco de uma lei natimorta

Não se espera que um projeto de lei elaborado com a participação e apoio da sociedade civil organizada, aprovado em consenso e regime de urgência no Congresso Nacional, ao ser enviado à sanção presidencial, seja mutilado para tornar-se uma lei natimorta.
Migalhas de Peso
quarta-feira, 20 de junho de 2007

Projeto de Lei de Cibercrimes precisa de mais transparência

Encontra-se em tramitação no Congresso o projeto de lei que pretende tornar crimes algumas condutas danosas à sociedade e que são perpetradas por meios eletrônicos como a Internet, conhecido como Projeto de Lei de Cimes de Informática (ou Cibercrimes).
Migalhas de Peso
segunda-feira, 18 de junho de 2007

OAB em defesa da sociedade e tecnologia

No caminho da evolução tecnológica da sociedade da informação, a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Pernambuco (OAB/PE), acaba de dar um importante passo para a advocacia e a sociedade brasileira ao criar sua Comissão de Tecnologia da Informação.
Migalhas de Peso
terça-feira, 9 de janeiro de 2007

Empresas de tecnologia e telecoms devem se preparar para investimentos privados

A edição de 2006 da pesquisa “Tendências Globais em Venture Capital”, liderada pela Deloitte, aponta uma tendência mundial para expressivas injeções de capital de risco (venture capital e private equity) em empresas cujos negócios se demonstrem em ascensão ou promissores.
Migalhas de Peso
segunda-feira, 18 de abril de 2005

Entendendo o Protocolo de Kyoto: oportunidades empresariais

Rodrigo Colares e Thiago Jacobovitz
Durante as discussões da Eco 92, na cidade do Rio de Janeiro, pensou-se pela primeira vez em um projeto mundial cujo foco seria combater o aquecimento do Planeta Terra.
Migalhas de Peso
segunda-feira, 14 de fevereiro de 2005

Contrato de locação de software é legal?

A tecnologia da informação se encontra sedimentada nos meios empresariais.
Migalhas de Peso
segunda-feira, 26 de julho de 2004

Recuperação empresarial: perspectivas legais

Há pouco tempo, as empresas brasileiras passaram por algumas mudanças normativas. Em 2002, com a sanção do “novo” Código Civil, adotou-se a Teoria da Empresa, seguida por países europeus desde meados do século XX, em detrimento da antiga e já descabida Teoria dos Atos de Comércio.
Migalhas de Peso
quinta-feira, 22 de julho de 2004

Salada à brasileira: pitaco, futebol, Direito e Internet

Brasileiro é um povo incrivelmente inteligente, criativo e astuto. Em geral, temos um raciocínio lógico ímpar. Esse nosso atributo é tão forte que acaba em uma outra característica ainda mais marcante: o pitaco. Para quem não entendeu, pitaco é a opinião que emitimos e que faz do brasileiro um especialista em todas as coisas e sobre tudo opinar.
Migalhas de Peso
quinta-feira, 8 de janeiro de 2004

Direitos autorais na Internet: uma questão cultural

Louis Brandeis, juiz da Suprema Corte Norte-Americana, já afirmou que “a informação deve ser livre como o ar”, ao se referir a todas obras que se encontram no domínio público e que podem ser livremente reproduzidas, sem que haja necessidade de autorização prévia de qualquer pessoa.
Migalhas de Peso
quarta-feira, 19 de novembro de 2003

Discussões Legais do Software Livre

Não há dúvidas sobre a importância do conhecimento como fator de evolução nacional. O programa de computador se constitui na mais cabal tradução de que informações e dados digitais podem se transformar em poderosos instrumentos de avanço cultural, econômico e social.
Migalhas de Peso
quinta-feira, 2 de outubro de 2003

Verdades e falácias sobre a troca de arquivos na Internet e o Direito no Brasil

No Brasil, muito tem se falado sobre a troca de mp3 e a criminalização dessa conduta. Como ocorre na maioria dos temas polêmicos ligados à Internet e afetos ao Direito, muitas histórias mirabolantes foram levantadas. Essas hipóteses, que às vezes se demonstram teratológicas até mesmo sob a ótica jurídica, hoje orbitam em torno da seguinte questão: até que ponto a troca de arquivos fonográficos (e de outras obras intelectuais) de terceiros é crime?