sábado, 23 de novembro de 2024

AUTOR MIGALHAS

  1. Home >
  2. Autores Migalhas >
  3. Rafael Ferraresi Holanda Cavalcante
result.title

Rafael Ferraresi Holanda Cavalcante

Migalheiro desde agosto/2020.

Advogado, professor, mestre em Direito do Trabalho pela PUC/SP, CEO, sócio-fundador e especialista em Processo Civil, Mediação, Arbitragem e Estruturação e Reestruturação de Negócios da Ferraresi Cavalcante - Advogados.

Migalhas de Peso
segunda-feira, 27 de setembro de 2021

A ostentação que a OAB não pode permitir

A ostentação que a OAB quer vetar é aquela pura e simplesmente vazia de qualquer conteúdo jurídico informativo e que esteja atrelada a uma vinculação de sucesso profissional artificial (algo que não seja verdade, fake news, especialmente ou induza ao possível cliente uma promessa de resultado e ganhos financeiros fáceis). Nada mais.
Migalhas de Peso
segunda-feira, 17 de maio de 2021

A importância do advogado empresarial na abertura da sua empresa

Um contrato social mal redigido pode levar à empresa para a ruína. A legalidade da relação societária está neste instrumento.
Migalhas de Peso
quinta-feira, 24 de setembro de 2020

Seguro-garantia recursal: Uma decisão acertada do TST para as empresas

O seguro-garantia recursal é uma das iniciativas mais eficientes para cooperar que as empresas sobrevivam ao furacão de uma crise onde os reflexos as acompanharão anos adiante.
Migalhas de Peso
segunda-feira, 10 de agosto de 2020

O teletrabalho na modalidade de home office

Como evitar insegurança jurídica para as empresas e possível geração de processos judiciais trabalhistas pós pandemia do coronavírus (covid-19).
Migalhas de Peso
quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Mais do que o negociado versus legislado nas relações de trabalho

É necessário que se tenha harmonia do pactuado com os direitos fundamentais do trabalhador, mas respeitando em último grau o que a vontade da categoria profissional chancelou ao firmar a norma coletiva de trabalho.
Migalhas de Peso
segunda-feira, 6 de junho de 2016

O novo posicionamento do TST quanto ao fato gerador da contribuição previdenciária na incidência de multa e juros de mora e seus desdobramentos

Com a lei 11.941/09, o fato gerador da contribuição previdenciária teria passado a ser a prestação de serviço, e não mais o pagamento.
Migalhas de Peso
quarta-feira, 23 de novembro de 2011

TST realiza seminário sobre prevenção de acidente de trabalho

Além da conscientização das empresas, os advogados apontam como preocupação maior a formulação urgente de políticas de prevenção de acidentes mais eficazes.
Migalhas de Peso
segunda-feira, 24 de outubro de 2011

As novas regras sobre o aviso prévio e sua aplicação duvidosa

Os autores indagam se o trabalhador demitido nos últimos dois anos tem direito ao aviso proporcional, já que a CF/88 assegura a reivindicação de direitos em até dois anos após a demissão.
Migalhas de Peso
quarta-feira, 2 de agosto de 2006

A banalização do assédio moral no ambiente de trabalho: a visão da empresa

Muito tem se discutido no Judiciário Trabalhista acerca da extensão da aplicabilidade do ressarcimento dos prejuízos morais que os empregados eventualmente possam sofrer na relação laboral. Tal preocupação é recente e resultou da necessidade de extirpação que os magistrados se vêem obrigados a imprimir quando têm que eliminar as conseqüências danosas trazidas por jurisdicionados mal intencionados ao renome das empresas que trabalham (ou trabalharam) ao buscarem enriquecimento ilícito e sem causa através da chamada "indústria" dos danos morais.
Migalhas de Peso
sexta-feira, 10 de junho de 2005

A mediação trabalhista e a Emenda Constitucional n° 45

Com o advento da Emenda Constitucional n.º 45 e em face da alteração por ela empreendida ao parágrafo 2º do artigo 114 da Constituição Federal, o instituto da Mediação, como instrumento de desafogamento dos tribunais trabalhistas, no que diz respeito à apreciação dos Dissídios Coletivos, assumiu grande importância.
Migalhas de Peso
segunda-feira, 22 de novembro de 2004

A eletricidade e o direito ao adicional de periculosidade

O direito ao adicional de periculosidade está previsto no artigo 193 da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT e para os eletricitários, especificamente, na Lei n.º 7.369/85 e no seu Decreto Regulamentador n.º 93.412/86.
Migalhas de Peso
sexta-feira, 29 de outubro de 2004

Os elementos formadores da demissão por justa causa do empregado

Face a grande importância do tema, observa-se que pairam dúvidas, entre operadores do Direito do Trabalho, a respeito do que abalizaria, seguramente, a rescisão de um contrato de trabalho por justo motivo, nos moldes previstos no artigo 482 da CLT.
Migalhas de Peso
quarta-feira, 30 de junho de 2004

A interpretação da rescisão contratual, sua homologação e quitação

O TST vem lidando nos últimos anos, quiçá décadas, com um enorme ceticismo por parte da sociedade brasileira, no que diz respeito as suas decisões e postura, alinhado que está com uma política de "flexibilização" dos direitos trabalhistas.