sexta-feira, 22 de novembro de 2024

AUTOR MIGALHAS

  1. Home >
  2. Autores Migalhas >
  3. Nelson Missias de Morais
result.title

Nelson Missias de Morais

Migalheiro desde abril/2021.

Desembargador. Ex-presidente do TJMG

Migalhas de Peso
terça-feira, 27 de abril de 2021

Pandemia e gestão pública

A pandemia não está no fim, embora já comecem a surgir indicadores de melhora ou, pelo menos, de estabilidade e, portanto, é tempo ainda para que nossos gestores públicos, em todos os níveis e poderes, se compenetrem sempre mais da missão que lhes cabe, que é a de preservar vidas.
Migalhas de Peso
segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Hora de reconhecer o papel do juiz de carreira na vida do cidadão

A magistratura brasileira não está imune à tendente desqualificação das instituições.
Migalhas de Peso
quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Autonomia, gestão e planejamento: possíveis soluções às mazelas do Judiciário

Costumeiramente atribuem a morosidade da Justiça ao Poder Judiciário e apontam-na como uma das principais mazelas nacionais a atravancar o desenvolvimento humano, social e econômico do país. São diagnósticos simplistas e recorrentes, feitos por quem desconhece, ou finge ignorar, outros fatores como o desinteresse em se ter uma Justiça efetiva, fruto do modelo republicano sobre o qual se instituiu a vida nacional e o Estado.
Migalhas de Peso
terça-feira, 22 de setembro de 2009

Pacto Republicano

É muito comum a expressão republicano, principalmente quando se quer usá-la com uma conotação de algo forte, para exprimir um sentimento em determinado momento – histórico – do país. Daí, a essência do significado de Republicano, que transbordou do histórico sentido de contraposição à monarquia – de caráter absolutista – para um significado não só de bem comum, de confusão às vezes com democracia, para ser interpretada como algo intangível de respeito às instituições.
Migalhas de Peso
quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Do uso e do abuso das algemas à luz do Estado de Direito

Nelson Morais
A recente decisão do STF sobre o uso de algemas tem gerado notícias até um pouco espetaculosas e controvertidas....
Migalhas de Peso
segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Lições do STF, do direito de defesa e do tempo

Nelson de Morais
Ao dirimir a controvérsia sobre a legalidade de se barrar candidatos que respondem a processo, denominados pela mídia de “ficha suja”, o STF fez o que dele se esperava, pela sua competência constitucional e em respeito aos princípios do Estado Democrático de Direito. Vetar uma candidatura a um cargo público de alguém pelo fato de haver um processo em curso e a pretexto de “purificar” o quadro político, seria simplificar e comprometer o direito amplo de defesa e, por conseqüência, fragilizar o Estado Democrático de Direito....