quinta-feira, 21 de novembro de 2024

AUTOR MIGALHAS

  1. Home >
  2. Autores Migalhas >
  3. Luiz Eduardo Amaral de Mendonça
result.title

Luiz Eduardo Amaral de Mendonça

Migalheiro desde março/2018.

Sócio da área Trabalhista e Previdenciário do FAS Advogados e membro pesquisador do Getrab-USP.

Migalhas de Peso
quarta-feira, 24 de janeiro de 2024

Relatório de igualdade salarial: a imperiosa necessidade de discussão judicial

Apesar da expectativa das empresas por adiamento, a plataforma para relatório de transparência salarial foi aberta. Anúncio ocorreu durante reunião do Grupo de Trabalho de Empoderamento das Mulheres na Cúpula do G20, refletindo a seriedade do tema.
Migalhas de Peso
sexta-feira, 8 de dezembro de 2023

Motorista por aplicativo não é empregado. Nova forma de trabalho é admitida pelo STF

A Primeira Turma do STF decidiu que motoristas de aplicativos não têm vínculo empregatício, destacando uma nova forma de trabalho baseada na liberdade contratual e na presunção de boa-fé, contrariando decisões anteriores da Justiça do Trabalho.
Migalhas de Peso
domingo, 15 de outubro de 2023

STF declara constitucional a instituição compulsória de contribuição assistencial

Luiz Eduardo Amaral de Mendonça e Júlia Darc Oliveira
Entendemos que o direito à oposição é constitucional e deve ser amplo, sendo garantido o direito de oposição não só em assembleia, mas também no âmbito individual, seja por carta, e-mail, aplicativo e até por correios.
Migalhas de Peso
domingo, 3 de setembro de 2023

Enquadramento de bancário aos empregados de instituições de pagamento

Os tribunais dão sinais positivos de começar a entender um pouco mais as reais diferenças entre as fintechs e as instituições tradicionais.
Migalhas de Peso
quarta-feira, 24 de agosto de 2022

O poder das mídias sociais na vida dos empregados. Eles estão de olho!

Antes de postar algo ligado à sua vida profissional, lembre-se: quanto maior a exposição e quanto menos profissionais forem as postagens e as publicações, maiores as chances dos colegas de trabalho, da empresa e até mesmo da Justiça do Trabalho terem acesso.
Migalhas de Peso
sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

STF valida contratação de não hipossuficiente como pessoa jurídica

A decisão do Ministro Alexandre de Moraes, acompanhada pelos Ministros Luís Roberto Barroso e Dias Toffoli obriga o judiciário trabalhista a rever seus conceitos mais avessos à “pejotização”, provocando também o Ministério Público do Trabalho e a fiscalização a repensar suas premissas quando lidarem com casos de relação de trabalho de pessoas que não sejam hipossuficientes.
Migalhas de Peso
segunda-feira, 29 de novembro de 2021

Empresas investem cada vez mais em formas de reter e atrair talentos

Mas o que, então, faz com que os novos profissionais do mercado de trabalho acabem se interessando por determinada empresa?
Migalhas de Peso
terça-feira, 9 de novembro de 2021

Artigo: Portaria 620 e o ônus para os empregadores

Em todo caso, os empregadores deverão estar ainda mais atentos na organização das políticas e protocolos de prevenção à Covid-19, a fim de evitar autuações e passivos de natureza trabalhista e previdenciária, bem como para estarem preparados para eventual defesa nas vias administrativa e judicial.
Migalhas de Peso
quinta-feira, 20 de maio de 2021

Empregada gestante deverá ser afastada das atividades presenciais, sem prejuízo da sua remuneração (lei 14.151 de 12 de maio de 2021)

Em uma análise mais simplista, há que se elogiar a tentativa do legislador em proteger a vida e a maternidade, mas a lei foi bastante omissa sobre diversos pontos.
Migalhas de Peso
terça-feira, 13 de abril de 2021

Justiça do Trabalho valida parcelamento de verbas rescisórias em acordo extrajudicial - Jurisdição voluntária

Equilibrada e justa essa decisão que concedeu a oportunidade à empresa de cumprir com suas obrigações legais e, ao mesmo tempo, garantiu um fôlego para que a empresa tentasse continuar suas atividades e a manutenção do emprego de outros empregados.
Migalhas de Peso
quinta-feira, 1 de abril de 2021

O tempo de espera de carga e descarga de caminhão gera Direito ao recebimento de horas extras?

Ocorre que os Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs), ainda não unificaram esse entendimento, fazendo com que o tema tenha que ser esclarecido pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST).
Migalhas de Peso
sexta-feira, 20 de setembro de 2019

TST reconhece que mera relação de coordenação entre empresas não gera grupo econômico

Viola o princípio da legalidade o reconhecimento de grupo econômico por mera coordenação ou sócios em comum.
Migalhas de Peso
terça-feira, 7 de maio de 2019

Sou uma fintech de crédito. Com quem negocio?

As referidas fintechs são empresas altamente tecnológicas e seus empregados estão muito mais ligados a desenvolver software, criar políticas antifraude, processar dados, prestar serviços e consultorias aos clientes e gerenciar plataformas.
Migalhas de Peso
quinta-feira, 21 de março de 2019

Manter ou não os benefícios?

As empresas ou os sindicatos patronais que, antes da reforma, procuravam os sindicatos para negociar os benefícios com receio de que estes se incorporassem ao contrato de trabalho e, no futuro, não pudessem mais renegociá-los, agora, em tese, estariam tranquilos pois se o prazo da Convenção Coletiva expirasse, os benefícios não estarão incorporados.
Migalhas de Peso
quarta-feira, 11 de julho de 2018

A importância dos acordos internacionais previdenciários e o novo acordo firmado entre Brasil e Estados Unidos da América

O referido Acordo Internacional prevê a concessão de aposentadoria por idade, pensão por morte e aposentadoria por invalidez em ambos os Estados, quando adimplidas as condições mínimas necessários para sua aferição.
Migalhas de Peso
terça-feira, 6 de março de 2018

Certidão de antecedentes criminais: Posso ou não posso exigir? Decisão relevante que passou despercebida em 2017

O TST firmou três teses sobre as hipóteses de exigência de apresentação de certidão de antecedentes criminais pelos candidatos ao empregado e a possibilidade de indenização por danos morais.