terça-feira, 19 de novembro de 2024

AUTOR MIGALHAS

  1. Home >
  2. Autores Migalhas >
  3. Luis Fernando Guerrero
result.title

Luis Fernando Guerrero

Migalheiro desde junho/2005.

(www.professorguerrero.com.br) Mestre e Doutor em Direito Processual Civil pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Sócio de Lobo de Rizzo e Professor Universitário.

Migalhas de Peso
quarta-feira, 18 de setembro de 2024

Desnecessidade de carta rogatória: Instrumentalidade das formas em matéria de homologação de sentença estrangeira em novo paradigma pelo STJ

STJ homologou sentença estrangeira sem citação por carta rogatória, considerando ciência do processo. Decisão inédita amplia a aplicação da instrumentalidade das formas e reflete a evolução digital no direito, com processos agora predominantemente eletrônicos e virtuais.
Migalhas de Peso
quinta-feira, 27 de junho de 2024

A solução para os modelos disruptivos no transporte coletivo

Luis Fernando Guerrero, Heloisa Vasconcellos, Ilan Simantob Sarue e Victor Portela Rocha
Recente decisão da 2ª turma do STJ sobre o “modelo Buser” não representa uma posição definitiva e unânime do Tribunal, e traz à tona debate sobre como a inovação tecnológica requer mudanças e a abertura a novos formatos.
Migalhas de Peso
terça-feira, 19 de novembro de 2019

Celeridade e redução de custos na arbitragem

Terão cada vez mais espaço os advogados que conhecem essas múltiplas opções e conseguem apontar o melhor caminho para os seus clientes.
Migalhas de Peso
quarta-feira, 27 de julho de 2011

Nomes de domínio: oportunidade, risco e segurança

A sociedade da informação é também a sociedade da oportunidade e do risco (CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede, Paz e Terra, 1999 e BECK, Ulrich. La sociedad del riesgo. Paidos, 1998). As grandes estruturas de armazenamento de dados, interação entre sistemas eletrônicos e comunicação entre pessoas e instituições, reestruturaram o próprio modo de realizar e de formalizar negócios jurídicos. As novas tecnologias de informação também diminuíram consideravelmente as latitudes universais e esmaeceram fronteiras culturais.