segunda-feira, 4 de novembro de 2024

AUTOR MIGALHAS

  1. Home >
  2. Autores Migalhas >
  3. Lourival J Santos
result.title

Lourival J Santos

Migalheiro desde dezembro/2006.

Sócio fundador do escritório Lourival J. Santos - Advogados.

Migalhas de Peso
quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

A liberdade e a Constituição

O que não significa impedimento ou obstáculo à livre expressão das ideias e do pensamento, tampouco a possibilidade jurídica de aplicação de censura, extinta das letras jurídicas do Brasil, por determinação do próprio Estatuto Supremo.
Migalhas de Peso
sexta-feira, 29 de novembro de 2019

Liberdade tutelada?

Surpreende e mesmo preocupa o fato de que, sob a regência da Constitucional de 1988, que consagra a plena liberdade de expressão sem censura ou licença de qualquer natureza, ainda haja alusões sobre a possibilidade de emprego de restrições desse naipe ou de tutela à liberdade.
Migalhas de Peso
quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

A dinâmica das interpretações na era digital

Não há dúvida de que o direito sempre deverá ser respeitado, assim como salvaguardados os interesses legítimos das partes, porém a imediatidade e a dinâmica exigidas em muitos casos, somente poderá ser atendida e possível se forem aliviadas as limitações formais comumente exigidas pelas letras das normas.
Migalhas de Peso
terça-feira, 2 de outubro de 2018

Fake news nas eleições

Se aceitável a premissa de que as fake news não são um conceito novo, restará saber se o impacto delas, sobremaneira em tempos de eleição, é relevante.
Migalhas de Peso
segunda-feira, 4 de junho de 2018

O direito ao esquecimento e a pessoa pública

A história da humanidade representa a memória do passado, assentada sobre o não esquecimento, uma vez ser este o pressuposto básico da formação do patrimônio cultural da sociedade.
Migalhas de Peso
quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

De volta ao passado?

Que seja cumprida, com eficácia e rigor, a função vigilante da causa social, com a aplicação das cabíveis medidas judiciais e de severas condenações aos infratores travestidos de políticos, mas que tudo isso ocorra sem a necessidade de se impor alterações no terreno da garantia democrática.
Migalhas de Peso
quinta-feira, 31 de agosto de 2017

A inversão de valores e o direito

A inversão de valores no caso francês representou, como se sabe, ponto fundamental de uma revolução que se tornou, por sua vez, marco político significativo na história da humanidade, enquanto o exemplo brasileiro simboliza a prática da corrupção, cada vez mais açodada e ainda lamentavelmente condenada e punida de forma tímida neste país.
Migalhas de Peso
sexta-feira, 2 de junho de 2017

A culpa não é do modelo

Não há dúvida não ser do modelo político a culpa pelos criticáveis e deslavados desvios eventualmente cometidos no desenvolvimento da política nacional, mas sim da ausência de seriedade e de honestidade empregada na sua condução.
Migalhas de Peso
terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Tropeço da Democracia

A CF sendo um instrumento destinado a compendiar as normas superiores e reguladoras do estado de direito, jamais poderá ser interpretada como adaptável à vontade de cada um ou ao interesse subjetivo do cidadão.
Migalhas de Peso
segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Não entender o entender da Lei Maior

Apesar das importantes conquistas no âmbito da liberdade, a sociedade, volta e meia, demonstra ainda não saber conviver e lidar naturalmente com os valores desses triunfos, que são naturais atributos da verdadeira democracia.
Migalhas de Peso
sexta-feira, 10 de junho de 2016

A reforma política e a busca do melhor modelo

A rigorosa observância à divisão tripartite dos poderes, ensinada pelo genial Charles Montesquieu, poderia ser o modelo mais aconselhável para o país.
Migalhas de Peso
quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

A palavra livre e a evolução

A evolução cultural se condiciona ao efeito de ideias consistentes, as quais muitas vezes são combatidas e questionadas, com rigor e até violência, dentro dos diferentes grupos sociais, mas o seu prevalecimento alicerça a história do progresso.
Migalhas de Peso
segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Breve comentário sobre a sanção da lei 13.188/15

A sanção da recente lei 13.188, será, no meu modesto entendimento, passível de críticas e de discussões no âmbito jurídico.
Migalhas de Peso
quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Regulação da imprensa e o gosto pelo inconstitucional

Se a Constituição consagra a plena liberdade de imprensa, jamais haverá como se pretender regular tal plenitude a não ser pela trilha da restrição.
Migalhas de Peso
sexta-feira, 16 de maio de 2014

O jornalismo nos tempos da cólera

O Brasil acaba de ser classificado como um dos países mais violentos do mundo contra o direito fundamental de informar e de ser informado, que ele próprio consagrou, pelo seu Estatuto Supremo, como norma fundamental e pétrea da Nação.
Migalhas de Peso
segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

O sigilo processual e a censura à imprensa

Publicidade dos atos processuais se constitui regra fundamental dentro do sistema jurídico nacional.
Migalhas de Peso
quarta-feira, 7 de março de 2012

Ruiana II

Citando o mestre Rui Barbosa, o advogado relembra a trajetória da imprensa brasileira, sua relação com a censura e o que prevê a Carta.
Migalhas de Peso
terça-feira, 27 de setembro de 2011

A imprensa e o caso Dreyfus: de Rui a Zola

A partir do célebre processo do Capitão Alfred Dreyfus, estigmatizado como um dos maiores erros judiciais da história, o autor questiona os limites e controles impostos à liberdade de informação.
Migalhas de Peso
segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

A lei de imprensa no STF

A Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (art.102, III, § 1º CF c/c lei 9882/92), julgada, pelo STF, no final do ano passado e que retirou a lei de imprensa (Lei 5250/67) do cenário jurídico do País, tornou-se o mote obrigatório em todo e qualquer debate que se queira promover sobre o tema informação.
Migalhas de Peso
segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Liberdade de imprensa é bandeira de Celso de Mello

Ao escrever estas linhas em homenagem ao doutor Celso de Mello, por ser, o dia 17 de agosto, a data em que S.Exa. completa 20 anos de memoráveis serviços à nação como ministro da Suprema Corte, faço-o com extrema satisfação e sincero orgulho.
Migalhas de Peso
sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Retrospectiva 2008

O ano de 2008 foi pródigo em discussões acirradas sobre o tema imprensa, tanto no sentido de exaltar o direito da comunicação irrestrita como o valor supremo conquistado pela sociedade brasileira após 88, quanto para apontar riscos que poderiam advir do exercício dessa liberdade, principalmente aos direitos individuais e coletivos ou à dignidade da pessoa humana, caso, segundo a opinião dessa corrente, não se lhe imponham certos limites
Migalhas de Peso
segunda-feira, 8 de setembro de 2008

A imunidade tributária e sua relevância para a comunicação no país

Ainda que se não pretenda discorrer, neste trabalho, sobre os detalhes históricos que originaram a introdução da imunidade tributária como preceito constitucional, segundo o qual, de acordo com o que estabelece o artigo 150, VI, letra "d" da Constituição Federal (clique aqui), é determinada a proibição dos entes públicos (União, Estados e Municípios) para instituir impostos sobre livros, jornais, periódicos e sobre o papel destinado à sua impressão, é necessário tecer-se um breve comentário sobre esse tema, dada a sua extrema relevância e real importância no cenário da difusão da cultura e da informação no País.
Migalhas de Peso
terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Idas e vindas na área jurídica das comunicações

A Imunidade Tributária sobre os veículos da mídia impressa. É até de certo modo paradoxal que o Brasil, ao que se sabe, o único País do mundo a consagrar, no texto constitucional, o princípio da imunidade tributária para os veículos da mídia impressa, incluindo o papel destinado à sua impressão, fato de inegável significância para a difusão da cultura e da informação, mantenha também por longo tempo, na mesma norma, princípio restritivo à livre capitalização das empresas jornalísticas - referindo-se aqui às editoras - e às empresas de radiodifusão, o que representa fator limitativo à expansão da atividade cultural e de informação no país.
Migalhas de Peso
segunda-feira, 18 de dezembro de 2006

Retrospectiva 2006: Justiça confirma importância da liberdade de imprensa

O ano de 2006 manteve a tendência de altos índices de ações restritivas às divulgações da mídia, porém o fator positivo em tudo isso é que, ao que verificamos, a maioria esmagadora das reclamações judiciais, visando obstaculizar a publicação de notícias, ou foram de plano rejeitadas em primeiras instâncias ou, quando aceitas em primeiro grau, firmemente rechaçadas em instâncias superiores.