quarta-feira, 2 de abril de 2025

MIGALHEIRO VIP

  1. Home >
  2. Migalheiro VIP >
  3. João Ramos
result.title

João Ramos

Migalheiro desde setembro/2023.

Advogado atuante em Direito Tributário e Empresarial, com foco em consultoria e contencioso estratégico. Sócio-fundador do Ramos Silva Advogados.

Migalhas de Peso
sexta-feira, 28 de março de 2025

Split Payment na LC 214/25: impactos no fluxo de caixa e como se preparar

O Split Payment da LC 114/25 impacta o fluxo de caixa ao reter impostos na venda. Empresas devem adaptar seu planejamento financeiro e tributário para minimizar riscos e manter a liquidez.
Migalhas de Peso
quarta-feira, 12 de março de 2025

Reforma tributária: Impactos e estratégias para holdings patrimoniais

A reforma tributária impacta holdings, elevando tributos, mas com benefícios. Planejamento e registro de contratos reduzem encargos e garantem segurança fiscal.
Migalhas de Peso
quarta-feira, 26 de fevereiro de 2025

ITBI e leilões: Decisão do STJ (Tema 1.113) pode reduzir o imposto

STJ – Tema 1.113: Base de cálculo do ITBI deve ser o valor da transação. Municípios não podem arbitrar valores unilateralmente.
Migalhas de Peso
quarta-feira, 26 de fevereiro de 2025

Reforma tributária e Simples Nacional: Adaptação e competitividade B2B

A reforma tributária muda créditos para empresas B2B no Simples Nacional, exigindo reavaliação fiscal. Estratégias e assessoria são essenciais para manter a competitividade.
Migalhas de Peso
quinta-feira, 20 de fevereiro de 2025

Transação de dívida ativa: Solução para empresas com débitos elevados

A transação individual de dívida ativa permite a negociação de débitos com descontos de até 70%, uso de prejuízo fiscal e parcelamento em 145 meses, garantindo flexibilidade e segurança jurídica.
Migalhas de Peso
quinta-feira, 21 de maio de 2020

Racionamento de leitos e responsabilidade jurídica

João Ramos e Luiz Ramos
O difícil debate a respeito da destinação de leitos de unidades de terapia intensiva (UTI) para pacientes com covid-19 tem merecido a atenção dos brasileiros. A sociedade discute como enfrentará o fato de que escolhas trágicas já estão sendo feitas no Brasil, com impactos diretos para profissionais de saúde, pacientes e familiares. Algumas nuances médicas e jurídicas seriam úteis nessa discussão. Todos os dias, no mundo inteiro, profissionais de saúde compartilham com pacientes decisões importantes, como tomar ou não um remédio ou realizar ou não uma cirurgia. Algo semelhante ocorre quando...