quinta-feira, 21 de novembro de 2024

AUTOR MIGALHAS

  1. Home >
  2. Autores Migalhas >
  3. Janaina M. Guilherme
result.title

Janaina M. Guilherme

Migalheira desde março/2018.

Advogada formada pela Universidade de Uberaba, especialista em Direito Civil e Processual Civil e em Direito Processual Penal pela Universidade Federal de Goiás, sócia da banca Janaina M. Guilherme.

Migalhas de Peso
sexta-feira, 19 de abril de 2024

A precificação da vida humana: Por que alguns medicamentos estão no rol da ANS, mas não foram incorporados ao SUS?

Muitos medicamentos estão em tese à disposição dos usuários de planos de saúde em função de sua inclusão no rol da ANS, mas não foram incorporados ao SUS, o que gera uma incoerência gigantesca quando se questiona o princípio da igualdade de direitos e a garantia à vida.
Migalhas de Peso
quinta-feira, 23 de novembro de 2023

Igualdade de direitos entre o credor fazendário e o privado quando o assunto é a proteção do princípio da boa fé

O Direito Empresarial enfrenta aumento expressivo de demandas de inadimplência, trazendo novas teses jurídicas diante da criatividade dos devedores, porém, a má fé muitas vezes não é combatida pelo Judiciário, gerando insegurança para credores e afetando outras áreas como a trabalhista e tributária.
Migalhas de Peso
terça-feira, 3 de outubro de 2023

Uma releitura da obra "O caso dos exploradores de caverna", de Lon Luvois Fuller sob a ótica de uma operadora do Direito

Um dos grandes desafios do operador do Direito é compreender que nem sempre o Direito e a Justiça se encontram em plena harmonia de conceitos e finalidades.
Migalhas de Peso
quarta-feira, 30 de novembro de 2022

Execução de alimentos: quando é possível cumular ritos?

Quando se fala em execução de alimentos, de menores ou incapazes há outros direitos em jogo e é exatamente aí que surgem conflitos e a necessidade de descobrir o que deve prevalecer.
Migalhas de Peso
sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

Assédio processual: é necessário falar mais sobre isso

Um dos grandes desafios do judiciário brasileiro com certeza é a morosidade causada muitas vezes por uma deficitária estrutura no que toca a quantidade de servidores em relação a uma crescente quantidade de demandas.
Migalhas de Peso
segunda-feira, 24 de janeiro de 2022

Sequestro internacional de crianças e a insegurança jurídica causada pela lentidão do estado brasileiro

O Brasil é signatário da Convenção de Haia há décadas e, vergonhosamente, com dificuldade a cumpre. Além disso, quando o faz demora tanto que causa danos irreparáveis aos envolvidos.