domingo, 24 de novembro de 2024

AUTOR MIGALHAS

  1. Home >
  2. Autores Migalhas >
  3. Guilherme Lerer
result.title

Guilherme Lerer

Migalheiro desde junho/2020.

Advogado do escritório Chalfin, Goldberg & Vainboim Advogados, com experiência em Contencioso Cível e Empresarial, bem como em Arbitragem e em confecção e análise de contratos.

Migalhas de Peso
sexta-feira, 10 de setembro de 2021

O Tratado de 1825: O reconhecimento da independência brasileira

O fracasso das Conferências de Londres motivou o envio de um diplomata britânico às sedes dos governos negociantes para tentar compor as divergências de forma direta.
Migalhas de Peso
quinta-feira, 9 de setembro de 2021

As conferências de Londres: Diplomacia multilateral e a autonomia brasileira

Consumada a Declaração de Independência, as dificuldades do Brasil começam a se diversificar, deixando de se limitar aos problemas típicos de uma sociedade colonial.
Migalhas de Peso
quarta-feira, 8 de setembro de 2021

Auspícios estrangeiros: Balança política europeia e o movimento da independência

O movimento pela Independência do Brasil se desenvolveu em território nacional, avaliando-se as alianças e os conflitos existentes desde 1808 até a declaração que consumou simbolicamente a separação. Essa declaração, do dia sete de setembro de 1822, ocorreu em momento extremamente conturbado para as relações comerciais e diplomáticas em todo o mundo ocidental, tendo sobre as mesmas um efeito bastante relevante.
Migalhas de Peso
sexta-feira, 3 de setembro de 2021

1821 e 1822: Reação nacional

Após a partida de D. João VI para Portugal, D. Pedro I proclamou aos brasileiros que respeitaria as leis estabelecidas e privilegiaria a educação pública, a agricultura e o comércio. O regente procurava unificar os interesses das classes dominantes contra a ameaça externa.
Migalhas de Peso
quinta-feira, 2 de setembro de 2021

1815 a 1821: Crise institucional

As políticas empreendidas pelo príncipe regente geraram enorme desconforto entre os colonos e os portugueses recém-chegados. O resultado dessa desconfiança mútua, analisando a movimentação política, nos dois lados do Oceano, propiciou o momento ideal para a quebra do domínio português sobre o seu território brasileiro.
Migalhas de Peso
quarta-feira, 1 de setembro de 2021

Fim de uma colônia, início de um Reino: a ordem política brasileira entre 1808 e 1815

O início da autonomia brasileira se deu com a fuga da Família Real portuguesa ao Brasil, em 1808. A supremacia militar de Napoleão na Europa continental, ligada à prevalência britânica no comércio marítimo e aos inúmeros tratados de aliança firmados entre eles e Portugal, forçaram a monarquia portuguesa a se posicionar firmemente no cenário político do continente europeu.