quinta-feira, 21 de novembro de 2024

AUTOR MIGALHAS

  1. Home >
  2. Autores Migalhas >
  3. Elísio de Azevedo Freitas
result.title

Elísio de Azevedo Freitas

Migalheiro desde agosto/2016.

Advogado Especialista em TCU. Procurador - Procuradoria-Geral do Distrito Federal. Doutorando em Direito Constitucional pelo IDP. Mestre em Economia e em Administração Pública pelo IDP. MBA em Regulação pela FGV.

Migalhas de Peso
terça-feira, 17 de setembro de 2024

Aplicação da prescrição no TCU: Desafios práticos à luz da jurisprudência do STF

A decisão do STF sobre o Tema 899 redefine a prescrição no TCU, limitando prazos a cinco anos, mas divergências sobre início e interrupções ainda persistem.
Migalhas de Peso
terça-feira, 13 de agosto de 2024

Inelegibilidade pelo julgamento de contas pelos tribunais de contas: avaliação crítica sobre a aplicação da alínea “g”, inciso I, artigo 1º, da LC 64/90 pela Justiça Eleitoral

A revisão da jurisprudência eleitoral sobre a inelegibilidade por rejeição de contas pode ser necessária, considerando novos precedentes do STF.
Migalhas de Peso
terça-feira, 9 de novembro de 2021

Nexo entre parcelamento do objeto da licitação e ampliação da competitividade

Tais premissas reforçam a necessidade de sólida motivação por parte do gestor público, que exponha e demonstre claramente as influências quanto à competitividade advindas de sua decisão quanto ao parcelamento do objeto.
Migalhas de Peso
sexta-feira, 3 de setembro de 2021

Dos limites para a atuação do TCU quanto aos atos de aposentadoria: a reparação econômica instituída pela lei 10.559/02 na visão do TCU

A lei 10.559/02 é clara ao dispor que a reparação econômica tem caráter indenizatório , sendo que isso reverbera na jurisprudência dos Tribunais Superiores, inclusive no STJ e STF.
Migalhas de Peso
terça-feira, 1 de junho de 2021

O controle do STF sobre o exercício das competências constitucionais e dos poderes do TCU

O estudo é dedicado à análise do controle do Supremo Tribunal Federal sobre o exercício das competências constitucionais e poderes do Tribunal de Contas da União.
Migalhas de Peso
quarta-feira, 10 de junho de 2020

TCU aprecia contas do presidente da República

Como se trata de parecer prévio, caberá a comissão do Congresso Nacional a expedição de parecer definitivo, que subsidiará o exercício, pelos parlamentares, da nobre função de julgamento das contas da autoridade máxima do Executivo Federal.
Migalhas de Peso
quinta-feira, 8 de novembro de 2018

TCU chega à OAB

Poderá o TCU julgar as contas dos gestores da OAB irregulares; aplicar-lhes multa; torná-los inabilitados para o exercício de cargo em comissão e função de confiança.
Migalhas de Peso
quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Julgamento pelos tribunais de contas e inelegibilidade

Tratemos do assunto sob a ótica e com foco no processo de contas do Tribunal de Contas da União (TCU).