sábado, 21 de dezembro de 2024

AUTOR MIGALHAS

  1. Home >
  2. Autores Migalhas >
  3. Danúbia Souto de Faria Costa
result.title

Danúbia Souto de Faria Costa

Migalheira desde maio/2020.

Atuação em contencioso cível, tributário e empresarial. Ampla experiência na atuação junto a tribunais superiores, além de atuar perante a primeira e segunda instâncias do Tribunal de Justiça Estadual e Justiça Federal localizados em Brasília. Na esfera administrativa, atua perante as agências reguladoras, tribunais administrativos e demais órgãos da Administração Pública.

Migalhas de Peso
terça-feira, 19 de novembro de 2024

12 anos do julgamento da ADPF 54: Relembrando a decisão do STF que descriminalizou a interrupção da gravidez de fetos anencéfalos

Há 12 anos, o STF descriminalizou a interrupção da gravidez de fetos anencéfalos.
Migalhas de Peso
terça-feira, 23 de julho de 2024

Saiba quais são as alterações e os impactos da entrada em vigor da LC 208/24

Dando um passo além do que já havia sido previsto em matéria de compartilhamento de dados fiscais no bojo da LC 199/23, esse novo normativo alcança entidades privadas e efetivamente obriga o fornecimento de dados fiscais sigilosos, mediante requisição.
Migalhas de Peso
sábado, 4 de maio de 2024

Os julgamentos virtuais no STJ: Avanços e estagnações

O STJ, Corte de Precedentes, uniformiza interpretação da lei Federal, julgando recursos especiais repetitivos e outros recursos. Uso de sessões virtuais ajuda a reduzir acervo processual.
Migalhas de Peso
quinta-feira, 18 de janeiro de 2024

Retrospectiva tributária 2023: cortes superiores

As Cortes Superiores retomarão os julgamentos em fevereiro após férias. Em 2023, STF e STJ protagonizaram julgamentos tributários importantes e polêmicos. O ano foi marcado por temas relevantes e nenhum tributarista pode reclamar de tédio.
Migalhas de Peso
terça-feira, 24 de outubro de 2023

STF e STJ: precisamos falar sobre a suspensão nacional de processos

A relevância do tema advém da possibilidade (verificada no dia a dia do advogado) de que um caso no qual se discute mais de uma matéria, entre as quais não haja relação de prejudicialidade, tenha seu julgamento sobrestado em virtude da pendência de julgamento de RESP ou RE paradigmáticos.
Migalhas de Peso
quinta-feira, 17 de agosto de 2023

O STF e a descriminalização do aborto voluntário (ADPF 442): o julgamento está próximo?

Uma década após descriminalizar o aborto de fetos anencéfalos, o STF pode estar prestes a voltar a analisar o tema. A ADPF 442 pretende descriminalizar o aborto voluntário até o terceiro mês. A ministra. Rosa Weber, presidente da Corte e relatora do caso, já manifestou a intenção de pautar o processo antes da aposentadoria.