segunda-feira, 20 de janeiro de 2025

AUTOR MIGALHAS

  1. Home >
  2. Autores Migalhas >
  3. Clito Fornaciari Júnior
result.title

Clito Fornaciari Júnior

Migalheiro desde junho/2016.

Graduado em Direito pela Faculdade de Direito da PUC. Mestre em Direito Processual Civil pela PUC/SP. Advogado e sócio do escritório Clito Fornaciari Júnior - Advocacia.

Migalhas de Peso
quinta-feira, 9 de maio de 2024

Custas iniciais no cumprimento de sentença

Urge, pois, que se reconheça a impropriedade da regra arrecadatória do Estado de São Paulo, restabelecendo-se aquilo que anteriormente se colocava, que era o pagamento das custas ao término do cumprimento da sentença.
Migalhas de Peso
quarta-feira, 4 de outubro de 2023

Cobrança de honorários pela sociedade

Há que prevalecer o entendimento pretérito, quer pela sua eficácia, em função do órgão prolator da decisão, quer pelas superiores razões jurídicas que o sedimentam.
Migalhas de Peso
terça-feira, 23 de agosto de 2022

Não se veda repetir argumentos no recurso

É certo que tanto se permita, pois se assegura em nosso sistema o duplo grau de jurisdição, de modo a se fazer possível reproduzir a mesma questão.
Migalhas de Peso
quarta-feira, 19 de maio de 2021

Advogado não é parte

O que efetivamente tem cores de tragédia é outro desentendimento que vem se tornando comum, que é a desavença entre advogados e que se tem mostrado constante.
Migalhas de Peso
quarta-feira, 21 de outubro de 2020

É a vida

A vida é de um jeito que a gente sabe, mas que não está assim: ela é combate que, como disse o poeta, só aos fracos abate e aos fortes e bravos exalta.
Migalhas de Peso
sexta-feira, 8 de maio de 2020

Da alteração do nome

O nome constará já do registro civil do nascimento, sendo que o prenome é escolha do declarante.
Migalhas de Peso
terça-feira, 21 de abril de 2020

“Eu sou a Constituição!”

O presidente da nossa sofrida República demonstra, de duas, uma: ou não sabe que a sua função não se confunde com a Constituição, ou procura rasgá-la, ao menos uma vez por dia!
Migalhas de Peso
terça-feira, 31 de março de 2020

O vírus não contagia o contrato

As hipóteses de rompimento do contrato, muito embora possam ensejar diferentes perspectivas teóricas de análise, resumem-se no direito brasileiro, que admite a resolução do contrato “em virtude de acontecimentos extraordinários e imprevisíveis”
Migalhas de Peso
quinta-feira, 8 de agosto de 2019

Nuvens negras

No Brasil dos últimos sete meses, têm vindo à luz atos preocupantes.
Migalhas de Peso
sexta-feira, 3 de maio de 2019

Excesso de recursos compromete o Tribunal da Cidadania

Urge e é fundamental que o Tribunal Superior recupere seu prestígio, mas é inegável que não se conseguirá reduzir o expressivo número de recursos que a ele chega, a maior parte como agravo.
Migalhas de Peso
sexta-feira, 9 de novembro de 2018

Sucumbência recursal desvigorada

Vivem-se tempos de ilegalidade, lamentando-se que órgãos de classe da advocacia tenham saudado precipitadamente o Código atual como um novo Estatuto da Advocacia o que, na prática, longe ele está de ser.
Migalhas de Peso
segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Recuperação judicial e subsistência das garantias

Controvérsia acerca do tema está em debate no STJ.
Migalhas de Peso
quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Direito intertemporal no julgamento estendido

O início do julgamento é indiferente, porque tem a norma processual como relevante "o resultado" que foi proferido na vigência da nova lei, de forma a ter lugar a continuação do julgamento.
Migalhas de Peso
sexta-feira, 24 de junho de 2016

Transigindo com a moral

Para a questão moral não há propostas, mesmo porque ela não comporta inovações, mas apenas lembranças da culpa de todos aqueles que transigem com práticas ilícitas em diferentes graus.
Migalhas de Peso
sexta-feira, 3 de junho de 2016

O trato dos honorários no novo Código de Ética

A novel disciplina rompeu, do ponto de vista formal, com o rigor que se exigia na contratação do advogado.
Migalhas de Peso
quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Honorários no provimento do apelo

STJ se debruçou recentemente sobre complexa matéria envolvendo honorários advocatícios, em caso no qual decisão do TJ/SP deu início a um imbróglio jurídico. Entenda o caso.
Migalhas de Peso
sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Sobrevivência da separação

A EC 66 de 13 de julho de 2010 tem sido apontada como a disposição que extinguiu, entre nós, a separação judicial, permitindo, apenas, a realização do divórcio: direto, imediato, a qualquer tempo e, ao que parece, só com a vontade de uma das partes.
Migalhas de Peso
sexta-feira, 9 de dezembro de 2005

Nova execução: Aonde vamos ?

Em uma época em que os operadores do direito reclamam da suposta supremacia do processo em relação ao Direito material, fato que é apontado como um dos grandes entraves à efetiva entrega da tutela jurisdicional, chega a ser acintoso o projeto de Lei que a Câmara dos Deputados acaba de aprovar (Projeto de Lei n. 3253-B, de 2004), modificando o CPC, no que diz respeito à execução das sentenças condenatórias.
Migalhas de Peso
sexta-feira, 15 de abril de 2005

A perigosa distribuição de emergência do TJSP

A dita reforma do Judiciário não consegue ocultar uma certa e incabível revanche contra os juízes, parecendo mesmo que se pretendeu investir contra algumas coisas que exalavam a privilégio.
Migalhas de Peso
terça-feira, 28 de setembro de 2004

Chega ao fim a greve do Judiciário

Chega ao fim, em São Paulo, a mais longa greve do Judiciário, durante a qual os direitos dos cidadãos estiveram verdadeiramente suspensos, pela total impossibilidade de se reclamar contra aqueles que não os observavam. Pode, pois, dizer-se que vivemos em São Paulo, por mais de 90 dias, em autêntico regime de exceção, caracterizado pela inatividade do Poder a que cumpre, em última análise, definir direitos, realizá-los e fazer com que sejam respeitados, até de modo coercitivo, se necessário for.