quarta-feira, 20 de novembro de 2024

AUTOR MIGALHAS

  1. Home >
  2. Autores Migalhas >
  3. Caio Gama Mascarenhas
result.title

Caio Gama Mascarenhas

Migalheiro desde agosto/2022.

Doutorando em Direito Econômico e Financeiro (USP). Mestre em Direitos Humanos (UFMS). Extensão em federalismo comparado pela Universität Innsbruck. Procurador do Estado do Mato Grosso do Sul.

Migalhas de Peso
segunda-feira, 15 de abril de 2024

Emendas Pix, TCU, Governo Federal e a guerra contra incentivos perversos

Os mecanismos de transferências especiais oferecem incentivos políticos, como obtenção de crédito eleitoral. No entanto, podem induzir à corrupção e ineficiência. Estudos sobre "compatibilidade de incentivos" exploram essa dinâmica.
Migalhas de Peso
quarta-feira, 24 de janeiro de 2024

O debate da reforma tributária leva o direito financeiro a sério?

A EC 132/23, apesar de chamada de reforma tributária, levanta dúvidas sobre sua abrangência. A análise crítica destaca a necessidade de considerar aspectos do direito financeiro para compreender os impactos sobre o federalismo fiscal e o financiamento de políticas sociais.
Migalhas de Peso
terça-feira, 26 de dezembro de 2023

O que é populismo? Qual é sua relação com eleições, equilíbrio fiscal e o direito?

Fabíola Marquetti Sanches Rahim e Caio Gama Mascarenhas
O crescimento do populismo gera atenção global. Como afeta o direito financeiro e eleitoral? Um texto recente analisa o populismo fiscal e eleitoral em relação a auxílios e custeio, destacando a obra 'Populismo e o Estado de Direito'.
Migalhas de Peso
terça-feira, 3 de outubro de 2023

Emendas “pix” e o dilema do controle

O problema do controle das emendas pix é um só: a ausência de um marco legal regulatório sólido. Isso pode ser realizado por normas infraconstitucionais federais, estaduais e municipais.
Migalhas de Peso
terça-feira, 20 de junho de 2023

Reforma tributária e o problema da partilha de receita de impostos

Por que a partilha de receita é um dos maiores entraves para as propostas de reforma tributária do Governo Federal? Duas questões resumem: perda de autonomia fiscal e falta de segurança jurídica.
Migalhas de Peso
quarta-feira, 14 de junho de 2023

Emendas de orçamento impositivo prejudicam as contas públicas?

A EC 126/22 aumentou a margem de receita corrente líquida vinculada às emendas de orçamento impositivo. Isso é bom ou ruim?
Migalhas de Peso
sexta-feira, 2 de junho de 2023

O Brasil segue as diretrizes da UNESCO em seu financiamento da educação?

Nos resta aguardar pelos impactos dessa nova reforma educacional oriunda da EC 108/20. Ainda estamos distantes do nível ideal no quesito qualitativo do nosso ensino público, mas não podemos negar os nossos avanços pós Constituição de 1988.