Biênio 2010-2012
Desembargador Trindade dos Santos vence eleição no TJ/SC
Ele ingressou como juíz substituto, na comarca de Chapecó, em 1972. Seu oponente iniciou carreira como magistrado, na comarca de Indaial, em 1976. Esta foi a primeira vez na história da Corte Estadual que os candidatos em disputa pela presidência terminam o pleito com o mesmo número de votos, exigindo a aplicação do princípio da antiguidade na carreira para decidir a eleição.
Logo após eleito, em seu primeiro pronunciamento, o desembargador Trindade dos Santos disse que sua gestão terá como principal mote aprofundar o processo de informatização no Judiciário catarinense. "Temos que evoluir na busca do processo virtual em todos os seus aspectos, pois creio que só desta maneira será possível dar a celeridade que todos almejam quando buscam nossos serviços", anunciou.
Natural de Florianópolis, 64 anos, o desembargador Trindade dos Santos formou-se em Direito pela UFSC em 1971, ingressando na magistratura catarinense em 1972, como juiz substituto na comarca de Chapecó. Foi juiz titular das comarcas de Anita Garibaldi, Urussanga, Xanxerê, Joaçaba e Tubarão. Nesta última permaneceu por 12 anos.
Promovido por merecimento para o TJ, integrou a 1ª Câmara Cível, 4ª Câmara Cível, 3ª Câmara de Direito Comercial e a 2ª Câmara de Direito Comercial. Foi membro do Grupo de Câmaras de Direito Comercial e do Tribunal Pleno do Tribunal.
Integrou o Conselho de Magistratura e a Comissão de Concurso para ingresso na magistratura catarinense, fazendo parte, ainda, do Conselho de Administração do TJ/SC. Nos últimos anos, além de sua produção como magistrado, proferiu inúmeras palestras sobre temas ligados ao direito comercial, como arrendamento mercantil, novo Código Civil, direito das obrigações e a nova lei de recuperação de empresas.
Desembargador José Trindade dos Santos
-
Data de nascimento: 27/05/45
-
Iniciou a carreira na magistratura catarinense como juiz substituto na comarca de Chapecó, em 1972
-
Promovido a Juiz direito com atuação na comarca de Anita Garibaldi, em 1976
-
Posteriormente, atuou nas comarcas de Urussanga, Xanxerê, Joaçaba e Tubarão
-
Promovido por merecimento ao cargo de desembargador, em 1995
-
Presidente do TRE - no período de 27/3/2007 a 25/3/2008
-
Atualmente exerce a função de Corregedor-Geral da Justiça
Além da eleição do desembargador Trindade dos Santos para o cargo de presidente, o Pleno escolheu também os integrantes dos demais cargos diretivos: 1º vice-presidente, corregedor-geral de Justiça, 2º vice-presidente, 3º vice-presidente e vice-corregedor-geral de Justiça.
Foram eleitos os desembargadores Gaspar Rubik (1º vice-presidente), Solon d'Eça Neves (corregedor-geral de Justiça), José Mazoni Ferreira (2º vice-presidente), Antonio do Rego Monteiro Rocha (3º vice-presidente) e Cesar Abreu (vice-corregedor geral de Justiça).
A posse dos desembargadores eleitos, inclusive do presidente, ocorre em 1º de fevereiro de 2010.
_________________