Migalhas Quentes

Teoria Geral do Processo

Este livro está voltado para a formação

22/2/2005

 

Sorteio de Obra

 

Migalhas tem o prazer de anunciar o sorteio de um exemplar do livro Teoria Geral do Processo (IPEDI editora, 274p.), gentilmente oferecido pelo autor, o advogado Gil Ferreira de Mesquita.

 

Este livro está voltado para a formação e informação sobre os parâmetros e particularidades que permeiam os estudos introdutórios em direito processual. Tendo por base a análise da trilogia estrutural do processo, foi dividido em seis capítulos, onde são discutidas questões teóricas envolvendo os temas centrais da disciplina (jurisdição, ação e processo), garantindo-se sua didática através do uso de uma linguagem acessível.

 

Nesse sentido, é permeado de exemplos práticos que permitem ao leitor aplicar as informações obtidas às situações da vida jurídica cotidiana. Partindo-se de uma introdução em que são fornecidas informações fundamentais à compreensão do fenômeno processo, passa por capítulos dedicados ao estudo da trilogia estrutural do processo, explicando, ainda, a organização do Poder Judiciário, seus órgãos e competência, comentando as propostas de reforma constitucional em discussão.

 

Destaca-se o segundo capítulo - o principal diferencial deste livro em relação às demais doutrinas de TGP - em que é feito o estudo da construção principiológica do processo, regida de maneira sistemática pela cláusula do devido processo legal.

 

 

O Autor

 

Gil Ferreira de Mesquita é advogado; Mestre em Direito Público pela UNIFRAN; Professor do Centro Universitário do Triângulo - UNITRI e da União Educacional Minas Gerais - UNIMINAS.

 

 

__________

 

Ganhadora:

 

Mariana Morozowski, do escritório Peregrino Neto & Beltrami Advogados

 

 

 

 
Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Cliente e advogada são mortos a tiros no interior de São Paulo

31/10/2024

STF julgará reajuste automático do piso da educação por portaria do MEC

31/10/2024

Veículo em nome de terceiro pode ser penhorado se posse é do executado

31/10/2024

Juíza revoga medida protetiva após prints provarem versão do acusado

31/10/2024

Câmara rejeita taxar grandes fortunas; regra de impostos vai ao Senado

30/10/2024

Artigos Mais Lidos

O STF em debate - O amigo do rei

31/10/2024

Planejamento sucessório: TJ/SP afirma a legalidade de escritura pública de pacto antenupcial que prevê a renúncia recíproca ao direito sucessório em concorrência com descendentes

1/11/2024

O produtor rural e os novos impostos - A realidade tributária para o agronegócio

1/11/2024

O argumento da hipersuficiência para admitir a pejotização

1/11/2024

O uso do WhatsApp como ferramenta de comunicação profissional: Aspectos práticos e jurídicos

31/10/2024